A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173 |
Resumo: | This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiency |
id |
PUC_SP-1_d39a970594e943ab97f223969d74b689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36173 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Scarpato, MartaMartins, Elizabeth Schivel2023-07-10T15:32:20Z2023-07-10T15:32:20Z2011-04-30Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiencyO presente trabalho tem por finalidade abordar os fatores que contribuem para a contínua inexistência de uma prática oral nas aulas da disciplina de língua inglesa e discursar sobre uma proposta alternativa que visa minimizar a problemática. Primeiramente, apresenta uma visão histórica da legislação educacional no processo de ensino-aprendizagem do inglês e enfoca a formação do professor e o curso de Letras com habilitação para a Língua Inglesa. Posteriormente, apresenta uma diacronia de abordagens e métodos no ensino do inglês que conduzem à abordagem Dogme ELT. Esta abordagem apresenta uma filosofia de ensino que preconiza o uso minimalista de livros didáticos e de recursos tecnológicos e prioriza a comunicação verbal. Aduz que o aprendizado da língua inglesa se dá pelo seu uso contínuo e por exposição à língua-alvo e apresenta atividades e aplicações que visam desenvolver a proficiência oralporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMLíngua inglesaProficiência oralAbordagemDogme ELTEnglish languageOral proficiencyApproachDogme ELTA proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdfapplication/pdf333714https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/1/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdfd0915945df2d9153def7f5ed3a0d51ddMD51TEXTELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.txtELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain123126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/2/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.txt0e9de9535699bc262dc6d61985fddbc0MD52THUMBNAILELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.jpgELIZABETH SCHIVEL MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1471https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/3/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.jpgd1245ed7e6dc3f9f8da0b11414b11e85MD53handle/361732023-07-11 01:08:02.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/36173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
title |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
spellingShingle |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa Martins, Elizabeth Schivel CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Língua inglesa Proficiência oral Abordagem Dogme ELT English language Oral proficiency Approach Dogme ELT |
title_short |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
title_full |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
title_fullStr |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
title_full_unstemmed |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
title_sort |
A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa |
author |
Martins, Elizabeth Schivel |
author_facet |
Martins, Elizabeth Schivel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elizabeth Schivel |
contributor_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Língua inglesa Proficiência oral Abordagem Dogme ELT English language Oral proficiency Approach Dogme ELT |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Proficiência oral Abordagem Dogme ELT |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English language Oral proficiency Approach Dogme ELT |
description |
This paper aims at presenting the factors that contribute to the inexistence of an oral practice in the English Language classes and discourses about an alternative to minimize this issue. Firstly, it presents a historical view of the educational legislation regarding the teaching-learning process of the English language and focuses on the teacher’s formation and the Liberal Arts course with a major in English Teaching. Secondly, it presents a diachrony of approaches and methods that leads to Dogme ELT. This approach presents a philosophy of teaching that praises minimalistic use of textbooks and technological resources and prioritizes verbal communication. Shows that one learns English by using it actively and by exposure to the target language and presents activities and applications that are designed to develop oral proficiency |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173 |
identifier_str_mv |
Martins, Elizabeth Schivel. A proficiência oral do inglês no curso de letras uma proposta alternativa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/1/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/2/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36173/3/ELIZABETH%20SCHIVEL%20MARTINS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0915945df2d9153def7f5ed3a0d51dd 0e9de9535699bc262dc6d61985fddbc0 d1245ed7e6dc3f9f8da0b11414b11e85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277971086704640 |