A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Álvaro de Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345
Resumo: This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of education
id PUC_SP-1_b81e3215c82a7b7b2a974f2d72f6156e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10345
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245965U5Zago, Álvaro de Barros2016-04-27T16:32:36Z2012-04-172012-03-28Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of educationA presente pesquisa verificou como o continente africano foi representado, no decorrer da última década, nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, considerando as possíveis mudanças em decorrência da promulgação da Lei Federal 10.639/03 que promoveu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e dos afro-descendentes. O material didático analisado corresponde a dois momentos distintos, o primeiro momento anterior a Lei Federal período de 2000 a 2003, e o segundo momento posterior à promulgação da mesma no período de 2004 a 2010, tendo como critério de seleção os autores que escreveram somente no primeiro momento, assim como os autores que escreveram após a promulgação da Lei Federal 10.639/03 e também os autores que escreveram livros didáticos durante os dois momentos da análise. A concepção de livro didático relaciona-o como suporte privilegiado dos conteúdos propostos pelos currículos com linguagem específica de comunicação de forma discursiva e iconográfica. As análises sobre o continente africano nos livros didáticos se fundamentaram nos aspectos do conteúdo e sua forma discursiva e iconográfica associadas aos objetivos da disciplina para esse nível de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22963/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEnsino de geografiaEnsino médioLivro didáticoContinente AfricanoTeaching geographyHigh schoolTextbookAfricaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAlvaro de Barros Zago.pdf.txtAlvaro de Barros Zago.pdf.txtExtracted texttext/plain166134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/3/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.txt0def14b01eca374bdf0c223d69d51d36MD53ORIGINALAlvaro de Barros Zago.pdfapplication/pdf6862368https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/1/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf972ed024edb7f607ca846cac5a2d580aMD51THUMBNAILAlvaro de Barros Zago.pdf.jpgAlvaro de Barros Zago.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/2/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg453bf4bca628df224e06ac39b32a12a9MD52handle/103452022-06-28 16:54:54.399oai:repositorio.pucsp.br:handle/10345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
title A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
spellingShingle A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
Zago, Álvaro de Barros
Ensino de geografia
Ensino médio
Livro didático
Continente Africano
Teaching geography
High school
Textbook
Africa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
title_full A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
title_fullStr A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
title_full_unstemmed A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
title_sort A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
author Zago, Álvaro de Barros
author_facet Zago, Álvaro de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245965U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Álvaro de Barros
contributor_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ensino médio
Livro didático
Continente Africano
topic Ensino de geografia
Ensino médio
Livro didático
Continente Africano
Teaching geography
High school
Textbook
Africa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching geography
High school
Textbook
Africa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of education
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345
identifier_str_mv Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/3/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/1/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/2/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0def14b01eca374bdf0c223d69d51d36
972ed024edb7f607ca846cac5a2d580a
453bf4bca628df224e06ac39b32a12a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277904587063296