As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Adriano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15993
Resumo: The present study aims to understand the Pedagogy graduands social representations about justice - constituent content of the ethics as a Transversal Theme. Whereas quality education goes beyond cognitive performance measured by tests which evaluates proficiency in Portuguese language and Mathematics, this research intends to ponder over a value education based on ethics preconized by the National Curricular Parameters (NCPs). Identifying the graduands justice social representations can give us elements to ponder over the competence of these future teachers with regard to an ethics principles education which stimulates the consideration and critical analysis of value. One hundred and forty graduands answered to a questionnaire composed of 11 school quotidian circumstance questions, as well as a profile questionnaire, and the collected data were processed and analyzed employing the ALCESTE software. The answers did not express a direct and effective action aiming to give a solution to the cases. Regarding the social representations we verified that the graduands are inclined to represent one´s right to have justice, nevertheless without a definite anchorage, what leads to the evidence of a naturalness of this right
id PUC_SP-1_d8789509c7bc08b52b130a515b532563
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15993
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sousa, Clarilza Prado dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485024D3Moro, Adriano2016-04-28T20:56:23Z2011-06-212011-05-31Moro, Adriano. As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15993The present study aims to understand the Pedagogy graduands social representations about justice - constituent content of the ethics as a Transversal Theme. Whereas quality education goes beyond cognitive performance measured by tests which evaluates proficiency in Portuguese language and Mathematics, this research intends to ponder over a value education based on ethics preconized by the National Curricular Parameters (NCPs). Identifying the graduands justice social representations can give us elements to ponder over the competence of these future teachers with regard to an ethics principles education which stimulates the consideration and critical analysis of value. One hundred and forty graduands answered to a questionnaire composed of 11 school quotidian circumstance questions, as well as a profile questionnaire, and the collected data were processed and analyzed employing the ALCESTE software. The answers did not express a direct and effective action aiming to give a solution to the cases. Regarding the social representations we verified that the graduands are inclined to represent one´s right to have justice, nevertheless without a definite anchorage, what leads to the evidence of a naturalness of this rightObjetiva-se, neste estudo, compreender as representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça - conteúdo componente da ética como Tema Transversal. Considerando que educação de qualidade vai além do desempenho cognitivo, medido por exames que avaliam proficiência em língua portuguesa e matemática, esta pesquisa volta-se para refletir acerca de uma educação valorativa, baseada na ética preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Identificar as representações sociais de justiça dos graduandos pode nos dar elementos para refletir quanto ao preparo desses futuros docentes em relação a uma educação de princípios éticos, que incentive a reflexão e a análise crítica de valores. Cento e quarenta graduandos responderam a um questionário composto por 11 questões situacionais do cotidiano escolar, assim como a um questionário de perfil, e os dados coletados foram processados e analisados com utilização do software ALCESTE. As respostas não expressaram ação direta e efetiva, no sentido de dar solução aos casos. No que tange às representações sociais, verificamos que os graduandos tendem a representar o direito de se ter justiça, entretanto sem ancoragem precisa, o que nos leva a constatar uma naturalização desse direitoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32171/Adriano%20Moro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaÉticaJustiçaGraduandos de pedagogiaRepresentações sociaisEthicsJusticePedagogy graduandsSocial representationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAs representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriano Moro.pdf.txtAdriano Moro.pdf.txtExtracted texttext/plain402720https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/3/Adriano%20Moro.pdf.txt1f37c2bf732cdea4c274abe6492fe574MD53ORIGINALAdriano Moro.pdfapplication/pdf1558876https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/1/Adriano%20Moro.pdf5d14006a6d395aebc919cc9530d2947fMD51THUMBNAILAdriano Moro.pdf.jpgAdriano Moro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/2/Adriano%20Moro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/159932022-04-28 13:14:53.264oai:repositorio.pucsp.br:handle/15993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:14:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
title As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
spellingShingle As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
Moro, Adriano
Ética
Justiça
Graduandos de pedagogia
Representações sociais
Ethics
Justice
Pedagogy graduands
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
title_full As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
title_fullStr As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
title_full_unstemmed As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
title_sort As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal
author Moro, Adriano
author_facet Moro, Adriano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485024D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Adriano
contributor_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Justiça
Graduandos de pedagogia
Representações sociais
topic Ética
Justiça
Graduandos de pedagogia
Representações sociais
Ethics
Justice
Pedagogy graduands
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Justice
Pedagogy graduands
Social representations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The present study aims to understand the Pedagogy graduands social representations about justice - constituent content of the ethics as a Transversal Theme. Whereas quality education goes beyond cognitive performance measured by tests which evaluates proficiency in Portuguese language and Mathematics, this research intends to ponder over a value education based on ethics preconized by the National Curricular Parameters (NCPs). Identifying the graduands justice social representations can give us elements to ponder over the competence of these future teachers with regard to an ethics principles education which stimulates the consideration and critical analysis of value. One hundred and forty graduands answered to a questionnaire composed of 11 school quotidian circumstance questions, as well as a profile questionnaire, and the collected data were processed and analyzed employing the ALCESTE software. The answers did not express a direct and effective action aiming to give a solution to the cases. Regarding the social representations we verified that the graduands are inclined to represent one´s right to have justice, nevertheless without a definite anchorage, what leads to the evidence of a naturalness of this right
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Moro, Adriano. As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15993
identifier_str_mv Moro, Adriano. As representações sociais dos graduandos de pedagogia sobre justiça: conteúdo componente da ética como tema transversal. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/3/Adriano%20Moro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/1/Adriano%20Moro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15993/2/Adriano%20Moro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f37c2bf732cdea4c274abe6492fe574
5d14006a6d395aebc919cc9530d2947f
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277984022986752