O problema constituição do sujeito em Michel Focault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11812 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a problemática da constituição do sujeito em Michel Foucault. Na medida em que em sua filosofia a idéia de sujeito não remete à noção de unidade transcendental.mas sim a urna realidade constituída em função de inúmeros fatores e também urna realidade vinculada a um momento no tempo. o problema da constituição do sujeito no presente se coloca de forma incisiva para um pensador que não omite sua preocupação em compreender os diversos aspectos do seu tempo. Identificando, portanto, esta questão essencial no conjunto das preocupações da filosofia foucaultiana buscou-se acompanhar a forma que esta temática se evidencia nas obras do autor em que tal temática é desenvolvida, segundo nosso entender,em sua forma mais acabada. Dessa maneira, situando.se num âmbito específico da produção de Michel Foucault, a saber, a genealogia, e daí destacando algumas de suas obras, este trabalho coloca a questão de saber quais os processos de constituição do indivíduo moderno para Foucault, qual o resultado desta constituição e qual o significado deste problema no âmbito de seus últimos trabalhos. Para tanto, o capítulo I (A preocupação com o sujeito e o poder) visa fazer uma localização do problema colocado em relação aos temas do período da genealogia, marcado pelas noções de relações de poder e práticas não-discursivas. O capítulo II (A disciplina enquanto estratégia política) faz a descrição dos mecanismos disciplinares presentes na forma punitiva representada pela prisão. a partir do século XIX. e mostra sua relação com a constituição do indivíduo moderno enquanto objeto dócil e útil. É. entretanto, no capítulo III (O indivíduo moderno), que é analisada a forma desta individualidade. Isto em dois níveis. Considera-se o indivíduo moderno enquanto objeto dócil e útil. e também enquanto sujeito, ou seja, enquanto vinculado a uma identidade que reconhece como própria. Para tanto, é explicitada. neste momento, a constituição do indivíduo moderno enquanto sujeito de uma sexualidade que lhe é atribuída como inerente. Por fim, o problema da constituição do indivíduo moderno será colocado diante de urna outra forma de constituição, forma que é o objeto do estudo de Foucault em seus últimos trabalhos.No capítulo IV (A constituição ética do sujeito antigo) a constituição ética do indivíduo na Antigüidade Clássica é considerada a fim de fazer aparecer aquilo que pode ser entendido como uma "alternativa"de Foucault para o indivíduo do presente no que concerne à sua constituição: a formação de si através da ética entendida enquanto relação consigo |
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