A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conti, Rosana de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342
Resumo: Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte opera
id PUC_SP-1_d162bd3b8e56bbd73b8f2643ed56de51
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27342
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Rita de Cássia AlvesConti, Rosana de2022-08-24T21:29:45Z2022-08-24T21:29:45Z2017-09-26Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte operaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Arte: Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAFotografiaArte contemporâneaBienal de São PauloRosângela RennóMenos-valia [leilão]A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRosana De Conti.pdfapplication/pdf1496935https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/1/Rosana%20De%20Conti.pdfc29647de22798d5fff84caf9f85f850dMD51TEXTRosana De Conti.pdf.txtRosana De Conti.pdf.txtExtracted texttext/plain135600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/2/Rosana%20De%20Conti.pdf.txt255c9906082aeb1c1fe83d6a44be2e12MD52THUMBNAILRosana De Conti.pdf.jpgRosana De Conti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/3/Rosana%20De%20Conti.pdf.jpg22b0c91dee912ebbea6eab5cf1ea0ea6MD53handle/273422022-08-25 01:06:53.54oai:repositorio.pucsp.br:handle/27342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-25T04:06:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
title A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
spellingShingle A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
Conti, Rosana de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Fotografia
Arte contemporânea
Bienal de São Paulo
Rosângela Rennó
Menos-valia [leilão]
title_short A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
title_full A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
title_fullStr A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
title_full_unstemmed A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
title_sort A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó
author Conti, Rosana de
author_facet Conti, Rosana de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Conti, Rosana de
contributor_str_mv Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Fotografia
Arte contemporânea
Bienal de São Paulo
Rosângela Rennó
Menos-valia [leilão]
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Arte contemporânea
Bienal de São Paulo
Rosângela Rennó
Menos-valia [leilão]
description Na produção e circulação de imagens fotográficas na contemporaneidade, chamam atenção a trajetória e a representatividade no cenário artístico brasileiro da obra de Rosângela Rennó e seu projeto Menos-valia [leilão], de 2010, objeto desta pesquisa. Apresentado na 29ª Bienal de São Paulo, o projeto é constituído por uma tríade formada por uma instalação fotográfica, a realização de um leilão com uma ação performática da artista e, dois anos mais tarde, o lançamento do livro de mesmo nome, organizado por Rosângela Rennó em parceria com a editora Cosac Naify. Neste trabalho, buscou-se desmembrar essa obra em suas especificidades, assim como levantar os aspectos presentes no processo criativo da artista, como a garimpagem, a apropriação, o deslocamento e a ressignificação. A memória individual e coletiva presentifica-se em uma coleção de imagens e objetos garimpados durante mais de uma década. São fotografias analógicas e objetos como câmeras fotográficas, porta-retratos, álbuns de família, estereoscópios e projetores para posterior utilização em seus projetos e obras. Em conformidade com suas estratégias artísticas, tornou-se possível a aproximação de Rosângela Rennó com artistas como Marcel Duchamp, Sherrie Levine, Joseph Kosuth e, de forma singular, com o historiador e antropólogo Aby Warburg. Este propõe uma história da arte somente com imagens, enquanto Rosângela propõe uma nova história da fotografia, somente com imagens. Destacaram-se também outros elementos relevantes que tratam da inserção do projeto Menos-valia [leilão] no mercado de arte pela Fundação Bienal de São Paulo, trazendo para a discussão os processos de legitimação, circulação e valorização da obra ante a opacidade em que o mercado de arte opera
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:29:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342
identifier_str_mv Conti, Rosana de. A imagem fotográfica na obra menos-valia [leilão], de Rosângela Rennó. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Arte: Crítica e Curadoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/1/Rosana%20De%20Conti.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/2/Rosana%20De%20Conti.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27342/3/Rosana%20De%20Conti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c29647de22798d5fff84caf9f85f850d
255c9906082aeb1c1fe83d6a44be2e12
22b0c91dee912ebbea6eab5cf1ea0ea6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796127343575040