O sentido das medidas socio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28953 |
Resumo: | A opção por estudar o sentido das medidas sócio educativas na existência de adolescentes em conflito com a lei deu-se, principalmente, pela constante discussão contemporânea sobre a questão do adolescente autor de ato infracional. Através da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente, das medidas sócio-educativas – com ênfase na medida de Liberdade Assistida – e do período da adolescência, no qual o indivíduo descobre-se responsável por sua própria existência, esta pesquisa propõe-se a desvelar o sentido da medida sócio-educativa na vida do adolescente que infraciona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da teoria da Fenomenologia Existencial que, para aproximar-se do sentido da medida para o adolescente, tratou de aspectos que fazem parte de sua vida como sua relação com a família, comunidade, círculos sociais, escola e outros espaços que freqüenta; buscou entender se (e como) suas relações sofreram transformações no decorrer da passagem pela medida sócio-educativa de Liberdade Assistida; e, ainda, conhecer sua relação com a medida, como ele a compreende e se sente em relação à execução da mesma. Dois adolescentes foram entrevistados e o método utilizado para nortear a coleta de informações foi uma adaptação da entrevista reflexiva. Observamos que a experiência vivida por um deles abriu a possibilidade para que pudesse extrair aspectos sócio-educativos da medida; no outro caso, tais aspectos não se manifestaram de maneira efetiva |
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