Investigação psicanalítica de criança com dificuldade de aprendizagem através da utilização do procedimento de desenhos-estórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Wyviane Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28329
Resumo: O presente estudo de caso se propôs a compreender as vivências emocionais de uma criança com queixa de dificuldade de aprendizagem através da aplicação do instrumento de investigação da personalidade desenvolvidos por Walter Trinca: Procedimento de Desenhos-Estórias. A inclusão do ambiente na constituição do desenvolvimento emocional justifica-se na medida em que “[...] as atividades escolares são canais para o fluxo da libido e que, desse modo, as pulsões são sublimadas sob a supremacia dos órgãos genitais” (KLEIN, 1923), de acordo com a fundamentação teórica de psicanálise de Melanie Klein. O diagnóstico foi realizado nas dependências da Fundação Instituto de Educação de Barueri. Concluiu-se que o processo diagnóstico por meio do Procedimento de DesenhosEstórias de W. Trinca foi eficaz quanto à investigação da dinâmica emocional da criança
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