A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345 |
Resumo: | This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of education |
id |
PUC_SP-1_b81e3215c82a7b7b2a974f2d72f6156e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10345 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245965U5Zago, Álvaro de Barros2016-04-27T16:32:36Z2012-04-172012-03-28Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of educationA presente pesquisa verificou como o continente africano foi representado, no decorrer da última década, nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, considerando as possíveis mudanças em decorrência da promulgação da Lei Federal 10.639/03 que promoveu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e dos afro-descendentes. O material didático analisado corresponde a dois momentos distintos, o primeiro momento anterior a Lei Federal período de 2000 a 2003, e o segundo momento posterior à promulgação da mesma no período de 2004 a 2010, tendo como critério de seleção os autores que escreveram somente no primeiro momento, assim como os autores que escreveram após a promulgação da Lei Federal 10.639/03 e também os autores que escreveram livros didáticos durante os dois momentos da análise. A concepção de livro didático relaciona-o como suporte privilegiado dos conteúdos propostos pelos currículos com linguagem específica de comunicação de forma discursiva e iconográfica. As análises sobre o continente africano nos livros didáticos se fundamentaram nos aspectos do conteúdo e sua forma discursiva e iconográfica associadas aos objetivos da disciplina para esse nível de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22963/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEnsino de geografiaEnsino médioLivro didáticoContinente AfricanoTeaching geographyHigh schoolTextbookAfricaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAlvaro de Barros Zago.pdf.txtAlvaro de Barros Zago.pdf.txtExtracted texttext/plain166134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/3/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.txt0def14b01eca374bdf0c223d69d51d36MD53ORIGINALAlvaro de Barros Zago.pdfapplication/pdf6862368https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/1/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf972ed024edb7f607ca846cac5a2d580aMD51THUMBNAILAlvaro de Barros Zago.pdf.jpgAlvaro de Barros Zago.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/2/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg453bf4bca628df224e06ac39b32a12a9MD52handle/103452022-06-28 16:54:54.399oai:repositorio.pucsp.br:handle/10345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
title |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
spellingShingle |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio Zago, Álvaro de Barros Ensino de geografia Ensino médio Livro didático Continente Africano Teaching geography High school Textbook Africa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
title_full |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
title_fullStr |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
title_sort |
A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
author |
Zago, Álvaro de Barros |
author_facet |
Zago, Álvaro de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245965U5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Álvaro de Barros |
contributor_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Ensino médio Livro didático Continente Africano |
topic |
Ensino de geografia Ensino médio Livro didático Continente Africano Teaching geography High school Textbook Africa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching geography High school Textbook Africa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of education |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345 |
identifier_str_mv |
Zago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/3/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/1/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10345/2/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0def14b01eca374bdf0c223d69d51d36 972ed024edb7f607ca846cac5a2d580a 453bf4bca628df224e06ac39b32a12a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277904587063296 |