Educação para o processo de individuação: contribuições da psicologia analítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28524 |
Resumo: | Tendo em vista as recentes críticas ao modelo positivista - ainda predominante nos diversos campos das ciências - por adotarem como paradigmas fundamentais a razão e a lógica como bases para a construção do conhecimento, vemos surgir no contexto atual propostas de novos modelos para a Educação. A importância deste movimento se destaca na medida em que se observa a falência da educação convencional no mundo moderno, em que os alunos saem da escola muitas vezes sem ter desenvolvido o interesse pelo aprendizado e pela cultura, e sim uma grande separação entre sujeito e objeto, teoria e prática, escola e o universo profissional. As consequências dessas dicotomias são muitas e aparecem não só no desinteresse de alunos e professores pela escola, como também na patologização do fracasso escolar, nas neuroses de massa, no vertiginoso crescimento da tecnologia e destruição da natureza, no predomínio da técnica homogenizadora sobre a individualidade criativa. Sobre esses assuntos nos fala a Psicologia Analítica de C. G. Jung. Por muitos anos a Psicologia Analítica foi identificada quase que exclusivamente como um método de trabalho clínico, porém cada vez mais se amplia o reconhecimento do seu amplo campo de abrangência e a aplicação da sua visão de homem e de mundo podem nos fornecer importantes elementos para fundamentar uma reflexão sobre os modelos educacionais vigentes. Esta pesquisa tem como objetivo um aprofundamento na obra de Jung e seus seguidores no que diz respeito a este assunto. Espera-se que os elementos encontrados nesta busca nos permitam repensar os moldes tradicionais da Educação, e verificar como seria possível uma escola que favoreça o processo de individuação |
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