Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karrer, Mônica
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id PUC_SP-1_d440ce0fce144bb465c5775974eb2d1b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11144
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Magina, Sandra Maria PintoKarrer, Mônica2016-04-27T16:57:55Z2007-09-131999-03-23Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo deste trabalho consistiu em investigar se uma seqüência didática significativa para o ensino dos logaritmos, aliada ao uso da calculadora, favoreceria a formação deste conceito. Para isso, construímos uma seqüência de ensino, fundamentada nas teorias psicológicas e educacionais, que partiu de situações-problema exponenciais. Neste caso, o logaritmo foi introduzido como uma necessidade de estudo, assumindo o papel de ferramenta para a resolução desses problemas. Trabalhamos com dois grupos: experimental e de referência. Estes se submeteram a um pré-teste antes de serem introduzidos neste novo conceito, para em seguida estudarem os logaritmos segundo abordagens distintas. Enquanto o grupo experimental realizou o estudo através de nossa seqüência, o grupo de referência seguiu a abordagem tradicional apresentada nos livros didáticos. Por fim, os dois grupos realizaram um pós-teste, cujos resultados foram analisados sob os seguintes pontos de vista: análise do desempenho geral dos grupos, dos desempenhos por item, por objetivo e por indivíduo e por fim a análise da qualidade dos erros e dos procedimentos. A conclusão obtida é a de que a abordagem desenvolvida por nossa seqüência favoreceu a formação do conceito de logaritmo para esse grupoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24318/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLogaritmos na escolaTabua de logaritmosMatematicaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoLogaritmosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALogaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_monica_karrer.pdf.txtdissertacao_monica_karrer.pdf.txtExtracted texttext/plain324777https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/3/dissertacao_monica_karrer.pdf.txt5c4531d67c1fdfc6ef38b4386a223e7fMD53ORIGINALdissertacao_monica_karrer.pdfapplication/pdf688576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/1/dissertacao_monica_karrer.pdfe10df87fe1bd2626f3003ed5ed49a263MD51THUMBNAILdissertacao_monica_karrer.pdf.jpgdissertacao_monica_karrer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/2/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111442022-04-28 07:26:21.773oai:repositorio.pucsp.br:handle/11144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:26:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
title Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
spellingShingle Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
Karrer, Mônica
Logaritmos na escola
Tabua de logaritmos
Matematica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Logaritmos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
title_full Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
title_fullStr Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
title_full_unstemmed Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
title_sort Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
author Karrer, Mônica
author_facet Karrer, Mônica
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Karrer, Mônica
contributor_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Logaritmos na escola
Tabua de logaritmos
Matematica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Logaritmos
topic Logaritmos na escola
Tabua de logaritmos
Matematica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Logaritmos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-03-23
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144
identifier_str_mv Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/3/dissertacao_monica_karrer.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/1/dissertacao_monica_karrer.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/2/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c4531d67c1fdfc6ef38b4386a223e7f
e10df87fe1bd2626f3003ed5ed49a263
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277874902925312