Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vagner Valeiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380
Resumo: This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplication
id PUC_SP-1_cfa061b6b40bfff6af38236d2e38e1dd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11380
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Benedito Antonio dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214830Y5Ramos, Vagner Valeiro2016-04-27T16:58:52Z2009-06-022009-04-30Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplicationEsta é uma pesquisa diagnóstica, cujo objetivo é investigar os conhecimentos dos alunos que já passaram por um curso de Cálculo e estudaram a derivada , quanto a suas aplicações e tentar classificar as dificuldades desses alunos diante dessas atividades. Elaboramos então um teste composto de quatro tarefas, que versam sobre o tema. Esse teste foi estruturado segundo a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Com os dados obtidos realizamos as análises qualitativa e quantitativamente. Exploramos no teste as representações algébricas e gráficas de uma função e de sua derivada e as relações que existem entre elas, que ora exigem conversões para serem obtidas, ora exigem tratamentos. Após a analise dos resultados, observamos que os alunos manipulam bem as representações algébricas, mas muitos deles não conseguem identificar os procedimentos necessários, nem fazer uso do conceito de derivada, para a resolução de uma determinada situação de aplicaçãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23687/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFunçãoDerivadaRepresentações algébricasMatematica -- Estudo e ensinoFunctionDerivativeAlgebraic representationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVagner Valeiro Ramos.pdf.txtVagner Valeiro Ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain94652https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/3/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.txtd7adb9c542a44d6b53305ef557d656ebMD53ORIGINALVagner Valeiro Ramos.pdfapplication/pdf1301740https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/1/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf37fa673f71ac5688389f82c6556b6ebaMD51THUMBNAILVagner Valeiro Ramos.pdf.jpgVagner Valeiro Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/2/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113802022-04-27 12:26:54.542oai:repositorio.pucsp.br:handle/11380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:26:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
title Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
spellingShingle Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
Ramos, Vagner Valeiro
Função
Derivada
Representações algébricas
Matematica -- Estudo e ensino
Function
Derivative
Algebraic representations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
title_full Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
title_fullStr Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
title_full_unstemmed Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
title_sort Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações
author Ramos, Vagner Valeiro
author_facet Ramos, Vagner Valeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214830Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Vagner Valeiro
contributor_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Função
Derivada
Representações algébricas
Matematica -- Estudo e ensino
topic Função
Derivada
Representações algébricas
Matematica -- Estudo e ensino
Function
Derivative
Algebraic representations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Function
Derivative
Algebraic representations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This is a diagnostic research, whose objective is investigate the students' knowledge that already passed a Calculus course derivative , as much as its applications and try to classify the difficulties of these students before these activities.We elaboreted then a test composite of four tasks, that deal with the theme. This test was structured according to Raymond Duval's theory - Register of Representation Semiotic. With the data got we carried out the analyses qualitatively and quantitatively. We explored in the test the algebraic and graphic representations of a function and of its derivative and the relation that there are between them, that well demand conversions to be obtained, well demand treatment. After the analyses of the results, we observed that the students manipulate well the algebric representations, but many of the students neither get to indentify the need procedures, nor do use of the concept of derivative, for a resolution of a determineted situation of aplication
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380
identifier_str_mv Ramos, Vagner Valeiro. Dificuldades e concepções de alunos de um curso de licenciatura em matemática, sobre derivada e suas aplicações. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/3/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/1/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11380/2/Vagner%20Valeiro%20Ramos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7adb9c542a44d6b53305ef557d656eb
37fa673f71ac5688389f82c6556b6eba
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277839489368064