Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segundo, Thatiana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315
Resumo: This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the self
id PUC_SP-1_d6cfcb257fdaf572dc9d9a9d3a8eba61
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16315
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Laurinda Ramalho deSegundo, Thatiana2016-04-28T20:57:14Z2007-09-202007-05-29Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the selfEsta pesquisa teve como tema de estudo a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem do aluno. Para a coleta de dados foi utilizado questionário aberto, aplicado a 102 adolescentes cursando a 8ª série de uma escola particular da região da Grande São Paulo. Buscou-se identificar por meio das situações descritas pelos adolescentes quais as práticas e comportamentos de professores que se mostram eficazes ou ineficazes à aprendizagem. A análise dessas situações partiu de três eixos: a condução da aula pelo docente, seu comportamento e a reação provocada no aluno. A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon deu sustentação à análise. Verificou-se que os conjuntos funcionais afetividade e cognição exercem, simultaneamente, conquistas de impacto uma sobre a outra, e são indissociáveis. Os resultados indicaram ainda que o conhecimento da evolução da afetividade em cada estágio do desenvolvimento, e principalmente na adolescência por sua preponderância, é para o professor, ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem e conseqüentemente, na constituição da pessoaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32516/Thatiana%20Segundo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaHenri WallonAtuação docenteDimensão afetivaWallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacaoAfeto (Psicologia)AprendizagemEnsinoPratica de ensinoHenry Wallonteaching taticsaffectivity dimensionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAfetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTThatiana Segundo.pdf.txtThatiana Segundo.pdf.txtExtracted texttext/plain193358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/3/Thatiana%20Segundo.pdf.txt00c2133653d25437fe65b6b82824e127MD53ORIGINALThatiana Segundo.pdfapplication/pdf715440https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/1/Thatiana%20Segundo.pdf1e5fd76fffda2024bb8f467821f05c3dMD51THUMBNAILThatiana Segundo.pdf.jpgThatiana Segundo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3032https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/2/Thatiana%20Segundo.pdf.jpg9c110382efbbd988701a690080fbc0d9MD52handle/163152022-04-27 15:54:58.865oai:repositorio.pucsp.br:handle/16315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
title Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
spellingShingle Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
Segundo, Thatiana
Henri Wallon
Atuação docente
Dimensão afetiva
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao
Afeto (Psicologia)
Aprendizagem
Ensino
Pratica de ensino
Henry Wallon
teaching tatics
affectivity dimension
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
title_full Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
title_fullStr Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
title_full_unstemmed Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
title_sort Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
author Segundo, Thatiana
author_facet Segundo, Thatiana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Segundo, Thatiana
contributor_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Henri Wallon
Atuação docente
Dimensão afetiva
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao
Afeto (Psicologia)
Aprendizagem
Ensino
Pratica de ensino
topic Henri Wallon
Atuação docente
Dimensão afetiva
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao
Afeto (Psicologia)
Aprendizagem
Ensino
Pratica de ensino
Henry Wallon
teaching tatics
affectivity dimension
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Henry Wallon
teaching tatics
affectivity dimension
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the self
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315
identifier_str_mv Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/3/Thatiana%20Segundo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/1/Thatiana%20Segundo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/2/Thatiana%20Segundo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00c2133653d25437fe65b6b82824e127
1e5fd76fffda2024bb8f467821f05c3d
9c110382efbbd988701a690080fbc0d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278005377236992