Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916 |
Resumo: | This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeter |
id |
PUC_SP-1_b34a445e097afd5697d87e849f0c6056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10916 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451306P8Paulo, Gilberto Pereira2016-04-27T16:57:16Z2012-07-252012-05-31Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeterEsta pesquisa teve como objetivo estudar os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de área de circulo e perímetro de circunferência no Ensino Fundamental II. Para desenvolver a investigação, buscou-se responder à seguinte questão: uma sequência didática, com atividades que permitam ao aluno à comparação de área do círculo e perímetro da circunferência com a área e perímetro de outras figuras, minimizaria as dificuldades na compreensão e diferenciação desses dois objetos matemáticos? O pesquisador apoiou-se na teoria das situações didáticas, na dialética ferramenta-objeto e nos registros de representação semiótica, assim como nos princípios da Engenharia Didática. O público-alvo do estudo compôs-se de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Seus resultados indicaram um avanço na compreensão do significado de área como grandeza e na diferenciação entre circunferência e círculo, assim como entre área e perímetroapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24079/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoAprendizagemÁrea de círculoCircunferênciaEnsinoPerímetroAreaPerimeterCircumferenceCircle areaTeachingLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGilberto Pereira Paulo.pdf.txtGilberto Pereira Paulo.pdf.txtExtracted texttext/plain208066https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/3/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.txt6d623e09f4ce81fa146094f88b0522c3MD53ORIGINALGilberto Pereira Paulo.pdfapplication/pdf2990932https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/1/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdfc1f553be94071e816872486983b293f3MD51THUMBNAILGilberto Pereira Paulo.pdf.jpgGilberto Pereira Paulo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3882https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/2/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpga80628ed6983be6651db63e5e6fc1a22MD52handle/109162022-04-28 07:08:23.554oai:repositorio.pucsp.br:handle/10916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:08:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
title |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência Paulo, Gilberto Pereira Aprendizagem Área de círculo Circunferência Ensino Perímetro Area Perimeter Circumference Circle area Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
title_full |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
title_sort |
Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência |
author |
Paulo, Gilberto Pereira |
author_facet |
Paulo, Gilberto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451306P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Gilberto Pereira |
contributor_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Área de círculo Circunferência Ensino Perímetro |
topic |
Aprendizagem Área de círculo Circunferência Ensino Perímetro Area Perimeter Circumference Circle area Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Area Perimeter Circumference Circle area Teaching Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeter |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916 |
identifier_str_mv |
Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/3/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/1/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/2/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d623e09f4ce81fa146094f88b0522c3 c1f553be94071e816872486983b293f3 a80628ed6983be6651db63e5e6fc1a22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277902829649920 |