Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315 |
Resumo: | This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the self |
id |
PUC_SP-1_d6cfcb257fdaf572dc9d9a9d3a8eba61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16315 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Laurinda Ramalho deSegundo, Thatiana2016-04-28T20:57:14Z2007-09-202007-05-29Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the selfEsta pesquisa teve como tema de estudo a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem do aluno. Para a coleta de dados foi utilizado questionário aberto, aplicado a 102 adolescentes cursando a 8ª série de uma escola particular da região da Grande São Paulo. Buscou-se identificar por meio das situações descritas pelos adolescentes quais as práticas e comportamentos de professores que se mostram eficazes ou ineficazes à aprendizagem. A análise dessas situações partiu de três eixos: a condução da aula pelo docente, seu comportamento e a reação provocada no aluno. A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon deu sustentação à análise. Verificou-se que os conjuntos funcionais afetividade e cognição exercem, simultaneamente, conquistas de impacto uma sobre a outra, e são indissociáveis. Os resultados indicaram ainda que o conhecimento da evolução da afetividade em cada estágio do desenvolvimento, e principalmente na adolescência por sua preponderância, é para o professor, ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem e conseqüentemente, na constituição da pessoaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32516/Thatiana%20Segundo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaHenri WallonAtuação docenteDimensão afetivaWallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacaoAfeto (Psicologia)AprendizagemEnsinoPratica de ensinoHenry Wallonteaching taticsaffectivity dimensionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAfetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTThatiana Segundo.pdf.txtThatiana Segundo.pdf.txtExtracted texttext/plain193358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/3/Thatiana%20Segundo.pdf.txt00c2133653d25437fe65b6b82824e127MD53ORIGINALThatiana Segundo.pdfapplication/pdf715440https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/1/Thatiana%20Segundo.pdf1e5fd76fffda2024bb8f467821f05c3dMD51THUMBNAILThatiana Segundo.pdf.jpgThatiana Segundo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3032https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/2/Thatiana%20Segundo.pdf.jpg9c110382efbbd988701a690080fbc0d9MD52handle/163152022-04-27 15:54:58.865oai:repositorio.pucsp.br:handle/16315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
title |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
spellingShingle |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem Segundo, Thatiana Henri Wallon Atuação docente Dimensão afetiva Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao Afeto (Psicologia) Aprendizagem Ensino Pratica de ensino Henry Wallon teaching tatics affectivity dimension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
title_full |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
title_fullStr |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
title_sort |
Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem |
author |
Segundo, Thatiana |
author_facet |
Segundo, Thatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segundo, Thatiana |
contributor_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Henri Wallon Atuação docente Dimensão afetiva Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao Afeto (Psicologia) Aprendizagem Ensino Pratica de ensino |
topic |
Henri Wallon Atuação docente Dimensão afetiva Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Critica e interpretacao Afeto (Psicologia) Aprendizagem Ensino Pratica de ensino Henry Wallon teaching tatics affectivity dimension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Henry Wallon teaching tatics affectivity dimension |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research focused on the teaching action as an element which may contribute or make the students' learning process more difficult. An open questionnaire was applied as a way of collecting data from 102 teenagers attending the 8th degree in a private school in the great São Paulo region, in order to identify, through the situation described by the students, what sort of teacher's actions and behavior were more effective on the learning process.The analysis of the situation mencioned above was based on three axis: the teacher's process of teaching, his or her behavior and the students' reaction to it. The analysis was supported by the Henri Wallon's theory of development. It became clear from this analysis that the funcional set affectivity-intelligence bears impelling gains on each other, simultaniously, and are unseparable. The results indicated that the knowledge of the affectivity evolution in each stage of development , specially in adolescence due to its predominace, is to the teacher a tool which contributes in the teaching-learning process and, therefore, to the constitution of the self |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315 |
identifier_str_mv |
Segundo, Thatiana. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: a atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/3/Thatiana%20Segundo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/1/Thatiana%20Segundo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16315/2/Thatiana%20Segundo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00c2133653d25437fe65b6b82824e127 1e5fd76fffda2024bb8f467821f05c3d 9c110382efbbd988701a690080fbc0d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278005377236992 |