O desenvolvimento do pensamento estatístico nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36750 |
Resumo: | Nesta pesquisa analisamos um material novo, para uso nas aulas de Matemática das escolas da rede municipal de ensino, denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem, o qual foi elaborado pela prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um material de apoio que favoreça tanto o trabalho docente como a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar esse material referente aos anos finais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao tema Tratamento da Informação. Tal análise busca identificar se a organização didática e matemática destes conteúdos favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico e, também, observar se ela atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e às Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem do Município de São Paulo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Antropológica do Didático em que buscamos identificar a organização matemática e didática referente a esses conteúdos, ou seja, a tarefa, que indica a ação a ser realizada, a técnica, que indica o procedimento ou método utilizado na resolução da tarefa e o discurso teórico tecnológico, que é um conjunto de teorias que justificam a técnica empregada. Quanto aos aspectos do desenvolvimento do pensamento estatístico, buscamos especialmente aqueles que se referem a articulação entre os diversos registros possíveis para representar um conjunto de dados. A partir da análise pudemos concluir que o material não contribui satisfatoriamente para a construção do pensamento estatístico, uma vez que exploram de maneira incompleta os tópicos relativos ao Tratamento da Informação, conforme se percebe pela análise dos tipos de tarefa e técnicas disponíveis |
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Nesta pesquisa analisamos um material novo, para uso nas aulas de Matemática das escolas da rede municipal de ensino, denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem, o qual foi elaborado pela prefeitura de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um material de apoio que favoreça tanto o trabalho docente como a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar esse material referente aos anos finais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao tema Tratamento da Informação. Tal análise busca identificar se a organização didática e matemática destes conteúdos favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico e, também, observar se ela atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e às Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem do Município de São Paulo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Antropológica do Didático em que buscamos identificar a organização matemática e didática referente a esses conteúdos, ou seja, a tarefa, que indica a ação a ser realizada, a técnica, que indica o procedimento ou método utilizado na resolução da tarefa e o discurso teórico tecnológico, que é um conjunto de teorias que justificam a técnica empregada. Quanto aos aspectos do desenvolvimento do pensamento estatístico, buscamos especialmente aqueles que se referem a articulação entre os diversos registros possíveis para representar um conjunto de dados. A partir da análise pudemos concluir que o material não contribui satisfatoriamente para a construção do pensamento estatístico, uma vez que exploram de maneira incompleta os tópicos relativos ao Tratamento da Informação, conforme se percebe pela análise dos tipos de tarefa e técnicas disponíveis |
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