Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302 |
Resumo: | The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular school |
id |
PUC_SP-1_e67bd264d8d5c5d52284c058662cef9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16302 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Wanda Maria Junqueira deMelo, Norma Telles Correia de2016-04-28T20:57:12Z2007-06-252007-05-03Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular schoolEste trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por uma professora à sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. Tendo como foco a educação inclusiva, para responder à questão por nós posta optou-se pelo referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica sendo Vigotski um dos autores centrais. Portanto, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada e recorrente. A análise dos dados demonstrou ser de extrema relevância reflexões que envolvam a educação inclusiva dada sua complexidade e a necessidade de transformação/produção de conhecimento na área. Para tanto, há que se considerar a necessidade de: superação de preconceitos; compromisso profissional aliado a projeto competente; suporte teórico e administrativo, prática possibilitada pelo convívio com a criança com alguma deficiência e a importância do trabalho de parceria, valorizando a rede que compõe: educadores, pais, instituições e políticas públicas. Aliado a todos estes fatores faz-se necessário conhecermos profundamente o professor, tanto cognitiva como afetivamente, de modo a desmistificar a naturalização dos fatos, oferecendo com isso condições não só de ingresso, mas, de permanência e sucesso do aluno com deficiência na escola regularCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32496/Norma.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiapsicologia sócio-históricasentidos e significadoseducação inclusivaEducacao inclusivaPratica de ensinoCriancas deficientes -- Educacaosociohistoric Psychologysense and meaningsinclusive educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNorma.pdf.txtNorma.pdf.txtExtracted texttext/plain164524https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/3/Norma.pdf.txta97a83b01b725669708bd02aad942df4MD53ORIGINALNorma.pdfapplication/pdf529877https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/1/Norma.pdf228c8703824ee1e5a8f66a929d5b7be2MD51THUMBNAILNorma.pdf.jpgNorma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/2/Norma.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163022022-04-27 15:50:41.184oai:repositorio.pucsp.br:handle/16302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:50:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
title |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
spellingShingle |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular Melo, Norma Telles Correia de psicologia sócio-histórica sentidos e significados educação inclusiva Educacao inclusiva Pratica de ensino Criancas deficientes -- Educacao sociohistoric Psychology sense and meanings inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
title_full |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
title_fullStr |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
title_full_unstemmed |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
title_sort |
Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular |
author |
Melo, Norma Telles Correia de |
author_facet |
Melo, Norma Telles Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Norma Telles Correia de |
contributor_str_mv |
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia sócio-histórica sentidos e significados educação inclusiva Educacao inclusiva Pratica de ensino Criancas deficientes -- Educacao |
topic |
psicologia sócio-histórica sentidos e significados educação inclusiva Educacao inclusiva Pratica de ensino Criancas deficientes -- Educacao sociohistoric Psychology sense and meanings inclusive education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
sociohistoric Psychology sense and meanings inclusive education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The objetctive of this research was to analyze the sense and meanings and attributed by a teacher to your own practice as well as to the proposal of an inclusive education presented by a private school. Focusing the inclusive education, in order to answer the question raised by us, I have decided to use the theoretic-methodological reference of the Psychology-Socio-Historical being Vigotski one of the main authors. Therefore, I have used the qualitative research approach where the semi-structered and repeated interview was the instrument. The analysis of the data demonstrated to be extremely relevant thoughts involving the inclusive education given its complexity and the need of transformation/knowledge production in the area. Consequently, we need to consider the need of: overcome of prejudices; professional committment allied to a efficient project; theorical and administrative support, practice obtained by the companionship with the child who presents deficiency and the importance of the partnership work valorizing the network which is formed by: teachers, parents, institutions and governmental politcs. Besides of all these factors, it is necessary to know the teacher, as cognitive as emotionally, so as it is possible to demistify the facts naturalization, offering not only conditions for the entrance but more, the manitenance and success of the student with deficiency on a regular school |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302 |
identifier_str_mv |
Melo, Norma Telles Correia de. Os sentidos e significados atribuídos por uma professora a sua prática bem como à proposta de educação inclusiva apresentada por uma escola da rede regular de ensino particular. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/3/Norma.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/1/Norma.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16302/2/Norma.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a97a83b01b725669708bd02aad942df4 228c8703824ee1e5a8f66a929d5b7be2 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277948662906880 |