O amor conjugal e suas expressões: o desenho animado “Up – altas aventuras” e o mito de eros e psiquê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Marianna Gabriela de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32949
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o amor, de acordo com a teoria da Psicologia Analítica, tendo sido para isso, estabelecida uma comparação entre o desenho animado “Up – Altas Aventuras” e mito de Eros e Psiquê. O processo de investigação desta pesquisa foi composto por um levantamento bibliográfico sobre o tema amor. Para ilustrá-lo, foi realizada a comparação entre as histórias do desenho animado e do mito. Esta comparação foi feita a partir de categorias que foram apontadas pela bibliografia e relativas aos pontos importantes e comuns nos documentos escolhidos. O desenho animado conta a aventura vivida pelo idoso Carl junto com um escoteiro-mirim, Russell, após a morte de Ellie, companheira e esposa de Carl desde que eles eram crianças. Toda a aventura está baseada em um sonho não realizado pelo casal, que consistia em uma viagem para o Paraíso das Cachoeiras, localizado na América do Sul. Já o mito conta a história de Eros, deus do amor, e Psiquê, uma princesa, que formam um casal que, dadas certas circunstâncias, deixam de viver juntos. A partir da análise das cenas e da comparação entre as histórias, foi possível perceber: como o apaixonamento se dá e como a projeção da sombra ocorre neste momento; o desenvolvimento do amor e as primeiras convivências entre os casais, com as retiradas das projeções características da paixão; o luto e sua posterior elaboração; e a realização de uma grande tarefa para recuperar o amor. Ao final do trabalho observa-se que há uma estrita relação entre elas e que a condição do amor é favorecedora para a superação pessoal, visto que tem relação com o processo de individuação
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