As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1978 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341 |
Resumo: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
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Traldi, Lady Linahttp://lattes.cnpq.br/9758302968191367Costa, Maria Luiza Andreozzi da2024-07-24T12:16:02Z2024-07-24T12:16:02Z1978-10-10Costa, Maria Luiza Andreozzi da. As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1978.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqTendo em vista que a educação envolve uma proposta abstrata para o desenvolvimento do homem, ela necessita de meios para se concretizar. Para tanto a educação se utiliza do currículo. No entanto, via de regra o currículo não é abordado em termos da sua amplitude, sendo basicamente considerado no aspecto em que compõe um rol de disciplinas com determinada carga horária a ser cumprida em determinado tempo. Este fato faz com que se desconheça certas implicações do currículo, pois mesmo considerado de um modo limitado, sua ação se extende em vários ângulos provocando implicações em vários sentidos. Esta abordagem do currículo acarreta uma ação educacional por parte dos educadores, deligada das implicações mais amplas vinculadas a esta ação. Por sua vez, o currículo pode vir a receber uma fundamentação baseada em diferentes teorias, e ser assim trabalhado sem que se indague as implicações decorrentes da direção que ele toma quando assin estruturado. Verifica-se assim uma falta de reflexão crítica em torno das implicações de uma determinada ação curricular. Em função deste contexto torna-se revelante uma anâlise crítica das implicações do curriculo centrado em determinada proposta teórica. Escolheu-se então, analisar criticamente as implicações do currículo centrado no esquema de referência teórico proposto por Skinner. Como suas implicações são amplas, foi delimitado para estudo o aspecto que diz respeito às suas implicações quanto à individualidade da pessoa. Para efeito desta anâlise, o currículo foi dimensionado em várias facetas, com o objetivo de se focalizar o tanto quanto possível sua abrangência. Posteriormente estas facetas foram preenchidas segundo os pressupostos de Skinner. Desse modo o currículo se encaminha para determinada direção, passando a ser objeto de análise crítica, onde são extraídos as implicações que ele acarreta para a individualidade do homem. A proposta de aprendizagem do currículo centrado no esquema de referência teórico proposto por Skinner, baseia-se sobretudo em procedimentos de instrução programada. Por sua vez, acredita-se que, apesar da instrução programada se caracterizar como um "ensino individualizado", ela é geradora de impedimentos e limitações para a individualidade do homem, pois em estrutura ela envolve um processo de aprendizagem que visa a modelagem de comportamento. A modelagen de comportamento por sua vez, é um procedimento que barra o desenvolvimento da individualidade, na medida em que visa o aperfeiçoamento da pessoa a partir de critérios externos, provenientes de caráter social, deixando de lado os critérios de desenvolvimento pessoal. A Educação, por sua vez, desenvolvendo-se através desse modelo curricular, se compromete com a manutenção do "status quo", com a manutenção do caráter social, modelando para ele os comportamentos da nova geração. Desse modo ela não permite que a pessoa se descubra em seus envolvimentos com o mundo, e se liberte através de uma praxis transformadora visando a humanização, sua, do outro e do mundo. Nesse sentido ela poderá promover o desenvolvimento de uma sociedade, onde as pessoas modeladas agem mecanicamente, robotizadas pelos condicionamentos a que foram expostas, sem pode ren se expressar como seres humanos que buscam se conhecer, conhecer sua essência. Uma sociedade assim estruturada, consequentemente sera opressiva ao ser humano, pois ao modelar os comportamentos estará neutralizando a individualidade de cada um. Por sua vez, educação que promove este tipo de sociedade também sera opressiva e dominadora do ser humano, pois visaro não em função dele mesmo, de modo a garantir-lhe condições para que ele se descubra e estruture meios de se auto-realizar em função desta descoberta. Ela visaro em função do que deseja dele para manter o funcionamento da sociedade, para manter o carâter social e o poder dos que determinam o caráter socialporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Educação: Supervisão e CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículoSkinnerAs implicações do currículo centrado na proposição de Skinnerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.txtMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.txtExtracted texttext/plain128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/2/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.txtfce1ce9c69c3ff3264a1ae0ee4655f02MD52THUMBNAILMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.jpgMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/3/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.jpg094d2ed2a04668ffcc48ba3e2be06bcaMD53ORIGINALMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdfapplication/pdf3910750https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/1/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf5ba2b0a955b2d8c1aabf90217ff6e3bbMD51handle/423412024-07-26 01:02:10.826oai:repositorio.pucsp.br:handle/42341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-07-26T04:02:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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