O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Arthur Vaciloto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203
Resumo: The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools
id PUC_SP-1_e9816cb70479edadbbf6565ed659b45a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26203
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Assis, Fátima Regina Pires dehttp://lattes.cnpq.br/7543329074283317Lima, Arthur Vaciloto2022-06-17T21:01:03Z2022-06-17T21:01:03Z2021-12-01Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schoolsO presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de literatura que investigasse o uso dos “jogos de interpretação de papéis” (ou “Role-Playing games”) enquanto ferramenta de ensino nos contextos de Educação Básica do Brasil. Realizou-se uma caracterização de metodologias ativas e passivas de ensino, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma. Compreende-se que o uso de RPG como ferramenta de ensino seria enquadrado como uma metodologia ativa. Também foi feita uma breve recapitulação sobre a história do Ensino Básico no Brasil. Depois disso, foi realizada uma revisão de literatura, buscando por artigos científicos que relatassem intervenções feitas em escolas brasileiras que investigaram a eficácia dos jogos em questão como instrumento pedagógico. Diante da amostra de artigos coletadas, observou-se que a produção de trabalhos da área da Análise do Comportamento neste recorte não é expressiva. Discutiu-se, depois disso, as possíveis contribuições que uma ciência do comportamento poderia trazer para as futuras intervenções que visem a investigação do valor dos “jogos de interpretação de papéis” nos contextos escolaresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoRole-Playing GameJogo de interpretação de papéisEnsino BásicoFerramenta pedagógicaBehavior analysisRole-Playing GamesEducational SystemPedagogical toolO uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALArthur Vaciloto Lima.pdfapplication/pdf286260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/1/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdfcd07ed12282b9311c0550c4e94dd0969MD51TEXTArthur Vaciloto Lima.pdf.txtArthur Vaciloto Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain83292https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/2/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.txt9075ace39521cbe8d2f4107615af2e1cMD52THUMBNAILArthur Vaciloto Lima.pdf.jpgArthur Vaciloto Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/3/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.jpga9d42d119ed415aa2634116d02bc802fMD53handle/262032023-06-19 12:49:32.149oai:repositorio.pucsp.br:handle/26203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T15:49:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
title O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
spellingShingle O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
Lima, Arthur Vaciloto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Role-Playing Game
Jogo de interpretação de papéis
Ensino Básico
Ferramenta pedagógica
Behavior analysis
Role-Playing Games
Educational System
Pedagogical tool
title_short O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
title_full O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
title_fullStr O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
title_full_unstemmed O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
title_sort O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
author Lima, Arthur Vaciloto
author_facet Lima, Arthur Vaciloto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assis, Fátima Regina Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7543329074283317
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Arthur Vaciloto
contributor_str_mv Assis, Fátima Regina Pires de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Role-Playing Game
Jogo de interpretação de papéis
Ensino Básico
Ferramenta pedagógica
Behavior analysis
Role-Playing Games
Educational System
Pedagogical tool
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Role-Playing Game
Jogo de interpretação de papéis
Ensino Básico
Ferramenta pedagógica
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior analysis
Role-Playing Games
Educational System
Pedagogical tool
description The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203
identifier_str_mv Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/1/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/2/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26203/3/Arthur%20Vaciloto%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd07ed12282b9311c0550c4e94dd0969
9075ace39521cbe8d2f4107615af2e1c
a9d42d119ed415aa2634116d02bc802f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278024471805952