Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380 |
Resumo: | This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplication |
id |
PUC_SP-1_cfa061b6b40bfff6af38236d2e38e1dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11380 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Benedito Antonio dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214830Y5Ramos, Vagner Valeiro2016-04-27T16:58:52Z2009-06-022009-04-30Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplicationEsta é uma pesquisa diagnóstica, cujo objetivo é investigar os conhecimentos dos alunos que já passaram por um curso de Cálculo e estudaram a derivada , quanto a suas aplicações e tentar classificar as dificuldades desses alunos diante dessas atividades. Elaboramos então um teste composto de quatro tarefas, que versam sobre o tema. Esse teste foi estruturado segundo a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Com os dados obtidos realizamos as análises qualitativa e quantitativamente. Exploramos no teste as representações algébricas e gráficas de uma função e de sua derivada e as relações que existem entre elas, que ora exigem conversões para serem obtidas, ora exigem tratamentos. Após a analise dos resultados, observamos que os alunos manipulam bem as representações algébricas, mas muitos deles não conseguem identificar os procedimentos necessários, nem fazer uso do conceito de derivada, para a resolução de uma determinada situação de aplicaçãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23687/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFunçãoDerivadaRepresentações algébricasMatematica -- Estudo e ensinoFunctionDerivativeAlgebraic representationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVagner Valeiro Ramos.pdf.txtVagner Valeiro Ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain94652https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/3/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.txtd7adb9c542a44d6b53305ef557d656ebMD53ORIGINALVagner Valeiro Ramos.pdfapplication/pdf1301740https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/1/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf37fa673f71ac5688389f82c6556b6ebaMD51THUMBNAILVagner Valeiro Ramos.pdf.jpgVagner Valeiro Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/2/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113802022-04-27 12:26:54.542oai:repositorio.pucsp.br:handle/11380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:26:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
title |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
spellingShingle |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações Ramos, Vagner Valeiro Função Derivada Representações algébricas Matematica -- Estudo e ensino Function Derivative Algebraic representations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
title_full |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
title_fullStr |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
title_full_unstemmed |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
title_sort |
Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações |
author |
Ramos, Vagner Valeiro |
author_facet |
Ramos, Vagner Valeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214830Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Vagner Valeiro |
contributor_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função Derivada Representações algébricas Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Função Derivada Representações algébricas Matematica -- Estudo e ensino Function Derivative Algebraic representations CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Function Derivative Algebraic representations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplication |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380 |
identifier_str_mv |
Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/3/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/1/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/2/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7adb9c542a44d6b53305ef557d656eb 37fa673f71ac5688389f82c6556b6eba cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277839489368064 |