O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203 |
Resumo: | The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools |
id |
PUC_SP-1_e9816cb70479edadbbf6565ed659b45a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26203 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Fátima Regina Pires dehttp://lattes.cnpq.br/7543329074283317Lima, Arthur Vaciloto2022-06-17T21:01:03Z2022-06-17T21:01:03Z2021-12-01Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schoolsO presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de literatura que investigasse o uso dos “jogos de interpretação de papéis” (ou “Role-Playing games”) enquanto ferramenta de ensino nos contextos de Educação Básica do Brasil. Realizou-se uma caracterização de metodologias ativas e passivas de ensino, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma. Compreende-se que o uso de RPG como ferramenta de ensino seria enquadrado como uma metodologia ativa. Também foi feita uma breve recapitulação sobre a história do Ensino Básico no Brasil. Depois disso, foi realizada uma revisão de literatura, buscando por artigos científicos que relatassem intervenções feitas em escolas brasileiras que investigaram a eficácia dos jogos em questão como instrumento pedagógico. Diante da amostra de artigos coletadas, observou-se que a produção de trabalhos da área da Análise do Comportamento neste recorte não é expressiva. Discutiu-se, depois disso, as possíveis contribuições que uma ciência do comportamento poderia trazer para as futuras intervenções que visem a investigação do valor dos “jogos de interpretação de papéis” nos contextos escolaresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoRole-Playing GameJogo de interpretação de papéisEnsino BásicoFerramenta pedagógicaBehavior analysisRole-Playing GamesEducational SystemPedagogical toolO uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALArthur Vaciloto Lima.pdfapplication/pdf286260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/1/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdfcd07ed12282b9311c0550c4e94dd0969MD51TEXTArthur Vaciloto Lima.pdf.txtArthur Vaciloto Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain83292https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/2/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.txt9075ace39521cbe8d2f4107615af2e1cMD52THUMBNAILArthur Vaciloto Lima.pdf.jpgArthur Vaciloto Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/3/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.jpga9d42d119ed415aa2634116d02bc802fMD53handle/262032023-06-19 12:49:32.149oai:repositorio.pucsp.br:handle/26203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T15:49:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
title |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
spellingShingle |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro Lima, Arthur Vaciloto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Role-Playing Game Jogo de interpretação de papéis Ensino Básico Ferramenta pedagógica Behavior analysis Role-Playing Games Educational System Pedagogical tool |
title_short |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
title_full |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
title_fullStr |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
title_full_unstemmed |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
title_sort |
O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
author |
Lima, Arthur Vaciloto |
author_facet |
Lima, Arthur Vaciloto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7543329074283317 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Arthur Vaciloto |
contributor_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Role-Playing Game Jogo de interpretação de papéis Ensino Básico Ferramenta pedagógica Behavior analysis Role-Playing Games Educational System Pedagogical tool |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Role-Playing Game Jogo de interpretação de papéis Ensino Básico Ferramenta pedagógica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Behavior analysis Role-Playing Games Educational System Pedagogical tool |
description |
The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203 |
identifier_str_mv |
Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/1/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/2/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/3/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd07ed12282b9311c0550c4e94dd0969 9075ace39521cbe8d2f4107615af2e1c a9d42d119ed415aa2634116d02bc802f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278024471805952 |