As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Luiza Andreozzi da
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341
Resumo: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
id PUC_SP-1_d2b285c0b0e377fc5a074fbe7e5cd0a6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/42341
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Traldi, Lady Linahttp://lattes.cnpq.br/9758302968191367Costa, Maria Luiza Andreozzi da2024-07-24T12:16:02Z2024-07-24T12:16:02Z1978-10-10Costa, Maria Luiza Andreozzi da. As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1978.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqTendo em vista que a educação envolve uma proposta abstrata para o desenvolvimento do homem, ela necessita de meios para se concretizar. Para tanto a educação se utiliza do currículo. No entanto, via de regra o currículo não é abordado em termos da sua amplitude, sendo basicamente considerado no aspecto em que compõe um rol de disciplinas com determinada carga horária a ser cumprida em determinado tempo. Este fato faz com que se desconheça certas implicações do currículo, pois mesmo considerado de um modo limitado, sua ação se extende em vários ângulos provocando implicações em vários sentidos. Esta abordagem do currículo acarreta uma ação educacional por parte dos educadores, deligada das implicações mais amplas vinculadas a esta ação. Por sua vez, o currículo pode vir a receber uma fundamentação baseada em diferentes teorias, e ser assim trabalhado sem que se indague as implicações decorrentes da direção que ele toma quando assin estruturado. Verifica-se assim uma falta de reflexão crítica em torno das implicações de uma determinada ação curricular. Em função deste contexto torna-se revelante uma anâlise crítica das implicações do curriculo centrado em determinada proposta teórica. Escolheu-se então, analisar criticamente as implicações do currículo centrado no esquema de referência teórico proposto por Skinner. Como suas implicações são amplas, foi delimitado para estudo o aspecto que diz respeito às suas implicações quanto à individualidade da pessoa. Para efeito desta anâlise, o currículo foi dimensionado em várias facetas, com o objetivo de se focalizar o tanto quanto possível sua abrangência. Posteriormente estas facetas foram preenchidas segundo os pressupostos de Skinner. Desse modo o currículo se encaminha para determinada direção, passando a ser objeto de análise crítica, onde são extraídos as implicações que ele acarreta para a individualidade do homem. A proposta de aprendizagem do currículo centrado no esquema de referência teórico proposto por Skinner, baseia-se sobretudo em procedimentos de instrução programada. Por sua vez, acredita-se que, apesar da instrução programada se caracterizar como um "ensino individualizado", ela é geradora de impedimentos e limitações para a individualidade do homem, pois em estrutura ela envolve um processo de aprendizagem que visa a modelagem de comportamento. A modelagen de comportamento por sua vez, é um procedimento que barra o desenvolvimento da individualidade, na medida em que visa o aperfeiçoamento da pessoa a partir de critérios externos, provenientes de caráter social, deixando de lado os critérios de desenvolvimento pessoal. A Educação, por sua vez, desenvolvendo-se através desse modelo curricular, se compromete com a manutenção do "status quo", com a manutenção do caráter social, modelando para ele os comportamentos da nova geração. Desse modo ela não permite que a pessoa se descubra em seus envolvimentos com o mundo, e se liberte através de uma praxis transformadora visando a humanização, sua, do outro e do mundo. Nesse sentido ela poderá promover o desenvolvimento de uma sociedade, onde as pessoas modeladas agem mecanicamente, robotizadas pelos condicionamentos a que foram expostas, sem pode ren se expressar como seres humanos que buscam se conhecer, conhecer sua essência. Uma sociedade assim estruturada, consequentemente sera opressiva ao ser humano, pois ao modelar os comportamentos estará neutralizando a individualidade de cada um. Por sua vez, educação que promove este tipo de sociedade também sera opressiva e dominadora do ser humano, pois visaro não em função dele mesmo, de modo a garantir-lhe condições para que ele se descubra e estruture meios de se auto-realizar em função desta descoberta. Ela visaro em função do que deseja dele para manter o funcionamento da sociedade, para manter o carâter social e o poder dos que determinam o caráter socialporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Educação: Supervisão e CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículoSkinnerAs implicações do currículo centrado na proposição de Skinnerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.txtMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.txtExtracted texttext/plain128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/2/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.txtfce1ce9c69c3ff3264a1ae0ee4655f02MD52THUMBNAILMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.jpgMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/3/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.jpg094d2ed2a04668ffcc48ba3e2be06bcaMD53ORIGINALMaria Luiza Andreozzi Da Costa MESTRADO.pdfapplication/pdf3910750https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/1/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf5ba2b0a955b2d8c1aabf90217ff6e3bbMD51handle/423412024-07-26 01:02:10.826oai:repositorio.pucsp.br:handle/42341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-07-26T04:02:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
title As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
spellingShingle As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
Costa, Maria Luiza Andreozzi da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Skinner
title_short As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
title_full As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
title_fullStr As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
title_full_unstemmed As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
title_sort As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner
author Costa, Maria Luiza Andreozzi da
author_facet Costa, Maria Luiza Andreozzi da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traldi, Lady Lina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9758302968191367
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Luiza Andreozzi da
contributor_str_mv Traldi, Lady Lina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Skinner
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Skinner
description Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
publishDate 1978
dc.date.issued.fl_str_mv 1978-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-24T12:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-24T12:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Maria Luiza Andreozzi da. As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1978.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341
identifier_str_mv Costa, Maria Luiza Andreozzi da. As implicações do currículo centrado na proposição de Skinner. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1978.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação: Supervisão e Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/2/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/3/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42341/1/Maria%20Luiza%20Andreozzi%20Da%20Costa%20MESTRADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fce1ce9c69c3ff3264a1ae0ee4655f02
094d2ed2a04668ffcc48ba3e2be06bca
5ba2b0a955b2d8c1aabf90217ff6e3bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277772401475584