Sopros diplomáticos e jazz de protesto: conflitos imperialistas dos EUA entre as décadas de 1950 e 1960 através da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Azeredo Penellas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32824
Resumo: The aim of this article is to analyze the jazz through social, historical, and diplomatic process during the decades of 1950 and 1960, when the music was used as a soft power for the dissemination of American Way of Life by the government of the U.S, and, at the same time, as a way of protest against the racial segregation and for the support of the civil rights. While musicians such as Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dave Brubeck and Benny Goodman did tours for the Middle East, Asia, Africa and Eastern Europe sponsored by the U.S government, being called “jazz diplomats”, other musicians such as Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane and Nina Simone would build a vanguard, composing musics condemning racism in the U.S,bringing african influences for jazz and protesting together with the radicalization of black power and for the civil rights
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spelling Tota, Antonio PedroPereira, Pedro Azeredo Penellas2023-06-07T21:09:38Z2023-06-07T21:09:38Z2022-12-02Pereira, Pedro Azeredo Penellas. Sopros diplomáticos e jazz de protesto: conflitos imperialistas dos EUA entre as décadas de 1950 e 1960 através da música. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32824The aim of this article is to analyze the jazz through social, historical, and diplomatic process during the decades of 1950 and 1960, when the music was used as a soft power for the dissemination of American Way of Life by the government of the U.S, and, at the same time, as a way of protest against the racial segregation and for the support of the civil rights. While musicians such as Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dave Brubeck and Benny Goodman did tours for the Middle East, Asia, Africa and Eastern Europe sponsored by the U.S government, being called “jazz diplomats”, other musicians such as Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane and Nina Simone would build a vanguard, composing musics condemning racism in the U.S,bringing african influences for jazz and protesting together with the radicalization of black power and for the civil rightsA proposta desse artigo é analisar o jazz através de processos históricos, sociais e diplomáticos, sobretudo como, entre as décadas de 1950 e 1960, a música foi usada como soft power para a propagação do American Way of Life pelo governo dos EUA e, ao mesmo tempo, como forma de protesto contra a segregação racial e à favor dos direitos civis. Enquanto músicos como Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dave Brubeck e Benny Goodman fizeram turnês pelo Oriente Médio, Ásia, África, e Leste Europeu patrocinados pelo governo dos EUA, sendo chamados de “diplomatas do jazz”, outros músicos como Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane e Nina Simone formariam uma vanguarda, compondo músicas que denunciavam o racismo nos EUA, trazendo influências africanas para o jazz e protestando ao lado da radicalização do movimento negro e pelos direitos civisporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em HistóriaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAJazzDiplomaciaSoft powerRebelião e movimento negroJazzDiplomacySoft powerRebellion , and Black PowerSopros diplomáticos e jazz de protesto: conflitos imperialistas dos EUA entre as décadas de 1950 e 1960 através da músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdfapplication/pdf387930https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32824/1/Pedro%20Azeredo_Pedro%20Azeredo%20Penell.pdf6995a6ea6412329d5c62b649fa8b29f2MD51TEXTPedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdf.txtPedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdf.txtExtracted texttext/plain83809https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32824/2/Pedro%20Azeredo_Pedro%20Azeredo%20Penell.pdf.txtc3c527a462cfec9782170f4ee31a6b4eMD52THUMBNAILPedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdf.jpgPedro Azeredo_Pedro Azeredo Penell.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32824/3/Pedro%20Azeredo_Pedro%20Azeredo%20Penell.pdf.jpg023e3d736f5a09025e05a4481c5625fbMD53handle/328242023-06-21 09:59:20.582oai:repositorio.pucsp.br:handle/32824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-21T12:59:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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