O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nível |
id |
PUC_SP-1_def03a721c88c3df218e56ed66d9943b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28933 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sodelli, MarceloCharlone, Martin Schertel2022-10-14T20:32:28Z2022-10-14T20:32:28Z2010-06-20Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nívelporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducaçãoMundo contemporâneoSer(Im)propriedadeÉticaFenomenologia-existencialO (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdfapplication/pdf479430https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/1/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdfd8123a06872e9cb8cd7ad77da0906442MD51TEXTMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.txtMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain165999https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/2/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.txted46b6106574267aefc7621bd846b36bMD52THUMBNAILMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.jpgMARTIN SCHERTEL CHARLONE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/3/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.jpg06b9b9d57c940ca8b5f5f0c3531561b7MD53handle/289332022-10-15 01:04:15.322oai:repositorio.pucsp.br:handle/28933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-15T04:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
title |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
spellingShingle |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial Charlone, Martin Schertel CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação Mundo contemporâneo Ser (Im)propriedade Ética Fenomenologia-existencial |
title_short |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
title_full |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
title_fullStr |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
title_full_unstemmed |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
title_sort |
O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial |
author |
Charlone, Martin Schertel |
author_facet |
Charlone, Martin Schertel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charlone, Martin Schertel |
contributor_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação Mundo contemporâneo Ser (Im)propriedade Ética Fenomenologia-existencial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mundo contemporâneo Ser (Im)propriedade Ética Fenomenologia-existencial |
description |
Este trabalho apresenta uma discussão dos possíveis desdobramentos do mundo contemporâneo para a educação que nele se realiza. Como um estudo caracterizado pelo método de investigação desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial, nosso horizonte, a todo instante, será o da existência, ao qual nada pode ser atribuído de antemão. Compreendemos que o ser-humano tem como característica o serlivre e, por isso, apenas ele mesmo pode decidir acerca de sua existência. No entanto, devido à prevalência da lógica do impessoal, o ser-humano encontra no mundo atual caminhos que dificultam a possibilidade que ele tem de poder ser ele mesmo, isto é, existir com propriedade. Em meio a esse contexto, discutiremos a questão da ética enquanto o compromisso para com a existência de deixar o ser-humano ser ele mesmo. Para isso, tomaremos a educação enquanto um campo sensível a essa discussão e buscaremos investigar quais condições oferece àquele que nela se encontra de existir com propriedade. Poderemos perceber que ela, assim como os diversos campos de existência do ser-humano nos dias de hoje, configuram-se de tal modo que essa possibilidade está aviltada em grande nível |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T20:32:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T20:32:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933 |
identifier_str_mv |
Charlone, Martin Schertel. O (im)pensado na educação no mundo contemporâneo: um olhar fenomenológico-existencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/1/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/2/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28933/3/MARTIN%20SCHERTEL%20CHARLONE%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8123a06872e9cb8cd7ad77da0906442 ed46b6106574267aefc7621bd846b36b 06b9b9d57c940ca8b5f5f0c3531561b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796191022546944 |