A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elizabeth Schivel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173
Resumo: This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiency
id PUC_SP-1_d39a970594e943ab97f223969d74b689
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36173
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Scarpato, MartaMartins, Elizabeth Schivel2023-07-10T15:32:20Z2023-07-10T15:32:20Z2011-04-30Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiencyO presente trabalho tem por finalidade abordar os fatores que contribuem para a contínua inexistência de uma prática oral nas aulas da disciplina de língua inglesa e discursar sobre uma proposta alternativa que visa minimizar a problemática. Primeiramente, apresenta uma visão histórica da legislação educacional no processo de ensino-aprendizagem do inglês e enfoca a formação do professor e o curso de Letras com habilitação para a Língua Inglesa. Posteriormente, apresenta uma diacronia de abordagens e métodos no ensino do inglês que conduzem à abordagem Dogme ELT. Esta abordagem apresenta uma filosofia de ensino que preconiza o uso minimalista de livros didáticos e de recursos tecnológicos e prioriza a comunicação verbal. Aduz que o aprendizado da língua inglesa se dá pelo seu uso contínuo e por exposição à língua-alvo e apresenta atividades e aplicações que visam desenvolver a proficiência oralporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMLíngua inglesaProficiência oralAbordagemDogme ELTEnglish languageOral proficiencyApproachDogme ELTA proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdfapplication/pdf333714https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/1/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdfd0915945df2d9153def7f5ed3a0d51ddMD51TEXTELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.txtELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain123126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/2/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.txt0e9de9535699bc262dc6d61985fddbc0MD52THUMBNAILELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.jpgELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1471https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/3/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.jpgd1245ed7e6dc3f9f8da0b11414b11e85MD53handle/361732023-07-11 01:08:02.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/36173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
title A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
spellingShingle A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
Martins, Elizabeth Schivel
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Língua inglesa
Proficiência oral
Abordagem
Dogme ELT
English language
Oral proficiency
Approach
Dogme ELT
title_short A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
title_full A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
title_fullStr A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
title_full_unstemmed A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
title_sort A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
author Martins, Elizabeth Schivel
author_facet Martins, Elizabeth Schivel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scarpato, Marta
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elizabeth Schivel
contributor_str_mv Scarpato, Marta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Língua inglesa
Proficiência oral
Abordagem
Dogme ELT
English language
Oral proficiency
Approach
Dogme ELT
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Proficiência oral
Abordagem
Dogme ELT
dc.subject.eng.fl_str_mv English language
Oral proficiency
Approach
Dogme ELT
description This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiency
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173
identifier_str_mv Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/1/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/2/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/3/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0915945df2d9153def7f5ed3a0d51dd
0e9de9535699bc262dc6d61985fddbc0
d1245ed7e6dc3f9f8da0b11414b11e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277971086704640