O homem na contemporaneidade: onde nos perdemos?: uma leitura fenomenológica-existencial da cultura organizacional Odebrecht
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28226 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Cultura Organizacional Odebrecht sob a ótica do pensamento fenomenológico-existencial de Martin Heidegger, mais especificamente com o auxílio dos autores que contribuiram para a educação a partir desta ontologia. Para tanto, realizou-se um estudo sobre a história da educação ocidental desde a antiguidade até os dias atuais como forma de contextualizar as contribuições da fenomenologia de Martin Heidegger no âmbito da filosofia da educação. Buscou-se levantar os princípios da Cultura Organizacional Odebrecht, através das obras de Norberto Odebrecht - Sobreviver, Crescer e Perpetuar: Tecnologia Empresarial Odebrecht e Educação pelo Trabalho - e Antonio Carlos Gomes da Costa - Ser Empresário: O Pensamento de Norberto Odebrecht – com objetivo de encontrar traços passíveis à luz da fenomenologia de Martin Heidegger, pautado em sua obra Ser e Tempo (1927) e mais especificamente com as contribuições dos autores que se dedicaram a discorrer sobre a educação a partir desta perspectiva. Com o presente trabalho concluiu-se que, embora não em sua totalidade, a Cultura Organizacional Odebrecht sugeriu-se como uma possbilidade de espaço de trabalho que tenha como norte o encontro do ser-aí com o seu poder-ser, conduzindo-o para um fazer e uma educação que o provoca para uma descoberta de si-mesmo em direção a um autêntico projeto existencial |
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