Aprendizagem sem erros: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Tarsila Ocanha Patrício de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23794
Resumo: Historicamente, estudos na área de controle de estímulos consideravam que uma discriminação apenas podia ser estabelecida empregando-se o procedimento de reforçamento diferencial, também Denominado de “tentativa e erro”. A partir da década de 1960, Terrace (1963a, 1963b) demonstrou que, se forem empregados os procedimentos de fadingin/out e de sobreposição e fading in/out, é possível estabelecer uma discriminação sem erros, além de ter verificado que a ocorrência de erros na aprendizagem pode ter impacto em discriminações aprendidas anteriormente e gerar respostas emocionais nos indivíduos: estudos posteriores do mesmo autor sugeriram que um controle aversivo pode ser estabelecido pela ocorrência de erros em uma aprendizagem por “tentativa e erro”. Esses resultados estão em consonância com a proposta de Skinner (1972), segundo a qual o ensino deve ser planejado para que ocorra de forma gradual, preferencialmente empregando-se contingências de reforçamento positivo em vez de extinção ou punição. Pesquisas surgiram buscando replicar os achados de Terrace (1963a, 1963b) e empregando novos procedimentos aplicados a diferentes populações. A presente revisão teve como objetivo mapear a evolução desses estudos experimentais sobre a discriminação sem erros na análise do comportamento. Foram usadas quatro bases de dados: PubMed, PMC, PsycINFO e Google Scholar.Foram analisadas61 publicações. Os dados mostram que a maioria das publicações ocorre una década de 1970, principalmente pesquisas básicas empregando participantes humanos com desenvolvimento atípico. Os procedimentos mais frequentemente empregados foram: (a) fadingin/out; e (b) sobreposição e fading in/out, à semelhança dos estudos originais de Terrace (1963a, 1963b). Entretanto, foram identifica dos outros procedimentos, alguns dos quais se distanciaram significativamente da proposta original de ensino gradual. Em 55 pesquisas, os procedimentos empregados foram efetivos em reduzir erros no treino discriminativo
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A partir da década de 1960, Terrace (1963a, 1963b) demonstrou que, se forem empregados os procedimentos de fadingin/out e de sobreposição e fading in/out, é possível estabelecer uma discriminação sem erros, além de ter verificado que a ocorrência de erros na aprendizagem pode ter impacto em discriminações aprendidas anteriormente e gerar respostas emocionais nos indivíduos: estudos posteriores do mesmo autor sugeriram que um controle aversivo pode ser estabelecido pela ocorrência de erros em uma aprendizagem por “tentativa e erro”. Esses resultados estão em consonância com a proposta de Skinner (1972), segundo a qual o ensino deve ser planejado para que ocorra de forma gradual, preferencialmente empregando-se contingências de reforçamento positivo em vez de extinção ou punição. Pesquisas surgiram buscando replicar os achados de Terrace (1963a, 1963b) e empregando novos procedimentos aplicados a diferentes populações. A presente revisão teve como objetivo mapear a evolução desses estudos experimentais sobre a discriminação sem erros na análise do comportamento. Foram usadas quatro bases de dados: PubMed, PMC, PsycINFO e Google Scholar.Foram analisadas61 publicações. Os dados mostram que a maioria das publicações ocorre una década de 1970, principalmente pesquisas básicas empregando participantes humanos com desenvolvimento atípico. Os procedimentos mais frequentemente empregados foram: (a) fadingin/out; e (b) sobreposição e fading in/out, à semelhança dos estudos originais de Terrace (1963a, 1963b). Entretanto, foram identifica dos outros procedimentos, alguns dos quais se distanciaram significativamente da proposta original de ensino gradual. Em 55 pesquisas, os procedimentos empregados foram efetivos em reduzir erros no treino discriminativoHistorically, studies about stimulus control have considered that discrimination canonly be established using the differential reinforcement procedure, also called “trial and error”. However, in1960s, Terrace (1963a, 1963b) demonstrated that discrimination can be established without errors if the procedure of fading in/out and the procedure of superimpositionand fading in/out are used.He alsofound out that the occurrence of errors can have an impact on previously learned discriminationand can generate emotional responses in individuals: later studies by the same author suggested thatan aversive control can be established by the occurrence of errors in learning by “trial and error”. Suchresults are consistentwith Skinner’s (1972) proposal,according to which teaching should be planned tooccur gradually, preferably using positive reinforcement contingencies rather than extinction or punishment. Studiesthat were aimedto replicate Terrace’s (1963a, 1963b)findings emerged andundertooknew proceduresthat wereapplied to different populations. This review aimed to assessthe evolution of these experimental studies on discrimination without errors in behavior analysis. Four databases were used: PubMed, PMC, PsycINFO,and Google Scholar, and61 studieswere analyzed. The data showsthat mostof studiesoccurred in the 1970s, mainly basic research studies,and human participants with atypical development. The most frequently used procedures were: (a) fading in/out;and(b) superimpositionandfading in/out,asthe original studies by Terrace (1963a, 1963b). However, new procedures havealsobeen identified, and some of themhave strayed significantly far from the original proposal ofgradual teaching. In 55 studies, the applied procedures were effective in reducing errors in discriminative trainingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALAprendizagem sem errosControle de estímulosComportamento humanoErrorless learningStimulus controlHuman behaviorAprendizagem sem erros: uma revisão sistemáticaErrorless learning: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTarsila Ocanha Patrício de Faria.pdfapplication/pdf577299https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23794/1/Tarsila%20Ocanha%20Patr%c3%adcio%20de%20Faria.pdf5c7a513a3a0e05aac1df2be93757e587MD51TEXTTarsila Ocanha Patrício de Faria.pdf.txtTarsila Ocanha Patrício de Faria.pdf.txtExtracted texttext/plain155321https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23794/2/Tarsila%20Ocanha%20Patr%c3%adcio%20de%20Faria.pdf.txtf0b25b7779a3e22d2f1f6398e6e638c1MD52THUMBNAILTarsila Ocanha Patrício de Faria.pdf.jpgTarsila Ocanha Patrício de Faria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23794/3/Tarsila%20Ocanha%20Patr%c3%adcio%20de%20Faria.pdf.jpgc29187519c78f26cf1b30bd59677cb37MD53handle/237942021-10-25 08:10:26.124oai:repositorio.pucsp.br:handle/23794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T11:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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