Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigon, Caroline Stephanie
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadas
id PUC_SP-1_e49db0f6425f1522373714969b429d74
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28960
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraRigon, Caroline Stephanie2022-10-18T17:42:28Z2022-10-18T17:42:28Z2008-12-12Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIARelação com as regrasJogos de regrasPsicologia do desenvolvimentoRelação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdfapplication/pdf187980https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/1/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdfb2c2f0daf72d4223e0442e816fffbaa1MD51TEXTCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.txtCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain79979https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/2/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.txt66d6eced92d8c15306821a508dca4884MD52THUMBNAILCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.jpgCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/3/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.jpg6ccf1b01b576df30ac2589a6e714f14fMD53handle/289602022-10-19 01:02:44.602oai:repositorio.pucsp.br:handle/28960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:02:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
title Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
spellingShingle Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
Rigon, Caroline Stephanie
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Relação com as regras
Jogos de regras
Psicologia do desenvolvimento
title_short Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
title_full Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
title_fullStr Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
title_full_unstemmed Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
title_sort Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
author Rigon, Caroline Stephanie
author_facet Rigon, Caroline Stephanie
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigon, Caroline Stephanie
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Relação com as regras
Jogos de regras
Psicologia do desenvolvimento
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com as regras
Jogos de regras
Psicologia do desenvolvimento
description O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadas
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960
identifier_str_mv Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/1/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/2/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/3/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2c2f0daf72d4223e0442e816fffbaa1
66d6eced92d8c15306821a508dca4884
6ccf1b01b576df30ac2589a6e714f14f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278010138820608