Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Gilberto Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916
Resumo: This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeter
id PUC_SP-1_b34a445e097afd5697d87e849f0c6056
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10916
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451306P8Paulo, Gilberto Pereira2016-04-27T16:57:16Z2012-07-252012-05-31Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeterEsta pesquisa teve como objetivo estudar os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de área de circulo e perímetro de circunferência no Ensino Fundamental II. Para desenvolver a investigação, buscou-se responder à seguinte questão: uma sequência didática, com atividades que permitam ao aluno à comparação de área do círculo e perímetro da circunferência com a área e perímetro de outras figuras, minimizaria as dificuldades na compreensão e diferenciação desses dois objetos matemáticos? O pesquisador apoiou-se na teoria das situações didáticas, na dialética ferramenta-objeto e nos registros de representação semiótica, assim como nos princípios da Engenharia Didática. O público-alvo do estudo compôs-se de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Seus resultados indicaram um avanço na compreensão do significado de área como grandeza e na diferenciação entre circunferência e círculo, assim como entre área e perímetroapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24079/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoAprendizagemÁrea de círculoCircunferênciaEnsinoPerímetroAreaPerimeterCircumferenceCircle areaTeachingLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGilberto Pereira Paulo.pdf.txtGilberto Pereira Paulo.pdf.txtExtracted texttext/plain208066https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/3/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.txt6d623e09f4ce81fa146094f88b0522c3MD53ORIGINALGilberto Pereira Paulo.pdfapplication/pdf2990932https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/1/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdfc1f553be94071e816872486983b293f3MD51THUMBNAILGilberto Pereira Paulo.pdf.jpgGilberto Pereira Paulo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3882https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/2/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpga80628ed6983be6651db63e5e6fc1a22MD52handle/109162022-04-28 07:08:23.554oai:repositorio.pucsp.br:handle/10916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:08:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
title Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
spellingShingle Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
Paulo, Gilberto Pereira
Aprendizagem
Área de círculo
Circunferência
Ensino
Perímetro
Area
Perimeter
Circumference
Circle area
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
title_full Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
title_fullStr Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
title_sort Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência
author Paulo, Gilberto Pereira
author_facet Paulo, Gilberto Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451306P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Gilberto Pereira
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Área de círculo
Circunferência
Ensino
Perímetro
topic Aprendizagem
Área de círculo
Circunferência
Ensino
Perímetro
Area
Perimeter
Circumference
Circle area
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Area
Perimeter
Circumference
Circle area
Teaching
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research had the purpose of studying the teaching and learning processes of concepts of circumference perimeter and circle areas on Junior High School. To develop the investigations, we sought to answer the following question: a didactic sequence with activities enabling the student to compare circumference perimeter and circle areas with perimeter area of other figures would minimize difficulties in the comprehension and differentiation of these two mathematical objects? Researches grounded in the didactic situation theory, in the dialectic of tool-object and semiotic presentation records, as well as principles of didactic Engineering. Target-public of the study is composed by students oh 9th year of Junior High School. Its results indicated an advance in the comprehension of the meaning of area as greatness and differentiation between circumference and circle, as well as between area and perimeter
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916
identifier_str_mv Paulo, Gilberto Pereira. Uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de área de círculo e perímetro de circunferência. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/3/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/1/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10916/2/Gilberto%20Pereira%20Paulo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d623e09f4ce81fa146094f88b0522c3
c1f553be94071e816872486983b293f3
a80628ed6983be6651db63e5e6fc1a22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277902829649920