Vieses cognitivos na Avaliação de Desempenho Digital: o efeito halo na plataforma M360

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell’Agli, Raquel Pereira Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23830
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos cognitivos do agente-avaliador na Avaliação de Desempenho (AVD) digital, a fim de compreender como a tecnologia é capaz de atenuar o efeito halo, como viés cognitivo, durante o processo. O percurso metodológico adotado irá salientar: a) Os fundamentos teóricos sobre o aprimoramento da AVD; b) Os impactos da aplicação da tecnologia ao processo avaliativo; c) Os vieses cognitivos que influenciam a tomada de decisão do agente-avaliador e d) Apercepção e vivência deles na utilização de uma plataforma digital de AVD. Através da metodologia de pesquisa qualitativa, o referencial teórico se desdobra a partir da abordagem cognitivista de Angelo De Nisi (1997) em relação à Avaliação de Desempenho, uma vez que os vieses cognitivos são objetos de estudo no recorte proposto. Como resultado do percurso metodológico percorrido, um funil de conceitos foi concebido, a fim de demonstrar o aprofundamento e conexão dos marcos teóricos abordados, os quais se iniciam na pesquisa sobre Avaliação de Desempenho e terminam no entendimento sobre o funcionamento da memória episódica e semântica. Adicionalmente, foram conduzidas 3 (três) entrevistas semiestruturadas, com funcionários de uma mesma empresa brasileira, do mercado financeiro, os quais haviam sido agentes-avaliadores em uma plataforma digital de AVD há menos de 1 (um) mês. As entrevistas tinham como objetivo explorar a percepção dos entrevistados em relação ao uso da tecnologia para atenuação do efeito halo como viés cognitivo no processo. Os entrevistados se mostraram indiferentes à preocupação sobrea influência dos vieses cognitivos durante a Avaliação, incluindo o efeito halo. A conclusão desta pesquisa indica uma possível desconexão entre o foco acadêmico de décadas de estudo sobre Avaliação de Desempenho e as preocupações dos agentes-avaliadores, que utilizam uma plataforma digital para a condução do processo
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spelling Hessel, Ana Maria Di Gradohttp://lattes.cnpq.br/9544370755698022Dell’Agli, Raquel Pereira Silva2021-10-22T19:56:42Z2021-10-22T19:56:42Z2021-03-25Raquel Pereira Silva Dell’Agli. Vieses cognitivos na Avaliação de Desempenho Digital: o efeito halo na plataforma M360. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23830Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos cognitivos do agente-avaliador na Avaliação de Desempenho (AVD) digital, a fim de compreender como a tecnologia é capaz de atenuar o efeito halo, como viés cognitivo, durante o processo. O percurso metodológico adotado irá salientar: a) Os fundamentos teóricos sobre o aprimoramento da AVD; b) Os impactos da aplicação da tecnologia ao processo avaliativo; c) Os vieses cognitivos que influenciam a tomada de decisão do agente-avaliador e d) Apercepção e vivência deles na utilização de uma plataforma digital de AVD. Através da metodologia de pesquisa qualitativa, o referencial teórico se desdobra a partir da abordagem cognitivista de Angelo De Nisi (1997) em relação à Avaliação de Desempenho, uma vez que os vieses cognitivos são objetos de estudo no recorte proposto. Como resultado do percurso metodológico percorrido, um funil de conceitos foi concebido, a fim de demonstrar o aprofundamento e conexão dos marcos teóricos abordados, os quais se iniciam na pesquisa sobre Avaliação de Desempenho e terminam no entendimento sobre o funcionamento da memória episódica e semântica. Adicionalmente, foram conduzidas 3 (três) entrevistas semiestruturadas, com funcionários de uma mesma empresa brasileira, do mercado financeiro, os quais haviam sido agentes-avaliadores em uma plataforma digital de AVD há menos de 1 (um) mês. As entrevistas tinham como objetivo explorar a percepção dos entrevistados em relação ao uso da tecnologia para atenuação do efeito halo como viés cognitivo no processo. Os entrevistados se mostraram indiferentes à preocupação sobrea influência dos vieses cognitivos durante a Avaliação, incluindo o efeito halo. A conclusão desta pesquisa indica uma possível desconexão entre o foco acadêmico de décadas de estudo sobre Avaliação de Desempenho e as preocupações dos agentes-avaliadores, que utilizam uma plataforma digital para a condução do processoThis research aims to investigate the appraiser’s cognitive processes in a digital Performance Appraisal (AP), in order to understand how the technology involved could minimize the halo effect as a cognitive bias in the process. The methodological pathwaywill enfasize: a) The theoretical references regarding AP’s accuracy; b) The impacts on the use of technology in the process; c) The cognitive biases affecting the appraiser’s decision making and d) The appraiser’s perceptions on the use of a digital platform for AP.Through qualitative research method the theoretical framework unfolds from Angelo DeNisi’scognitive approach(1997)towards Performance Appraisal, considering the focus on cognitive biases. As a result from the methodological pathway, a conceptual funnel was conceived in order to demonstrate the theoretical reference’s deepening and conections, from AP’s reseaches to the understanding of how semantic and episodic memory works. Additionally, 3 (three) semi-structured interviews were conducted with employeesfrom the same Brazilian financial market company, which were appraisers in a digital platform recently. The interviews aimed investigate the appraiser’s view onthe use of technology in AP to minimize the halo effect in the process. The intervieweesdemonstrated to be indiferente towards the effects of cognitive biases in the AP, including the halo effect. Finally, this research indicates apossible disconnectionbetweendecades of academic focus on AP and the appraiser’s concerns using a digital platformCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASCogniçãoDesempenho - AvaliaçãoViés cognitivoCognitionPerformance – EvaluationCognitive biasVieses cognitivos na Avaliação de Desempenho Digital: o efeito halo na plataforma M360info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRaquel Dell'Agli.pdfapplication/pdf1117789https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23830/1/Raquel%20Dell%27Agli.pdff34bf484f74bbcd304adacd9f341bcf7MD51TEXTRaquel Dell'Agli.pdf.txtRaquel Dell'Agli.pdf.txtExtracted texttext/plain142290https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23830/2/Raquel%20Dell%27Agli.pdf.txtc0247b6eeb427de4395c032ffbb2b490MD52THUMBNAILRaquel Dell'Agli.pdf.jpgRaquel Dell'Agli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23830/3/Raquel%20Dell%27Agli.pdf.jpgfaf7d8294a94363cb414107dbf51f579MD53handle/238302023-06-16 12:31:37.44oai:repositorio.pucsp.br:handle/23830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-16T15:31:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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