Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Vitória Grídvia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40866
Resumo: This thesis is composed of three studies that focused on the teaching of Behavior Analysis (BA) in Brazil. Study 1, published in RBTCC, aimed to analyze works that mapped misunderstandings about BA reproduced in different media and strategies used to overcome them. Study 2 consists of a review of the national literature on the procedures used to teach BA, an analysis of the training offered, and the reports about the experiences of teachers and monitors of BA about teaching. Study 3 aimed to produce empirical data on the teaching of BA in Psychology undergraduate courses in Brazil based on the responses of teachers of BA to an electronic questionnaire that included, among other things, the academic training of the teacher, the procedures used for teaching and institutional characteristics. Taken together, the data from the three studies highlighted difficulties in teaching BA such as the persistence of misunderstandings about the area, institutional contingencies, limited coverage of the content offered in academic disciplines and little use of behavioral procedures for teaching. Greater dissemination of teaching strategies that produce good results is suggested as well as the development of more studies that evaluate the use of behavioral principles in teaching, respecting institutional characteristics
id PUC_SP-1_d303f9123c44dc936d27e14c4d0148f6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40866
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Malerbi, Fani Eta Kornhttp://lattes.cnpq.br/3830071371442519http://lattes.cnpq.br/8618707843996185Bandeira, Vitória Grídvia2024-01-27T20:59:09Z2024-01-27T20:59:09Z2023-11-24Bandeira, Vitória Grídvia. Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40866This thesis is composed of three studies that focused on the teaching of Behavior Analysis (BA) in Brazil. Study 1, published in RBTCC, aimed to analyze works that mapped misunderstandings about BA reproduced in different media and strategies used to overcome them. Study 2 consists of a review of the national literature on the procedures used to teach BA, an analysis of the training offered, and the reports about the experiences of teachers and monitors of BA about teaching. Study 3 aimed to produce empirical data on the teaching of BA in Psychology undergraduate courses in Brazil based on the responses of teachers of BA to an electronic questionnaire that included, among other things, the academic training of the teacher, the procedures used for teaching and institutional characteristics. Taken together, the data from the three studies highlighted difficulties in teaching BA such as the persistence of misunderstandings about the area, institutional contingencies, limited coverage of the content offered in academic disciplines and little use of behavioral procedures for teaching. Greater dissemination of teaching strategies that produce good results is suggested as well as the development of more studies that evaluate the use of behavioral principles in teaching, respecting institutional characteristicsEsta tese é composta por três estudos que focaram o ensino de Análise do Comportamento (AC) no Brasil. O estudo 1, publicado na RBTCC, teve como objetivo analisar trabalhos que mapearam incompreensões sobre a AC reproduzidas em diferentes meios de divulgação e as estratégias adotadas para superá-las. O estudo 2 consistiu em uma revisão da literatura nacional sobre os procedimentos empregados para o ensino de AC, a análise da formação ofertada, além de relatos de experiências de professores e monitores de disciplinas de AC a respeito do ensino. O estudo 3 teve como objetivo produzir dados empíricos sobre o ensino de AC na graduação em Psicologia no Brasil a partir das respostas de professores de disciplinas de AC a um questionário eletrônico que contemplava, entre outras coisas, a formação acadêmica do docente, os procedimentos empregados para o ensino e as características institucionais. Em conjunto, os dados dos três estudos apontaram dificuldades para o ensino de AC como a persistência de incompreensões sobre a área, contingências institucionais, limitada abrangência do conteúdo ofertado nas disciplinas e pouca utilização de procedimentos comportamentais para o ensino. Sugere-se maior divulgação das estratégias de ensino que têm produzido bons resultados e desenvolvimento de mais estudos que avaliem o emprego dos princípios comportamentais no ensino, respeitando as características institucionaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALAnálise do comportamentoEnsinoGraduaçãoBehavior analysisTeachingUndergraduateEnsino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVitória Grídvia Bandeira..pdfapplication/pdf1020493https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40866/1/Vit%c3%b3ria%20Gr%c3%addvia%20Bandeira..pdfc7b4dd9d9588f9942826b704fdec202eMD51handle/408662024-02-05 12:42:51.641oai:repositorio.pucsp.br:handle/40866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-02-05T15:42:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
title Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
spellingShingle Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
Bandeira, Vitória Grídvia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Análise do comportamento
Ensino
Graduação
Behavior analysis
Teaching
Undergraduate
title_short Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
title_full Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
title_fullStr Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
title_full_unstemmed Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
title_sort Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil
author Bandeira, Vitória Grídvia
author_facet Bandeira, Vitória Grídvia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malerbi, Fani Eta Korn
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3830071371442519
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8618707843996185
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Vitória Grídvia
contributor_str_mv Malerbi, Fani Eta Korn
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Análise do comportamento
Ensino
Graduação
Behavior analysis
Teaching
Undergraduate
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Ensino
Graduação
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior analysis
Teaching
Undergraduate
description This thesis is composed of three studies that focused on the teaching of Behavior Analysis (BA) in Brazil. Study 1, published in RBTCC, aimed to analyze works that mapped misunderstandings about BA reproduced in different media and strategies used to overcome them. Study 2 consists of a review of the national literature on the procedures used to teach BA, an analysis of the training offered, and the reports about the experiences of teachers and monitors of BA about teaching. Study 3 aimed to produce empirical data on the teaching of BA in Psychology undergraduate courses in Brazil based on the responses of teachers of BA to an electronic questionnaire that included, among other things, the academic training of the teacher, the procedures used for teaching and institutional characteristics. Taken together, the data from the three studies highlighted difficulties in teaching BA such as the persistence of misunderstandings about the area, institutional contingencies, limited coverage of the content offered in academic disciplines and little use of behavioral procedures for teaching. Greater dissemination of teaching strategies that produce good results is suggested as well as the development of more studies that evaluate the use of behavioral principles in teaching, respecting institutional characteristics
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-27T20:59:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-27T20:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bandeira, Vitória Grídvia. Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40866
identifier_str_mv Bandeira, Vitória Grídvia. Ensino de análise do comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40866/1/Vit%c3%b3ria%20Gr%c3%addvia%20Bandeira..pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7b4dd9d9588f9942826b704fdec202e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277870852276224