Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadas |
id |
PUC_SP-1_e49db0f6425f1522373714969b429d74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28960 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraRigon, Caroline Stephanie2022-10-18T17:42:28Z2022-10-18T17:42:28Z2008-12-12Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIARelação com as regrasJogos de regrasPsicologia do desenvolvimentoRelação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdfapplication/pdf187980https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/1/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdfb2c2f0daf72d4223e0442e816fffbaa1MD51TEXTCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.txtCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain79979https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/2/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.txt66d6eced92d8c15306821a508dca4884MD52THUMBNAILCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.jpgCaroline Stephanie Rigon - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/3/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.jpg6ccf1b01b576df30ac2589a6e714f14fMD53handle/289602022-10-19 01:02:44.602oai:repositorio.pucsp.br:handle/28960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:02:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
title |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
spellingShingle |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório Rigon, Caroline Stephanie CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Relação com as regras Jogos de regras Psicologia do desenvolvimento |
title_short |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
title_full |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
title_fullStr |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
title_sort |
Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório |
author |
Rigon, Caroline Stephanie |
author_facet |
Rigon, Caroline Stephanie |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigon, Caroline Stephanie |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Relação com as regras Jogos de regras Psicologia do desenvolvimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação com as regras Jogos de regras Psicologia do desenvolvimento |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação das crianças com as regras (referente à prática e consciência destas), em duas situações de jogo distintas: uma, em que as regras do jogo são estabelecidas pelos participantes, e outra, em que as regras são criadas por um adulto (professor), ou seja, são apenas assimiladas pelos participantes. Para tanto, foram realizados 3 dias de observação de jogos de regras realizados por crianças com idade entre 7 e 9 anos, que cursavam o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, em situação de recreio e de aula de Educação Física. Após as observações, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com 2 crianças pertencentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, para investigação acerca da consciência da regra. A análise dos dados obtidos, do 2º ano, possibilitou o reconhecimento de traços de heteronomia, quanto aos jogos realizados em Educação Física, e autonomia, em jogos realizados no recreio. Apesar disso, os dados não são suficientes para uma classificação dessa turma, quanto à relação de suas crianças com as regras dos jogos executados. Uma análise mais aprofundada seria possível a partir da obtenção de mais dados referentes a situações mais livres, menos institucionalizadas |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960 |
identifier_str_mv |
Rigon, Caroline Stephanie. Relação com as regras do jogo: análise de jogos realizados por crianças - um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/1/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/2/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28960/3/Caroline%20Stephanie%20Rigon%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2c2f0daf72d4223e0442e816fffbaa1 66d6eced92d8c15306821a508dca4884 6ccf1b01b576df30ac2589a6e714f14f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278010138820608 |