Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
id |
PUC_SP-1_ea38eda21696b778a3bc73297ddacf80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10805 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Toledo, Maria Rita de AlmeidaSantos, Ana Maria Smith2016-04-27T16:34:08Z2005-07-222005-07-25Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoO estudo faz uma análise dos textos oficiais do Projeto Político Pedagógico da Escola Cabana da Prefeitura de Belém do Pará nos anos de 1997 a 2004, administrado pelo Partido dos Trabalhadores, especialmente, dos seus Cadernos de Educação, partindo da orientação de investigação da arqueologia dos objetos, metodologia constitutiva do referencial teórico da História Cultural. Consoante a este método, o questionário feito aos Cadernos partiu da intenção de analisar as estratégias para as quais foram produzidos, as marcas que guardam como a de representação de professor, as prescrições de bom professor e perceber a veiculação de mensagens favoráveis da administração como integrante de um projeto cabano. Buscou-se, em igual importância, analisar a série dos Cadernos sendo constituída para servir de suporte empregado na formação docente e na conformação de práticas adequadas à Reforma Educacional e como objeto de veiculação das Ações Significativas da SEMEC e de seus professores. O exame do periódico também centrou-se em seus dispositivos materiais e textuais tentando compreender a contribuição da forma e do conteúdo na prescrição de prática, partindo da premissa de que os textos são objetos culturais que, além de guardar as marcas das práticas de sua produção, veiculam um regramento de saberes destinado aos seus leitores, considerando que são textos oficiais produzidos para uma Reforma Educacional e carregam dispositivos derivados de um lugar de poder ao prescreverem atuações adequadas e ao servir como veículos de representações criadas pela administração com relação ao docente e sua atuação.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23759/AnaSantos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoformação de professoresimpressos pedagógicosdispositivos textuais e materiaisprescrição de práticasEscola CabanaEducação e Estado - Belém, PAPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAnaSantos.pdf.txtAnaSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain619518https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/3/AnaSantos.pdf.txtc06f1bd6f1ee24e552dc7ec1a13f5d5bMD53ORIGINALAnaSantos.pdfapplication/pdf5957968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/1/AnaSantos.pdf6aa087e6a55b0f60a7345111100bea89MD51THUMBNAILAnaSantos.pdf.jpgAnaSantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4970https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/2/AnaSantos.pdf.jpg789d920019bb14d90cdde57c9a6abf21MD52handle/108052022-06-13 16:55:17.67oai:repositorio.pucsp.br:handle/10805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T19:55:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
title |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
spellingShingle |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA Santos, Ana Maria Smith formação de professores impressos pedagógicos dispositivos textuais e materiais prescrição de práticas Escola Cabana Educação e Estado - Belém, PA Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
title_full |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
title_fullStr |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
title_full_unstemmed |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
title_sort |
Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA |
author |
Santos, Ana Maria Smith |
author_facet |
Santos, Ana Maria Smith |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toledo, Maria Rita de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Maria Smith |
contributor_str_mv |
Toledo, Maria Rita de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores impressos pedagógicos dispositivos textuais e materiais prescrição de práticas Escola Cabana Educação e Estado - Belém, PA Prática de ensino |
topic |
formação de professores impressos pedagógicos dispositivos textuais e materiais prescrição de práticas Escola Cabana Educação e Estado - Belém, PA Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
publishDate |
2005 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-07-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:34:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805 |
identifier_str_mv |
Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/3/AnaSantos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/1/AnaSantos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/2/AnaSantos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c06f1bd6f1ee24e552dc7ec1a13f5d5b 6aa087e6a55b0f60a7345111100bea89 789d920019bb14d90cdde57c9a6abf21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277946880327680 |