A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iranéia Loiola de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428
Resumo: This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference process
id PUC_SP-1_e3bec8009524ce43306a554e2f52424a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14428
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cintra, Anna Maria MarquesSouza, Iranéia Loiola de2016-04-28T19:34:11Z2007-05-282007-04-11Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference processEsta pesquisa, sob a perspectiva da prova do SARESP, trata da análise dos possíveis motivos que levam alunos do ensino fundamental a apresentar dificuldades no entendimento de inferências. Fundada em dois objetivos, a dissertação busca verificar o que a abordagem conferida pelo SARESP às questões inferenciais indica acerca da competência leitora e analisar de que forma essa avaliação aborda os textos e trabalha as questões que verificam a depreensão de inferências. A pergunta fundamental diz respeito a como se apresentam, nas provas do SARESP, os textos e as questões que verificam a habilidade de inferenciação de uma informação implícita, e o que isso indica acerca da competência leitora requerida por essa avaliação no que se refere à habilidade analisada. O corpus submetido à análise compõe-se de textos e questões que incidem sobre a habilidade de inferir uma informação implícita em um texto em provas do SARESP, referentes aos anos de 2003 e 2004. O resultado da pesquisa revelou que as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à competência leitora no que concerne ao processo inferencial não são exclusivamente responsabilidade do aluno. A forma como a prova se estrutura, como são propostos os textos trabalhados e como são elaboradas as questões, também dificulta a compreensão e, por conseguinte, interfere na competência leitora no que concerne à realização de inferênciasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29789/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaInferênciaCompetência leitoraHabilidades de leituraInabilidade na leituraLeituraSistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Pauloreading abilityinferenceevaluation aproachCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escritoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIraneia L Souza.pdf.txtIraneia L Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain284242https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/3/Iraneia%20L%20Souza.pdf.txt32c5f93b2e0c393145d66f38098b6213MD53ORIGINALIraneia L Souza.pdfapplication/pdf2326962https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/1/Iraneia%20L%20Souza.pdf4015e90be8a50a98d30f019f1bab9d9cMD51THUMBNAILIraneia L Souza.pdf.jpgIraneia L Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/2/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/144282022-04-28 09:53:11.477oai:repositorio.pucsp.br:handle/14428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:53:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
title A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
spellingShingle A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
Souza, Iranéia Loiola de
Inferência
Competência leitora
Habilidades de leitura
Inabilidade na leitura
Leitura
Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo
reading ability
inference
evaluation aproach
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
title_full A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
title_fullStr A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
title_full_unstemmed A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
title_sort A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
author Souza, Iranéia Loiola de
author_facet Souza, Iranéia Loiola de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iranéia Loiola de
contributor_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Inferência
Competência leitora
Habilidades de leitura
Inabilidade na leitura
Leitura
Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo
topic Inferência
Competência leitora
Habilidades de leitura
Inabilidade na leitura
Leitura
Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo
reading ability
inference
evaluation aproach
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv reading ability
inference
evaluation aproach
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference process
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428
identifier_str_mv Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/3/Iraneia%20L%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/1/Iraneia%20L%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/2/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32c5f93b2e0c393145d66f38098b6213
4015e90be8a50a98d30f019f1bab9d9c
d62941556018323313d30eb7acf6acde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278014435885056