Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
PUC_SP-1_d440ce0fce144bb465c5775974eb2d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11144 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Magina, Sandra Maria PintoKarrer, Mônica2016-04-27T16:57:55Z2007-09-131999-03-23Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo deste trabalho consistiu em investigar se uma seqüência didática significativa para o ensino dos logaritmos, aliada ao uso da calculadora, favoreceria a formação deste conceito. Para isso, construímos uma seqüência de ensino, fundamentada nas teorias psicológicas e educacionais, que partiu de situações-problema exponenciais. Neste caso, o logaritmo foi introduzido como uma necessidade de estudo, assumindo o papel de ferramenta para a resolução desses problemas. Trabalhamos com dois grupos: experimental e de referência. Estes se submeteram a um pré-teste antes de serem introduzidos neste novo conceito, para em seguida estudarem os logaritmos segundo abordagens distintas. Enquanto o grupo experimental realizou o estudo através de nossa seqüência, o grupo de referência seguiu a abordagem tradicional apresentada nos livros didáticos. Por fim, os dois grupos realizaram um pós-teste, cujos resultados foram analisados sob os seguintes pontos de vista: análise do desempenho geral dos grupos, dos desempenhos por item, por objetivo e por indivíduo e por fim a análise da qualidade dos erros e dos procedimentos. A conclusão obtida é a de que a abordagem desenvolvida por nossa seqüência favoreceu a formação do conceito de logaritmo para esse grupoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24318/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLogaritmos na escolaTabua de logaritmosMatematicaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoLogaritmosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALogaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_monica_karrer.pdf.txtdissertacao_monica_karrer.pdf.txtExtracted texttext/plain324777https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/3/dissertacao_monica_karrer.pdf.txt5c4531d67c1fdfc6ef38b4386a223e7fMD53ORIGINALdissertacao_monica_karrer.pdfapplication/pdf688576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/1/dissertacao_monica_karrer.pdfe10df87fe1bd2626f3003ed5ed49a263MD51THUMBNAILdissertacao_monica_karrer.pdf.jpgdissertacao_monica_karrer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/2/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111442022-04-28 07:26:21.773oai:repositorio.pucsp.br:handle/11144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:26:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
title |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
spellingShingle |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora Karrer, Mônica Logaritmos na escola Tabua de logaritmos Matematica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Logaritmos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
title_full |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
title_fullStr |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
title_full_unstemmed |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
title_sort |
Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora |
author |
Karrer, Mônica |
author_facet |
Karrer, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magina, Sandra Maria Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karrer, Mônica |
contributor_str_mv |
Magina, Sandra Maria Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logaritmos na escola Tabua de logaritmos Matematica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Logaritmos |
topic |
Logaritmos na escola Tabua de logaritmos Matematica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Logaritmos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999-03-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144 |
identifier_str_mv |
Karrer, Mônica. Logaritmos: proposta de uma seqüência de ensino utilizando a calculadora. 1999. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/3/dissertacao_monica_karrer.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/1/dissertacao_monica_karrer.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11144/2/dissertacao_monica_karrer.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c4531d67c1fdfc6ef38b4386a223e7f e10df87fe1bd2626f3003ed5ed49a263 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277874902925312 |