Tiras cômicas: inferência e humor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186 |
Resumo: | Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura. |
id |
PUC_SP-1_bd0ea190da8ce0328eefe93d7aab92de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29186 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Karlene do Socorro da RochaSilva, Jéssica Alves da2022-10-23T22:59:17Z2022-10-23T22:59:17Z2015-03-28Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAInferênciaHumorTira cômicaEstratégia de leituraSequência DidáticaTiras cômicas: inferência e humorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJéssica Alves da Silva.pdfapplication/pdf1542964https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/1/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdfd9c763a69c045f1541dcda8defa2a09eMD51TEXTJéssica Alves da Silva.pdf.txtJéssica Alves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain91569https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/2/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.txte007a3497713a15a0a452d03930f4123MD52THUMBNAILJéssica Alves da Silva.pdf.jpgJéssica Alves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/3/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg5047c70d158339b93d3d50aeb1cc12f7MD53handle/291862022-10-24 01:03:59.8oai:repositorio.pucsp.br:handle/29186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tiras cômicas: inferência e humor |
title |
Tiras cômicas: inferência e humor |
spellingShingle |
Tiras cômicas: inferência e humor Silva, Jéssica Alves da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Inferência Humor Tira cômica Estratégia de leitura Sequência Didática |
title_short |
Tiras cômicas: inferência e humor |
title_full |
Tiras cômicas: inferência e humor |
title_fullStr |
Tiras cômicas: inferência e humor |
title_full_unstemmed |
Tiras cômicas: inferência e humor |
title_sort |
Tiras cômicas: inferência e humor |
author |
Silva, Jéssica Alves da |
author_facet |
Silva, Jéssica Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Alves da |
contributor_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Inferência Humor Tira cômica Estratégia de leitura Sequência Didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inferência Humor Tira cômica Estratégia de leitura Sequência Didática |
description |
Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas na sociedade por, supostamente, não contribuírem de forma positiva para a formação leitora de crianças e jovens. Essa crença foi desmistificada e, atualmente, é inegável a contribuição significativa dos quadrinhos na formação leitora de jovens em todo o mundo, pois a união de imagem e escrita propicia o envolvimento do leitor e cria um elo auxiliar para a compreensão do texto. Por seu arranjo, as histórias em quadrinhos podem ser consideradas um ponto de partida para desenvolver, nos alunos, o interesse pela leitura, principalmente considerando que toda formação tem como ponto de partida o menos complexo. Nesta monografia, o objetivo é evidenciar estratégias de leitura para a compreensão do humor em tiras cômicas por meio do uso de inferências. Essas estratégias foram apresentadas em sequências didáticas. Observou-se que a inferência é um fator essencial na compreensão do humor em quadrinhos, constituindo-se como estratégia eficaz no ensino de leitura, pois é, na interação entre leitor e texto, que o sentido se constrói, muitas vezes, na relação entre o pressuposto e o posto. Nessa perspectiva, a inferência é fator indispensável para o ensino de leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186 |
identifier_str_mv |
Silva, Jéssica Alves da. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/1/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/2/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29186/3/J%c3%a9ssica%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9c763a69c045f1541dcda8defa2a09e e007a3497713a15a0a452d03930f4123 5047c70d158339b93d3d50aeb1cc12f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277887867518976 |