A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428 |
Resumo: | This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference process |
id |
PUC_SP-1_e3bec8009524ce43306a554e2f52424a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14428 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cintra, Anna Maria MarquesSouza, Iranéia Loiola de2016-04-28T19:34:11Z2007-05-282007-04-11Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference processEsta pesquisa, sob a perspectiva da prova do SARESP, trata da análise dos possíveis motivos que levam alunos do ensino fundamental a apresentar dificuldades no entendimento de inferências. Fundada em dois objetivos, a dissertação busca verificar o que a abordagem conferida pelo SARESP às questões inferenciais indica acerca da competência leitora e analisar de que forma essa avaliação aborda os textos e trabalha as questões que verificam a depreensão de inferências. A pergunta fundamental diz respeito a como se apresentam, nas provas do SARESP, os textos e as questões que verificam a habilidade de inferenciação de uma informação implícita, e o que isso indica acerca da competência leitora requerida por essa avaliação no que se refere à habilidade analisada. O corpus submetido à análise compõe-se de textos e questões que incidem sobre a habilidade de inferir uma informação implícita em um texto em provas do SARESP, referentes aos anos de 2003 e 2004. O resultado da pesquisa revelou que as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à competência leitora no que concerne ao processo inferencial não são exclusivamente responsabilidade do aluno. A forma como a prova se estrutura, como são propostos os textos trabalhados e como são elaboradas as questões, também dificulta a compreensão e, por conseguinte, interfere na competência leitora no que concerne à realização de inferênciasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29789/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaInferênciaCompetência leitoraHabilidades de leituraInabilidade na leituraLeituraSistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Pauloreading abilityinferenceevaluation aproachCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escritoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIraneia L Souza.pdf.txtIraneia L Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain284242https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/3/Iraneia%20L%20Souza.pdf.txt32c5f93b2e0c393145d66f38098b6213MD53ORIGINALIraneia L Souza.pdfapplication/pdf2326962https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/1/Iraneia%20L%20Souza.pdf4015e90be8a50a98d30f019f1bab9d9cMD51THUMBNAILIraneia L Souza.pdf.jpgIraneia L Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/2/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/144282022-04-28 09:53:11.477oai:repositorio.pucsp.br:handle/14428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:53:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
title |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
spellingShingle |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito Souza, Iranéia Loiola de Inferência Competência leitora Habilidades de leitura Inabilidade na leitura Leitura Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo reading ability inference evaluation aproach CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
title_full |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
title_fullStr |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
title_full_unstemmed |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
title_sort |
A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito |
author |
Souza, Iranéia Loiola de |
author_facet |
Souza, Iranéia Loiola de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Iranéia Loiola de |
contributor_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inferência Competência leitora Habilidades de leitura Inabilidade na leitura Leitura Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo |
topic |
Inferência Competência leitora Habilidades de leitura Inabilidade na leitura Leitura Sistema de Avaliacao de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo reading ability inference evaluation aproach CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
reading ability inference evaluation aproach |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This research, under the perspective of SARESP test, analyses the main reasons that make students from Basic Education have difficulties in understanding inferences. Based in two targets, this research tries to verify what the approaching conferred by SARESP to the questions shows about reading ability and analyze how this evaluation approaches the texts and watches the questions that verify the inferences. The main question focuses in how the texts and questions presented in SARESP test verify the ability of inference from implicit information, and what it means in relation to reading ability required by this evaluation related to the analyzed ability. The corpus of this research is composed by texts and questions which focuses the ability of inferring implicit information from a text in SARESP evaluation, referring to the years of 2003 and 2004. The result of this research reveals that the difficulties present by the students related to the reading ability concerned to the deduction process aren t exclusively students responsibility. The way that the test is structured and the way the texts are proposed and questions developed also interfere negatively in reading ability, concerning to the inference process |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428 |
identifier_str_mv |
Souza, Iranéia Loiola de. A competência leitora na perspectiva do SARESP: A habilidade de inferir informação implícita em texto escrito. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/3/Iraneia%20L%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/1/Iraneia%20L%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14428/2/Iraneia%20L%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32c5f93b2e0c393145d66f38098b6213 4015e90be8a50a98d30f019f1bab9d9c d62941556018323313d30eb7acf6acde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278014435885056 |