O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigolon, Palma Simone Tonel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13794
Resumo: This dissertation aims at investigating the use of monographs as a tool for critical reflection. The theoretical framework has its focus on the critical reflection moves, description, informing, confronting and reconstruction, proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970). It was also discussed the use of monographs as tools for reflection and the Theory of Discourse Functioning (Bronckart, 1997), as a basis for the understanding of the linguistic materiality of the monographs. This research was carried out in a private university of São Paulo and the two monographs studied were developed by two groups of undergraduate students of languages attending the last term. We analyzed if the four critical reflection moves proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970) were shown on the monograph developed by the students. The data analysis and interpretation suggest that the critical reflection actions appeared throughout the monographs, although, the action of confronting appears very little. It was also observed that the pre-service teachers were able to reconstruct their actions, although they did not refer to any theoretical basis to support their arguments. The data also showed that the pre service students were discursively engaged
id PUC_SP-1_cf94357f6cbeb90a24077184adbab9c8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13794
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Liberali, Fernanda CoelhoRigolon, Palma Simone Tonel2016-04-28T18:23:14Z2007-09-142006-05-19Rigolon, Palma Simone Tonel. The mongraph: a critical reflection mediation tool at the English teacher pre-service education?. 2006. 115 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13794This dissertation aims at investigating the use of monographs as a tool for critical reflection. The theoretical framework has its focus on the critical reflection moves, description, informing, confronting and reconstruction, proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970). It was also discussed the use of monographs as tools for reflection and the Theory of Discourse Functioning (Bronckart, 1997), as a basis for the understanding of the linguistic materiality of the monographs. This research was carried out in a private university of São Paulo and the two monographs studied were developed by two groups of undergraduate students of languages attending the last term. We analyzed if the four critical reflection moves proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970) were shown on the monograph developed by the students. The data analysis and interpretation suggest that the critical reflection actions appeared throughout the monographs, although, the action of confronting appears very little. It was also observed that the pre-service teachers were able to reconstruct their actions, although they did not refer to any theoretical basis to support their arguments. The data also showed that the pre service students were discursively engagedEsta tese objetiva investigar a utilização da monografia como instrumento para reflexão crítica na formação inicial de professores de língua estrangeira de um curso de Letras. A fundamentação teórica deste estudo tem seu foco principal nos movimentos da reflexão crítica propostos por Smyth (1992) com base nos postulados de Freire (1970). Lingüisticamente, baseio-me na teoria do funcionamento dos discursos, tal como proposta por Bronckart (1997), para discutir a materialidade lingüística das monografias. Foram estudadas duas monografias produzidas por dois grupos de alunos-professores, pertencentes ao último ano do curso de Letras de uma instituição de ensino superior, da rede particular, da cidade de São Paulo. Analisaram-se as ações da reflexão crítica (Smyth, 1992), que se mostraram no texto das várias seções que compõem as monografias. Os resultados mostram que as ações da reflexão crítica permeiam o trabalho monográfico; porém, o movimento do confrontar aparece de forma muito sutil. Observou-se também que os participantes conseguem reconstruir suas ações, porém não utilizam base teórica para dar suporte a tais mudanças. Ficou evidenciado que os alunos-professores se responsabilizam discursivamente por suas açõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30587/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaFormação de professoresPesquisa-açãoReflexão críticaFormação inicialProfessores de ingles -- Formacao profissionalPesquisa -- MetodologiaLingua inglesa -- Estudo e ensinoTeacher educationAction researchCritical reflectionPre-service educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?The mongraph: a critical reflection mediation tool at the English teacher pre-service education?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTese Palma Rigolon.pdf.txtTese Palma Rigolon.pdf.txtExtracted texttext/plain256663https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/3/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf.txtec9f25bb3fc229de46db05979ead69f3MD53ORIGINALTese Palma Rigolon.pdfapplication/pdf533191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/1/Tese%20Palma%20Rigolon.pdfbf2e4027dc74a6ebb25cea3822ea7fc5MD51THUMBNAILTese Palma Rigolon.pdf.jpgTese Palma Rigolon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3437https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/2/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf.jpg7bdd59e5dab5c60cc49472781c789d09MD52handle/137942022-04-28 11:25:04.871oai:repositorio.pucsp.br:handle/13794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T14:25:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The mongraph: a critical reflection mediation tool at the English teacher pre-service education?
title O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
spellingShingle O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
Rigolon, Palma Simone Tonel
Formação de professores
Pesquisa-ação
Reflexão crítica
Formação inicial
Professores de ingles -- Formacao profissional
Pesquisa -- Metodologia
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Teacher education
Action research
Critical reflection
Pre-service education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
title_full O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
title_fullStr O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
title_full_unstemmed O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
title_sort O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa?
author Rigolon, Palma Simone Tonel
author_facet Rigolon, Palma Simone Tonel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigolon, Palma Simone Tonel
contributor_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pesquisa-ação
Reflexão crítica
Formação inicial
Professores de ingles -- Formacao profissional
Pesquisa -- Metodologia
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
topic Formação de professores
Pesquisa-ação
Reflexão crítica
Formação inicial
Professores de ingles -- Formacao profissional
Pesquisa -- Metodologia
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Teacher education
Action research
Critical reflection
Pre-service education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Action research
Critical reflection
Pre-service education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This dissertation aims at investigating the use of monographs as a tool for critical reflection. The theoretical framework has its focus on the critical reflection moves, description, informing, confronting and reconstruction, proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970). It was also discussed the use of monographs as tools for reflection and the Theory of Discourse Functioning (Bronckart, 1997), as a basis for the understanding of the linguistic materiality of the monographs. This research was carried out in a private university of São Paulo and the two monographs studied were developed by two groups of undergraduate students of languages attending the last term. We analyzed if the four critical reflection moves proposed by Smyth (1992) based on Freire (1970) were shown on the monograph developed by the students. The data analysis and interpretation suggest that the critical reflection actions appeared throughout the monographs, although, the action of confronting appears very little. It was also observed that the pre-service teachers were able to reconstruct their actions, although they did not refer to any theoretical basis to support their arguments. The data also showed that the pre service students were discursively engaged
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-19
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rigolon, Palma Simone Tonel. The mongraph: a critical reflection mediation tool at the English teacher pre-service education?. 2006. 115 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13794
identifier_str_mv Rigolon, Palma Simone Tonel. The mongraph: a critical reflection mediation tool at the English teacher pre-service education?. 2006. 115 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/3/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/1/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13794/2/Tese%20Palma%20Rigolon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec9f25bb3fc229de46db05979ead69f3
bf2e4027dc74a6ebb25cea3822ea7fc5
7bdd59e5dab5c60cc49472781c789d09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277873204232192