O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rosa Maria de Miranda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36750
Resumo: Nesta pesquisa analisamos um material novo, para uso nas aulas de Matemática das escolas da rede municipal de ensino, denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem, o qual foi elaborado pela prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um material de apoio que favoreça tanto o trabalho docente como a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar esse material referente aos anos finais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao tema Tratamento da Informação. Tal análise busca identificar se a organização didática e matemática destes conteúdos favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico e, também, observar se ela atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e às Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem do Município de São Paulo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Antropológica do Didático em que buscamos identificar a organização matemática e didática referente a esses conteúdos, ou seja, a tarefa, que indica a ação a ser realizada, a técnica, que indica o procedimento ou método utilizado na resolução da tarefa e o discurso teórico tecnológico, que é um conjunto de teorias que justificam a técnica empregada. Quanto aos aspectos do desenvolvimento do pensamento estatístico, buscamos especialmente aqueles que se referem a articulação entre os diversos registros possíveis para representar um conjunto de dados. A partir da análise pudemos concluir que o material não contribui satisfatoriamente para a construção do pensamento estatístico, uma vez que exploram de maneira incompleta os tópicos relativos ao Tratamento da Informação, conforme se percebe pela análise dos tipos de tarefa e técnicas disponíveis
id PUC_SP-1_be3c1b0368dbf5b4d55fa47318616693
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36750
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaDuarte, Rosa Maria de Miranda2023-07-28T20:49:17Z2023-07-28T20:49:17Z2010-12-18Duarte, Rosa Maria de Miranda. O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36750Nesta pesquisa analisamos um material novo, para uso nas aulas de Matemática das escolas da rede municipal de ensino, denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem, o qual foi elaborado pela prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um material de apoio que favoreça tanto o trabalho docente como a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar esse material referente aos anos finais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao tema Tratamento da Informação. Tal análise busca identificar se a organização didática e matemática destes conteúdos favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico e, também, observar se ela atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e às Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem do Município de São Paulo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Antropológica do Didático em que buscamos identificar a organização matemática e didática referente a esses conteúdos, ou seja, a tarefa, que indica a ação a ser realizada, a técnica, que indica o procedimento ou método utilizado na resolução da tarefa e o discurso teórico tecnológico, que é um conjunto de teorias que justificam a técnica empregada. Quanto aos aspectos do desenvolvimento do pensamento estatístico, buscamos especialmente aqueles que se referem a articulação entre os diversos registros possíveis para representar um conjunto de dados. A partir da análise pudemos concluir que o material não contribui satisfatoriamente para a construção do pensamento estatístico, uma vez que exploram de maneira incompleta os tópicos relativos ao Tratamento da Informação, conforme se percebe pela análise dos tipos de tarefa e técnicas disponíveisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACadernos de apoio e aprendizagemTratamento da InformaçãoPensamento estatísticoO desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROSA MARIA DE MIRANDA DUARTE.pdfapplication/pdf542670https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/1/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf8528df5473c983e5352034796a74ba11MD51TEXTROSA MARIA DE MIRANDA DUARTE.pdf.txtROSA MARIA DE MIRANDA DUARTE.pdf.txtExtracted texttext/plain113442https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/2/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf.txt31443c6ef104193d33af9d25f6ab3b8aMD52THUMBNAILROSA MARIA DE MIRANDA DUARTE.pdf.jpgROSA MARIA DE MIRANDA DUARTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/3/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf.jpgff2be194de255478b3f36539cc718463MD53handle/367502023-07-29 01:09:10.609oai:repositorio.pucsp.br:handle/36750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
title O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
spellingShingle O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
Duarte, Rosa Maria de Miranda
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cadernos de apoio e aprendizagem
Tratamento da Informação
Pensamento estatístico
title_short O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
title_full O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
title_fullStr O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
title_full_unstemmed O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
title_sort O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
author Duarte, Rosa Maria de Miranda
author_facet Duarte, Rosa Maria de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rosa Maria de Miranda
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cadernos de apoio e aprendizagem
Tratamento da Informação
Pensamento estatístico
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos de apoio e aprendizagem
Tratamento da Informação
Pensamento estatístico
description Nesta pesquisa analisamos um material novo, para uso nas aulas de Matemática das escolas da rede municipal de ensino, denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem, o qual foi elaborado pela prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um material de apoio que favoreça tanto o trabalho docente como a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar esse material referente aos anos finais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao tema Tratamento da Informação. Tal análise busca identificar se a organização didática e matemática destes conteúdos favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico e, também, observar se ela atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e às Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem do Município de São Paulo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Antropológica do Didático em que buscamos identificar a organização matemática e didática referente a esses conteúdos, ou seja, a tarefa, que indica a ação a ser realizada, a técnica, que indica o procedimento ou método utilizado na resolução da tarefa e o discurso teórico tecnológico, que é um conjunto de teorias que justificam a técnica empregada. Quanto aos aspectos do desenvolvimento do pensamento estatístico, buscamos especialmente aqueles que se referem a articulação entre os diversos registros possíveis para representar um conjunto de dados. A partir da análise pudemos concluir que o material não contribui satisfatoriamente para a construção do pensamento estatístico, uma vez que exploram de maneira incompleta os tópicos relativos ao Tratamento da Informação, conforme se percebe pela análise dos tipos de tarefa e técnicas disponíveis
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Duarte, Rosa Maria de Miranda. O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36750
identifier_str_mv Duarte, Rosa Maria de Miranda. O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/1/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/2/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36750/3/ROSA%20MARIA%20DE%20MIRANDA%20DUARTE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8528df5473c983e5352034796a74ba11
31443c6ef104193d33af9d25f6ab3b8a
ff2be194de255478b3f36539cc718463
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277862890438656