Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Alex Fagundes da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9966
Resumo: This thesis is an investigation concerning the meaning of presence. In Education, the term "presence" is often used to nominate physical presence, face-to-face educational relationships, to designate purely physical nearness
id PUC_SP-1_b1701a57395db6e17662a713796d1ea0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9966
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Valente, José ArmandoSilva, Cláudio Alex Fagundes da2016-04-27T14:31:56Z2007-06-282006-11-24Silva, Cláudio Alex Fagundes da. Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação. 2006. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9966This thesis is an investigation concerning the meaning of presence. In Education, the term "presence" is often used to nominate physical presence, face-to-face educational relationships, to designate purely physical nearnessEsta tese é uma investigação sobre o sentido de presença. Em educação freqüentemente se utiliza o termo "presença" para designar relações educacionais de corpo presente, face-a-face, para designar aproximações meramente físicas. Aqui eu contesto essa concepção. Na educação dita "presencial" nós observamos que muitas vezes os participantes estão distantes, com o pensamento longe da sala de aula, completamente ausentes do corpo. Já no ciberespaço observa-se o contrário, que embora os participantes estejam fisicamente afastados, os seus pensamentos se integram em aproximações de corações e mentes, que é, talvez, uma aproximação mais importante no contexto educacional do que a própria proximidade física. Para recolocar a questão da presença investigo a teoria do campo de presença interna de Bergson; a teoria da transcendência de Husserl; a concepção de presença do Outro de Buber; os quatro estados de presença de Gurdjieff; o conceito de intermundo de Merleau-Ponty e o conceito de presença virtual de Lévy. E, mais detalhe, os conceitos de pre-sença e de ser-no-mundo de Martin Heidegger. Incluindo o sentido de presença no ciberespaço, conto a história da minha presença nesse mundo virtual, através de minhas vivências educacionais e culturais na Internet. Chego à conclusão que o corpo físico presente não garante a presença do ser. E a presença se efetiva não só com a presença física, mas também em relações cibernéticas e outras formas de interação humana. Assim sendo, nesta tese, chego a um novo sentido da palavra presençaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23061/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoSentido de presençaAtencaoEducacao -- Finalidades e objetivosTranscendencia (Filosofia)FenomenologiaEnsino a distanciaMeaning of presenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIndagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCED - Claudio Alex Fagundes da Silva.pdf.txtCED - Claudio Alex Fagundes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain380901https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/3/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf.txt820c7b4b9184537fc4f27c873f7e49a4MD53ORIGINALCED - Claudio Alex Fagundes da Silva.pdfapplication/pdf606885https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/1/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdfee624c9880895cbe24e31ce888b43cf4MD51THUMBNAILCED - Claudio Alex Fagundes da Silva.pdf.jpgCED - Claudio Alex Fagundes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2038https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/2/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf.jpg1601ca38b6631a8ffae372929cf9c110MD52handle/99662022-04-27 09:41:42.833oai:repositorio.pucsp.br:handle/9966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:41:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
title Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
spellingShingle Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
Silva, Cláudio Alex Fagundes da
Sentido de presença
Atencao
Educacao -- Finalidades e objetivos
Transcendencia (Filosofia)
Fenomenologia
Ensino a distancia
Meaning of presence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
title_full Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
title_fullStr Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
title_full_unstemmed Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
title_sort Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação
author Silva, Cláudio Alex Fagundes da
author_facet Silva, Cláudio Alex Fagundes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, José Armando
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Alex Fagundes da
contributor_str_mv Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido de presença
Atencao
Educacao -- Finalidades e objetivos
Transcendencia (Filosofia)
Fenomenologia
Ensino a distancia
topic Sentido de presença
Atencao
Educacao -- Finalidades e objetivos
Transcendencia (Filosofia)
Fenomenologia
Ensino a distancia
Meaning of presence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Meaning of presence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This thesis is an investigation concerning the meaning of presence. In Education, the term "presence" is often used to nominate physical presence, face-to-face educational relationships, to designate purely physical nearness
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-24
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Cláudio Alex Fagundes da. Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação. 2006. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9966
identifier_str_mv Silva, Cláudio Alex Fagundes da. Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação. 2006. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/3/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/1/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9966/2/CED%20-%20Claudio%20Alex%20Fagundes%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 820c7b4b9184537fc4f27c873f7e49a4
ee624c9880895cbe24e31ce888b43cf4
1601ca38b6631a8ffae372929cf9c110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277787665596416