Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Norma Telles Correia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302
Resumo: The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular school
id PUC_SP-1_e67bd264d8d5c5d52284c058662cef9d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16302
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira deMelo, Norma Telles Correia de2016-04-28T20:57:12Z2007-06-252007-05-03Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular schoolEste trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por uma professora à sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. Tendo como foco a educação inclusiva, para responder à questão por nós posta optou-se pelo referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica sendo Vigotski um dos autores centrais. Portanto, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada e recorrente. A análise dos dados demonstrou ser de extrema relevância reflexões que envolvam a educação inclusiva dada sua complexidade e a necessidade de transformação/produção de conhecimento na área. Para tanto, há que se considerar a necessidade de: superação de preconceitos; compromisso profissional aliado a projeto competente; suporte teórico e administrativo, prática possibilitada pelo convívio com a criança com alguma deficiência e a importância do trabalho de parceria, valorizando a rede que compõe: educadores, pais, instituições e políticas públicas. Aliado a todos estes fatores faz-se necessário conhecermos profundamente o professor, tanto cognitiva como afetivamente, de modo a desmistificar a naturalização dos fatos, oferecendo com isso condições não só de ingresso, mas, de permanência e sucesso do aluno com deficiência na escola regularCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32496/Norma.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiapsicologia sócio-históricasentidos e significadoseducação inclusivaEducacao inclusivaPratica de ensinoCriancas deficientes -- Educacaosociohistoric Psychologysense and meaningsinclusive educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNorma.pdf.txtNorma.pdf.txtExtracted texttext/plain164524https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/3/Norma.pdf.txta97a83b01b725669708bd02aad942df4MD53ORIGINALNorma.pdfapplication/pdf529877https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/1/Norma.pdf228c8703824ee1e5a8f66a929d5b7be2MD51THUMBNAILNorma.pdf.jpgNorma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/2/Norma.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163022022-04-27 15:50:41.184oai:repositorio.pucsp.br:handle/16302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:50:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
title Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
spellingShingle Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
Melo, Norma Telles Correia de
psicologia sócio-histórica
sentidos e significados
educação inclusiva
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Criancas deficientes -- Educacao
sociohistoric Psychology
sense and meanings
inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
title_full Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
title_fullStr Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
title_full_unstemmed Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
title_sort Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
author Melo, Norma Telles Correia de
author_facet Melo, Norma Telles Correia de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Norma Telles Correia de
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia sócio-histórica
sentidos e significados
educação inclusiva
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Criancas deficientes -- Educacao
topic psicologia sócio-histórica
sentidos e significados
educação inclusiva
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Criancas deficientes -- Educacao
sociohistoric Psychology
sense and meanings
inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv sociohistoric Psychology
sense and meanings
inclusive education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular school
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302
identifier_str_mv Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/3/Norma.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/1/Norma.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/2/Norma.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a97a83b01b725669708bd02aad942df4
228c8703824ee1e5a8f66a929d5b7be2
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277948662906880