Ensino fundamental de 9 anos: implicações cognitivas, afetivas, estruturais e pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herculano, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35661
Resumo: O presente estudo investiga em uma dada unidade educacional as características apresentadas para a integração dos alunos de seis anos no Ensino Fundamental, após a ampliação da escolaridade obrigatória para nove anos, com o intuito de amenizar a desigualdade que influencia o fracasso escolar. Para isso o objeto de estudo consistirá na análise do contexto vivido em uma classe de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Nosso objetivo versa sobre a mobilização para o debate sobre as implicações e desafios pedagógicos que permeiam a atual legislação, bem como até que ponto as recentes medidas governamentais tem influenciado uma educação que vise à autonomia do sujeito e o respeito às singularidades da infância. A investigação parte das práticas pedagógicas e de gestão, além da análise da legislação em vigor e do estudo dos documentos escolares que instituem a Unidade Educacional, numa constante interação com autores que em suas pesquisas tiveram como foco a construção do sujeito e sua dimensão social
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