Tiras cômicas: inferência e humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Alves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186
Resumo: Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura.
id PUC_SP-1_bd0ea190da8ce0328eefe93d7aab92de
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29186
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Karlene do Socorro da RochaSilva, Jéssica Alves da2022-10-23T22:59:17Z2022-10-23T22:59:17Z2015-03-28Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAInferênciaHumorTira cômicaEstratégia de leituraSequência DidáticaTiras cômicas: inferência e humorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJéssica Alves da Silva.pdfapplication/pdf1542964https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/1/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdfd9c763a69c045f1541dcda8defa2a09eMD51TEXTJéssica Alves da Silva.pdf.txtJéssica Alves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain91569https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/2/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.txte007a3497713a15a0a452d03930f4123MD52THUMBNAILJéssica Alves da Silva.pdf.jpgJéssica Alves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/3/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg5047c70d158339b93d3d50aeb1cc12f7MD53handle/291862022-10-24 01:03:59.8oai:repositorio.pucsp.br:handle/29186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tiras cômicas: inferência e humor
title Tiras cômicas: inferência e humor
spellingShingle Tiras cômicas: inferência e humor
Silva, Jéssica Alves da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Inferência
Humor
Tira cômica
Estratégia de leitura
Sequência Didática
title_short Tiras cômicas: inferência e humor
title_full Tiras cômicas: inferência e humor
title_fullStr Tiras cômicas: inferência e humor
title_full_unstemmed Tiras cômicas: inferência e humor
title_sort Tiras cômicas: inferência e humor
author Silva, Jéssica Alves da
author_facet Silva, Jéssica Alves da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Karlene do Socorro da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Alves da
contributor_str_mv Campos, Karlene do Socorro da Rocha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Inferência
Humor
Tira cômica
Estratégia de leitura
Sequência Didática
dc.subject.por.fl_str_mv Inferência
Humor
Tira cômica
Estratégia de leitura
Sequência Didática
description Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186
identifier_str_mv Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/1/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/2/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/3/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c763a69c045f1541dcda8defa2a09e
e007a3497713a15a0a452d03930f4123
5047c70d158339b93d3d50aeb1cc12f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796109924630528