A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29289
Resumo: Ao observar o crescente número de estudantes universitários estrangeiros no Brasil, propomos analisar o gênero literário como elemento de sensibilização intercultural no processo de ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar como a leitura de um texto literário, especificamente o gênero crônica, pode propiciar aos alunos de Português Língua Estrangeira não só o conhecimento linguístico, mas também o conhecimento de aspectos culturais da sociedade cuja língua pretende aprender. Os diversos estudos sobre o ensino de português para estrangeiros não são suficientes para tratar da construção da identidade de uma sociedade, mais especificamente no que diz a respeito ao uso do texto literário como meio de compreensão e interação cultural. Portanto, temos como interesse desenvolver uma pesquisa que visa a leitura do texto literário como meio de sensibilização cultura
id PUC_SP-1_c302088e18833986e2cf041e7f281d66
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29289
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sellan, Aparecida Regina BorgesRibeiro, Camila de Oliveira2022-10-23T23:04:04Z2022-10-23T23:04:04Z2015-03-11Ribeiro, Camila de Oliveira. A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29289Ao observar o crescente número de estudantes universitários estrangeiros no Brasil, propomos analisar o gênero literário como elemento de sensibilização intercultural no processo de ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar como a leitura de um texto literário, especificamente o gênero crônica, pode propiciar aos alunos de Português Língua Estrangeira não só o conhecimento linguístico, mas também o conhecimento de aspectos culturais da sociedade cuja língua pretende aprender. Os diversos estudos sobre o ensino de português para estrangeiros não são suficientes para tratar da construção da identidade de uma sociedade, mais especificamente no que diz a respeito ao uso do texto literário como meio de compreensão e interação cultural. Portanto, temos como interesse desenvolver uma pesquisa que visa a leitura do texto literário como meio de sensibilização culturaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPFOLEnsinoLiteraturaCrônicaIdentidade e culturaA crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAMILA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdfapplication/pdf567483https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/1/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdfca9959a0427ec76b5d701332c9562bf4MD51TEXTCAMILA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdf.txtCAMILA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain111895https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/2/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdf.txt315f460999736ee198ad50777b817559MD52THUMBNAILCAMILA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdf.jpgCAMILA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/3/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdf.jpg0c669e58b1bc31419c7cce92bb8d1de7MD53handle/292892022-10-24 01:05:40.02oai:repositorio.pucsp.br:handle/29289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
title A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
spellingShingle A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
Ribeiro, Camila de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
PFOL
Ensino
Literatura
Crônica
Identidade e cultura
title_short A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
title_full A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
title_fullStr A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
title_full_unstemmed A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
title_sort A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas
author Ribeiro, Camila de Oliveira
author_facet Ribeiro, Camila de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila de Oliveira
contributor_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
PFOL
Ensino
Literatura
Crônica
Identidade e cultura
dc.subject.por.fl_str_mv PFOL
Ensino
Literatura
Crônica
Identidade e cultura
description Ao observar o crescente número de estudantes universitários estrangeiros no Brasil, propomos analisar o gênero literário como elemento de sensibilização intercultural no processo de ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar como a leitura de um texto literário, especificamente o gênero crônica, pode propiciar aos alunos de Português Língua Estrangeira não só o conhecimento linguístico, mas também o conhecimento de aspectos culturais da sociedade cuja língua pretende aprender. Os diversos estudos sobre o ensino de português para estrangeiros não são suficientes para tratar da construção da identidade de uma sociedade, mais especificamente no que diz a respeito ao uso do texto literário como meio de compreensão e interação cultural. Portanto, temos como interesse desenvolver uma pesquisa que visa a leitura do texto literário como meio de sensibilização cultura
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T23:04:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T23:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Camila de Oliveira. A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29289
identifier_str_mv Ribeiro, Camila de Oliveira. A crônica na construção da identidade cultural brasileira no ensino de português para falantes de outras línguas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/1/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/2/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29289/3/CAMILA%20DE%20OLIVEIRA%20RIBEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca9959a0427ec76b5d701332c9562bf4
315f460999736ee198ad50777b817559
0c669e58b1bc31419c7cce92bb8d1de7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277818740146176