O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charlone, Martin Schertel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nível
id PUC_SP-1_def03a721c88c3df218e56ed66d9943b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28933
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sodelli, MarceloCharlone, Martin Schertel2022-10-14T20:32:28Z2022-10-14T20:32:28Z2010-06-20Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nívelporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducaçãoMundo contemporâneoSer(Im)propriedadeÉticaFenomenologia-existencialO (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdfapplication/pdf479430https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/1/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdfd8123a06872e9cb8cd7ad77da0906442MD51TEXTMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.txtMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain165999https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/2/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.txted46b6106574267aefc7621bd846b36bMD52THUMBNAILMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.jpgMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/3/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.jpg06b9b9d57c940ca8b5f5f0c3531561b7MD53handle/289332022-10-15 01:04:15.322oai:repositorio.pucsp.br:handle/28933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-15T04:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
title O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
spellingShingle O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
Charlone, Martin Schertel
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação
Mundo contemporâneo
Ser
(Im)propriedade
Ética
Fenomenologia-existencial
title_short O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
title_full O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
title_fullStr O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
title_full_unstemmed O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
title_sort O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
author Charlone, Martin Schertel
author_facet Charlone, Martin Schertel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sodelli, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Charlone, Martin Schertel
contributor_str_mv Sodelli, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação
Mundo contemporâneo
Ser
(Im)propriedade
Ética
Fenomenologia-existencial
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mundo contemporâneo
Ser
(Im)propriedade
Ética
Fenomenologia-existencial
description Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nível
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T20:32:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T20:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933
identifier_str_mv Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/1/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/2/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/3/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8123a06872e9cb8cd7ad77da0906442
ed46b6106574267aefc7621bd846b36b
06b9b9d57c940ca8b5f5f0c3531561b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796191022546944