O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Andrea Saraiva de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28953
Resumo: A opção por estudar o sentido das medidas sócio educativas na existência de adolescentes em conflito com a lei deu-se, principalmente, pela constante discussão contemporânea sobre a questão do adolescente autor de ato infracional. Através da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, das medidas sócio-educativas – com ênfase na medida de Liberdade Assistida – e do período da adolescência, no qual o indivíduo descobre-se responsável por sua própria existência, esta pesquisa propõe-se a desvelar o sentido da medida sócio-educativa na vida do adolescente que infraciona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da teoria da Fenomenologia Existencial que, para aproximar-se do sentido da medida para o adolescente, tratou de aspectos que fazem parte de sua vida como sua relação com a família, comunidade, círculos sociais, escola e outros espaços que freqüenta; buscou entender se (e como) suas relações sofreram transformações no decorrer da passagem pela medida sócio-educativa de Liberdade Assistida; e, ainda, conhecer sua relação com a medida, como ele a compreende e se sente em relação à execução da mesma. Dois adolescentes foram entrevistados e o método utilizado para nortear a coleta de informações foi uma adaptação da entrevista reflexiva. Observamos que a experiência vivida por um deles abriu a possibilidade para que pudesse extrair aspectos sócio-educativos da medida; no outro caso, tais aspectos não se manifestaram de maneira efetiva
id PUC_SP-1_e97b1ff3138d445b97d28c94af80a2d9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28953
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraBarros, Andrea Saraiva de2022-10-18T17:42:26Z2022-10-18T17:42:26Z2008-12-15Barros, Andrea Saraiva de. O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28953A opção por estudar o sentido das medidas sócio educativas na existência de adolescentes em conflito com a lei deu-se, principalmente, pela constante discussão contemporânea sobre a questão do adolescente autor de ato infracional. Através da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, das medidas sócio-educativas – com ênfase na medida de Liberdade Assistida – e do período da adolescência, no qual o indivíduo descobre-se responsável por sua própria existência, esta pesquisa propõe-se a desvelar o sentido da medida sócio-educativa na vida do adolescente que infraciona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da teoria da Fenomenologia Existencial que, para aproximar-se do sentido da medida para o adolescente, tratou de aspectos que fazem parte de sua vida como sua relação com a família, comunidade, círculos sociais, escola e outros espaços que freqüenta; buscou entender se (e como) suas relações sofreram transformações no decorrer da passagem pela medida sócio-educativa de Liberdade Assistida; e, ainda, conhecer sua relação com a medida, como ele a compreende e se sente em relação à execução da mesma. Dois adolescentes foram entrevistados e o método utilizado para nortear a coleta de informações foi uma adaptação da entrevista reflexiva. Observamos que a experiência vivida por um deles abriu a possibilidade para que pudesse extrair aspectos sócio-educativos da medida; no outro caso, tais aspectos não se manifestaram de maneira efetivaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAMedidas sócio-educativasLiberdade assistidaFenomenologia-existencialO sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAndrea Saraiva de Barros - TCC.pdfapplication/pdf520902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/1/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdfb611999cba49f9b6c435ccf372a4e767MD51TEXTAndrea Saraiva de Barros - TCC.pdf.txtAndrea Saraiva de Barros - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain240608https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/2/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdf.txt7dcd9c37eb1bd6cbc4c2553dfc7f9fd4MD52THUMBNAILAndrea Saraiva de Barros - TCC.pdf.jpgAndrea Saraiva de Barros - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/3/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdf.jpgaba7768f0aea97b30b1639a8e82c9337MD53handle/289532022-10-19 01:02:39.503oai:repositorio.pucsp.br:handle/28953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
title O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
spellingShingle O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
Barros, Andrea Saraiva de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Medidas sócio-educativas
Liberdade assistida
Fenomenologia-existencial
title_short O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
title_full O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
title_fullStr O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
title_full_unstemmed O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
title_sort O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
author Barros, Andrea Saraiva de
author_facet Barros, Andrea Saraiva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Andrea Saraiva de
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Medidas sócio-educativas
Liberdade assistida
Fenomenologia-existencial
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas sócio-educativas
Liberdade assistida
Fenomenologia-existencial
description A opção por estudar o sentido das medidas sócio educativas na existência de adolescentes em conflito com a lei deu-se, principalmente, pela constante discussão contemporânea sobre a questão do adolescente autor de ato infracional. Através da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, das medidas sócio-educativas – com ênfase na medida de Liberdade Assistida – e do período da adolescência, no qual o indivíduo descobre-se responsável por sua própria existência, esta pesquisa propõe-se a desvelar o sentido da medida sócio-educativa na vida do adolescente que infraciona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da teoria da Fenomenologia Existencial que, para aproximar-se do sentido da medida para o adolescente, tratou de aspectos que fazem parte de sua vida como sua relação com a família, comunidade, círculos sociais, escola e outros espaços que freqüenta; buscou entender se (e como) suas relações sofreram transformações no decorrer da passagem pela medida sócio-educativa de Liberdade Assistida; e, ainda, conhecer sua relação com a medida, como ele a compreende e se sente em relação à execução da mesma. Dois adolescentes foram entrevistados e o método utilizado para nortear a coleta de informações foi uma adaptação da entrevista reflexiva. Observamos que a experiência vivida por um deles abriu a possibilidade para que pudesse extrair aspectos sócio-educativos da medida; no outro caso, tais aspectos não se manifestaram de maneira efetiva
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barros, Andrea Saraiva de. O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28953
identifier_str_mv Barros, Andrea Saraiva de. O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/1/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/2/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28953/3/Andrea%20Saraiva%20de%20Barros%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b611999cba49f9b6c435ccf372a4e767
7dcd9c37eb1bd6cbc4c2553dfc7f9fd4
aba7768f0aea97b30b1639a8e82c9337
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277800022016000