Imo, audiovisual como arqueologia da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325 https://www.youtube.com/watch?v=glN4ufbA9Do |
Resumo: | Foucault (1969, p.173) I point out that archeology should not serve to affirm that objects and concepts, enunciations or theoretical choices disappear, but that the study of the past must serve to be able to “describe and analyze phenomena of continuity, return and repetition ”. The definition presented by Thomas Elseasser, in “Cinema as Archeology of the Media”, is that an archaeological approach reconnects and describes historical phenomena in different conceptual spaces, using dialogue with the past and dialogue with the “new”, from the point view of the present. With these theoretical contributions, and produced from different media and obsolete devices, drawing a parallel of evolution and use of the “old in the new” and the “new in the old”, this product brought to the sensitive world, through an audiovisual installation , the ideals of obsolescence poetics, presenting audiovisual as Media Archeology, through the fragmentation of the previously audiovisual work in the individual media that compose it. In order to question the idea of programmed obsolescence - created in 1920 by Alfred P. Sloan, then president of General Motors -, in addition to investigating the ramifications reached by audiovisual within the broad scope of the media and presenting in a playful and aesthetically elaborated way constituent fragments of an audiovisual production. imo was created using obsolete devices, from video capture, montage and exposure |
id |
PUC_SP-1_d489cc48676ee6faff3c43998ea54db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32325 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Prioste, Marcelo VieiraOliveira, Mariana Vieira de2023-05-30T21:04:00Z2023-05-30T21:04:00Z2020-12-02Oliveira, Mariana Vieira de. Imo, audiovisual como arqueologia da mídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325https://www.youtube.com/watch?v=glN4ufbA9DoFoucault (1969, p.173) I point out that archeology should not serve to affirm that objects and concepts, enunciations or theoretical choices disappear, but that the study of the past must serve to be able to “describe and analyze phenomena of continuity, return and repetition ”. The definition presented by Thomas Elseasser, in “Cinema as Archeology of the Media”, is that an archaeological approach reconnects and describes historical phenomena in different conceptual spaces, using dialogue with the past and dialogue with the “new”, from the point view of the present. With these theoretical contributions, and produced from different media and obsolete devices, drawing a parallel of evolution and use of the “old in the new” and the “new in the old”, this product brought to the sensitive world, through an audiovisual installation , the ideals of obsolescence poetics, presenting audiovisual as Media Archeology, through the fragmentation of the previously audiovisual work in the individual media that compose it. In order to question the idea of programmed obsolescence - created in 1920 by Alfred P. Sloan, then president of General Motors -, in addition to investigating the ramifications reached by audiovisual within the broad scope of the media and presenting in a playful and aesthetically elaborated way constituent fragments of an audiovisual production. imo was created using obsolete devices, from video capture, montage and exposureFoucault (1969, p.173) aponto que a arqueologia não deve servir para afirmar que os objetos e conceitos, enunciações ou escolhas teóricas desaparecem, mas que o estudo do passado deve servir para podermos “descrever e analisar fenômenos de continuidade, retorno e repetição”. Já a definição apresentada por Thomas Elseasser, em “Cinema como Arqueologia das Mídias”, é de que uma abordagem arqueológica reconecta e descreve fenômenos históricos em espaços conceituais diferentes, utilizando do diálogo com o passado e do diálogo com o “novo”, do ponto de vista do presente. Com estes aportes teóricos, e produzido a partir de diferentes mídias e dispositivos obsoletos, traçando um paralelo de evolução e aproveitamento do “velho no novo” e do “novo no velho”, este produto trouxe ao mundo sensível, por meio de uma instalação audiovisual, os ideais da poética da obsolescência, apresentando o audiovisual como Arqueologia das Mídias, através da fragmentação da obra, previamente, audiovisual nas mídias individuais que a compõem. Com o objetivo de questionar a ideia de obsolescência programada - criada em 1920 por Alfred P. Sloan, então presidente da General Motors -, além de investigar as ramificações alcançadas pelo audiovisual dentro do âmbito amplo das mídias e apresentar de forma lúdica e esteticamente elaborada os fragmentos constituintes de uma produção audiovisual. imo foi criada a partir da utilização de dispositivos obsoletos, desde a captura de vídeo, montagem e exposiçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em Comunicação e MultimeiosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArqueologia das mídiasVideoinstalaçãoPoética da obsolescênciaMedia archeologyVideo installationPoetics of obsolescenceImo, audiovisual como arqueologia da mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALimo, audiovisual.mp4imo, audiovisual.mp4application/octet-stream10018699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/4/imo%2c%20audiovisual.mp428e344bc56e5f1300ac50aa7a7a21d86MD54IMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdfIMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdfapplication/pdf3296469https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/5/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf717c76caef558c41b99b244786e02038MD55TEXTIMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdf.txtIMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdf.txtExtracted texttext/plain39276https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/2/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf.txted0d70673ae0d06906635ec7c1ab1dcfMD52THUMBNAILIMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdf.jpgIMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/3/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf.jpgdb66d072c1304821eeb238c00cb8147aMD53handle/323252024-07-24 09:28:19.351oai:repositorio.pucsp.br:handle/32325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-07-24T12:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
title |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
spellingShingle |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia Oliveira, Mariana Vieira de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Arqueologia das mídias Videoinstalação Poética da obsolescência Media archeology Video installation Poetics of obsolescence |
title_short |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
title_full |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
title_fullStr |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
title_full_unstemmed |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
title_sort |
Imo, audiovisual como arqueologia da mídia |
author |
Oliveira, Mariana Vieira de |
author_facet |
Oliveira, Mariana Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prioste, Marcelo Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana Vieira de |
contributor_str_mv |
Prioste, Marcelo Vieira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Arqueologia das mídias Videoinstalação Poética da obsolescência Media archeology Video installation Poetics of obsolescence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arqueologia das mídias Videoinstalação Poética da obsolescência |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media archeology Video installation Poetics of obsolescence |
description |
Foucault (1969, p.173) I point out that archeology should not serve to affirm that objects and concepts, enunciations or theoretical choices disappear, but that the study of the past must serve to be able to “describe and analyze phenomena of continuity, return and repetition ”. The definition presented by Thomas Elseasser, in “Cinema as Archeology of the Media”, is that an archaeological approach reconnects and describes historical phenomena in different conceptual spaces, using dialogue with the past and dialogue with the “new”, from the point view of the present. With these theoretical contributions, and produced from different media and obsolete devices, drawing a parallel of evolution and use of the “old in the new” and the “new in the old”, this product brought to the sensitive world, through an audiovisual installation , the ideals of obsolescence poetics, presenting audiovisual as Media Archeology, through the fragmentation of the previously audiovisual work in the individual media that compose it. In order to question the idea of programmed obsolescence - created in 1920 by Alfred P. Sloan, then president of General Motors -, in addition to investigating the ramifications reached by audiovisual within the broad scope of the media and presenting in a playful and aesthetically elaborated way constituent fragments of an audiovisual production. imo was created using obsolete devices, from video capture, montage and exposure |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-30T21:04:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-30T21:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana Vieira de. Imo, audiovisual como arqueologia da mídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325 https://www.youtube.com/watch?v=glN4ufbA9Do |
identifier_str_mv |
Oliveira, Mariana Vieira de. Imo, audiovisual como arqueologia da mídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325 https://www.youtube.com/watch?v=glN4ufbA9Do |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Comunicação e Multimeios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/4/imo%2c%20audiovisual.mp4 https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/5/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/2/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32325/3/IMO%2c%20audiovisual%20como%20arqueologia%20da%20m%c3%addia_Mariana%20Vieira%20de%20Ol.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e344bc56e5f1300ac50aa7a7a21d86 717c76caef558c41b99b244786e02038 ed0d70673ae0d06906635ec7c1ab1dcf db66d072c1304821eeb238c00cb8147a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277842165334016 |