A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342 |
Resumo: | Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte opera |
id |
PUC_SP-1_d162bd3b8e56bbd73b8f2643ed56de51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27342 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Rita de Cássia AlvesConti, Rosana de2022-08-24T21:29:45Z2022-08-24T21:29:45Z2017-09-26Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte operaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Arte: Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAFotografiaArte contemporâneaBienal de São PauloRosângela RennóMenos-valia [leilão]A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRosana De Conti.pdfapplication/pdf1496935https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/1/Rosana%20De%20Conti.pdfc29647de22798d5fff84caf9f85f850dMD51TEXTRosana De Conti.pdf.txtRosana De Conti.pdf.txtExtracted texttext/plain135600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/2/Rosana%20De%20Conti.pdf.txt255c9906082aeb1c1fe83d6a44be2e12MD52THUMBNAILRosana De Conti.pdf.jpgRosana De Conti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/3/Rosana%20De%20Conti.pdf.jpg22b0c91dee912ebbea6eab5cf1ea0ea6MD53handle/273422022-08-25 01:06:53.54oai:repositorio.pucsp.br:handle/27342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-25T04:06:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
title |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
spellingShingle |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó Conti, Rosana de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Fotografia Arte contemporânea Bienal de São Paulo Rosângela Rennó Menos-valia [leilão] |
title_short |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
title_full |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
title_fullStr |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
title_full_unstemmed |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
title_sort |
A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó |
author |
Conti, Rosana de |
author_facet |
Conti, Rosana de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Rita de Cássia Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conti, Rosana de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Rita de Cássia Alves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Fotografia Arte contemporânea Bienal de São Paulo Rosângela Rennó Menos-valia [leilão] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Arte contemporânea Bienal de São Paulo Rosângela Rennó Menos-valia [leilão] |
description |
Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte opera |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T21:29:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T21:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342 |
identifier_str_mv |
Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Arte: Crítica e Curadoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/1/Rosana%20De%20Conti.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/2/Rosana%20De%20Conti.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/3/Rosana%20De%20Conti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c29647de22798d5fff84caf9f85f850d 255c9906082aeb1c1fe83d6a44be2e12 22b0c91dee912ebbea6eab5cf1ea0ea6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796127343575040 |