O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Thaís Dominiciano dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23784
Resumo: Considerando que a cada dia meninos e meninas são expulsos dos bancos escolares e assumem, como destino, os bancos de praças, passando a fazer uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA), este trabalho objetiva analisar narrativas de protagonistas desta realidade, a partir de suas memórias sobre a escola e o ingresso no mundo das drogas.Partindo de vozes comumente silenciadas, por meio da pesquisa narrativa, buscaremos responder à pergunta: O que as memórias de escolarização de dependentes químicos revelam sobre as situações-limites experienciadas no momento que os sujeitos adentram o mundo das drogas? FREIRE (1986; 1996; 2005) a principal referência para fundamentar essa pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são jovens e adultos que se encontram em tratamento, sob regime de internação, em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Procuramos investigar o quê a escola perpetua na memória destes sujeitos, com o objetivo de examinar a responsabilidade da escola e de condições pessoais, que os impulsionaram para a drogadição, e anunciar possibilidades de transformação de um contexto de exclusão escolar, fundamentadas em práticas humanizadoras. Esperamos com este estudo contribuir com aqueles(as) que enfrentam diariamente a problemática da drogadição nos mais diversos estágios do desenvolvimento humano.
id PUC_SP-1_dd7e0dd2f381160054895dcdfe418e76
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23784
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saul, Ana Mariahttp://lattes.cnpq.br/3593297164810859Reis, Thaís Dominiciano dos2021-10-22T19:56:34Z2021-10-22T19:56:34Z2020-04-13Reis, Thaís Dominiciano dos. O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23784Considerando que a cada dia meninos e meninas são expulsos dos bancos escolares e assumem, como destino, os bancos de praças, passando a fazer uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA), este trabalho objetiva analisar narrativas de protagonistas desta realidade, a partir de suas memórias sobre a escola e o ingresso no mundo das drogas.Partindo de vozes comumente silenciadas, por meio da pesquisa narrativa, buscaremos responder à pergunta: O que as memórias de escolarização de dependentes químicos revelam sobre as situações-limites experienciadas no momento que os sujeitos adentram o mundo das drogas? FREIRE (1986; 1996; 2005) a principal referência para fundamentar essa pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são jovens e adultos que se encontram em tratamento, sob regime de internação, em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Procuramos investigar o quê a escola perpetua na memória destes sujeitos, com o objetivo de examinar a responsabilidade da escola e de condições pessoais, que os impulsionaram para a drogadição, e anunciar possibilidades de transformação de um contexto de exclusão escolar, fundamentadas em práticas humanizadoras. Esperamos com este estudo contribuir com aqueles(as) que enfrentam diariamente a problemática da drogadição nos mais diversos estágios do desenvolvimento humano.Considering that every day boys and girls are expelled from school benches, and take as their destination the benches of squares, starting to make abusive use of psychoactive substances (SPA), this paper aims to analyze narratives of protagonists of this reality, from their memories about school and entering the drug world. Starting from voices commonly silenced, through narrative research, we will seek to answer the question: What do the memories of drug addiction schooling reveal about borderline situations experienced of people who entered the world of drugs? FREIRE (1986; 1996; 2005) be the main reference to support this research. The research subjects are young and adults who are undergoing treatment under hospitalization in a drug rehabilitation clinic. We will seek to investigate which school perpetuates in the memory of these subjects in order to examine the responsibility of the school and personal conditions that drove them to drug addiction, and announce possibilities for transformation of a context of school exclusion, based on humanizing practices. We hope with this study to contribute to those who face daily the problem of drug addiction in various stages of human developmentConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOViciados em drogas - ReabilitaçãoMemórias escolaresExclusão escolarDrug addicts - RehabilitationSchool memoriesSchool exclusionO olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicosThe look on the school in narratives of drug addictsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALThaís Dominiciano dos Reis.pdfapplication/pdf635306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/1/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdfa8f2d870ceb61c949fa0495c4e030fc1MD51TEXTThaís Dominiciano dos Reis.pdf.txtThaís Dominiciano dos Reis.pdf.txtExtracted texttext/plain180000https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/2/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdf.txtd26cef72e448d675447f1ee29eb5c776MD52THUMBNAILThaís Dominiciano dos Reis.pdf.jpgThaís Dominiciano dos Reis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/3/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdf.jpg4b60170f72c60e731a0f247061f96fb8MD53handle/237842021-11-10 10:20:02.94oai:repositorio.pucsp.br:handle/23784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-10T13:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The look on the school in narratives of drug addicts
title O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
spellingShingle O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
Reis, Thaís Dominiciano dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Viciados em drogas - Reabilitação
Memórias escolares
Exclusão escolar
Drug addicts - Rehabilitation
School memories
School exclusion
title_short O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
title_full O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
title_fullStr O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
title_full_unstemmed O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
title_sort O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos
author Reis, Thaís Dominiciano dos
author_facet Reis, Thaís Dominiciano dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saul, Ana Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3593297164810859
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Thaís Dominiciano dos
contributor_str_mv Saul, Ana Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Viciados em drogas - Reabilitação
Memórias escolares
Exclusão escolar
Drug addicts - Rehabilitation
School memories
School exclusion
dc.subject.por.fl_str_mv Viciados em drogas - Reabilitação
Memórias escolares
Exclusão escolar
Drug addicts - Rehabilitation
School memories
School exclusion
description Considerando que a cada dia meninos e meninas são expulsos dos bancos escolares e assumem, como destino, os bancos de praças, passando a fazer uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA), este trabalho objetiva analisar narrativas de protagonistas desta realidade, a partir de suas memórias sobre a escola e o ingresso no mundo das drogas.Partindo de vozes comumente silenciadas, por meio da pesquisa narrativa, buscaremos responder à pergunta: O que as memórias de escolarização de dependentes químicos revelam sobre as situações-limites experienciadas no momento que os sujeitos adentram o mundo das drogas? FREIRE (1986; 1996; 2005) a principal referência para fundamentar essa pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são jovens e adultos que se encontram em tratamento, sob regime de internação, em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Procuramos investigar o quê a escola perpetua na memória destes sujeitos, com o objetivo de examinar a responsabilidade da escola e de condições pessoais, que os impulsionaram para a drogadição, e anunciar possibilidades de transformação de um contexto de exclusão escolar, fundamentadas em práticas humanizadoras. Esperamos com este estudo contribuir com aqueles(as) que enfrentam diariamente a problemática da drogadição nos mais diversos estágios do desenvolvimento humano.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Reis, Thaís Dominiciano dos. O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23784
identifier_str_mv Reis, Thaís Dominiciano dos. O olhar sobre a escola em narrativa de dependentes químicos. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/1/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/2/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23784/3/Tha%c3%ads%20Dominiciano%20dos%20Reis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8f2d870ceb61c949fa0495c4e030fc1
d26cef72e448d675447f1ee29eb5c776
4b60170f72c60e731a0f247061f96fb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277938700386304