A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omaki, Marisa de Mitri Ruiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13487
Resumo: The creative potential of advertising as a type of genre that calls forth imaginary situations intended to persuade has been dealt with by many authors (CARTER; NASH, 1990, COOK, 1992, 1994, SEMINO, 1997, apud DOWNING, 2003). This is partly due to the fact that current advertising is less interested in listing objective properties of objects than linking the product to another entity, effect or person, making a fusion that ends up involving a featureless product in desirable properties . By the way, Downing (2003) talks about making a textual world in advertising, world in which the choices of the linguistic system give different interpretations of reality, that is, they present different views of the world. The objective of my research is, thus, examining persuasion in advertising, through checking the resources used to make the textual world. Therefore, I resort to Fowler´s Critical Linguistics (Fowler 1991) and to Fairclough´s Critical Discourse Analysis (Fairclough 1992), which indicate that Functional Systemic Linguistics is the adequate methodology for this type of analysis
id PUC_SP-1_edfa57522c39a80eaed98e62350349ab
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13487
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ikeda, Sumiko Nishitanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296513E5Omaki, Marisa de Mitri Ruiz2016-04-28T18:22:14Z2011-01-102010-10-21Omaki, Marisa de Mitri Ruiz. Persuasion in advertisement and the creation of textual world under the perspective of systemic functional linguistics. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13487The creative potential of advertising as a type of genre that calls forth imaginary situations intended to persuade has been dealt with by many authors (CARTER; NASH, 1990, COOK, 1992, 1994, SEMINO, 1997, apud DOWNING, 2003). This is partly due to the fact that current advertising is less interested in listing objective properties of objects than linking the product to another entity, effect or person, making a fusion that ends up involving a featureless product in desirable properties . By the way, Downing (2003) talks about making a textual world in advertising, world in which the choices of the linguistic system give different interpretations of reality, that is, they present different views of the world. The objective of my research is, thus, examining persuasion in advertising, through checking the resources used to make the textual world. Therefore, I resort to Fowler´s Critical Linguistics (Fowler 1991) and to Fairclough´s Critical Discourse Analysis (Fairclough 1992), which indicate that Functional Systemic Linguistics is the adequate methodology for this type of analysisO potencial criativo da propaganda como um tipo de gênero que desempenha a evocação de situações imaginárias com finalidades persuasivas tem sido tratado por muitos autores (CARTER; NASH, 1990; COOK, 1992, 1994; SEMINO, 1997, apud DOWNING, 2003). E isso se deve, em parte, segundo Cook (1992, p. 105), ao fato de a propaganda atual estar menos interessada em alistar propriedades objetivas dos objetos do que em ligar o produto a alguma outra entidade, efeito ou pessoa, criando uma fusão, que acaba envolvendo com propriedades desejáveis um produto descaracterizado . A propósito, Downing (2003) fala em criação de 'mundo textual' na propaganda, no qual, as escolhas no sistema linguístico dão origem a diferentes interpretações da realidade, ou seja, criam diferentes visões de mundo. O objetivo do meu estudo é, assim, o exame da persuasão na propaganda, por meio da verificação dos recursos utilizados para a criação do mundo textual. Analisarei duas propagandas de telefonia celular veiculas no segundo semestre de 2009: (a) uma propaganda da empresa VIVO veiculada em folders encontrados em shoppings, nas lojas da VIVO e (b) uma propaganda da empresa OI veiculada na revista OI Bazar encontrada em shoppings, nas lojas da OI. Para tanto, recorro à Linguística Crítica, de Fowler (1991) e à análise do discurso crítica, de Fairclough (1992), que indicam a metodologia da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1994) como adequada para esse tipo de análise. Na LSF, o enfoque recai sobre o sistema da Avaliatividade, uma ampliação da metafunção interpessoalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30198/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPropagandaPersuasãoMundo TextualLinguística CríticaLinguística Sistêmico-FuncionalAdvertisingPersuasionTextual worldCritical linguisticsFunctional Systemic LinguisticsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcionalPersuasion in advertisement and the creation of textual world under the perspective of systemic functional linguisticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarisa de Mitri Ruiz Omaki.pdf.txtMarisa de Mitri Ruiz Omaki.pdf.txtExtracted texttext/plain140793https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/3/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf.txt4dd4938b2d1eae349b7a344d2d3007eeMD53ORIGINALMarisa de Mitri Ruiz Omaki.pdfapplication/pdf514146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/1/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdfd667f247920e221a4a1cdfed0698e9f3MD51THUMBNAILMarisa de Mitri Ruiz Omaki.pdf.jpgMarisa de Mitri Ruiz Omaki.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/2/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/134872022-04-28 10:47:25.521oai:repositorio.pucsp.br:handle/13487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:47:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Persuasion in advertisement and the creation of textual world under the perspective of systemic functional linguistics
title A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
spellingShingle A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
Omaki, Marisa de Mitri Ruiz
Propaganda
Persuasão
Mundo Textual
Linguística Crítica
Linguística Sistêmico-Funcional
Advertising
Persuasion
Textual world
Critical linguistics
Functional Systemic Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
title_full A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
title_fullStr A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
title_full_unstemmed A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
title_sort A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
author Omaki, Marisa de Mitri Ruiz
author_facet Omaki, Marisa de Mitri Ruiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ikeda, Sumiko Nishitani
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296513E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Omaki, Marisa de Mitri Ruiz
contributor_str_mv Ikeda, Sumiko Nishitani
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Persuasão
Mundo Textual
Linguística Crítica
Linguística Sistêmico-Funcional
topic Propaganda
Persuasão
Mundo Textual
Linguística Crítica
Linguística Sistêmico-Funcional
Advertising
Persuasion
Textual world
Critical linguistics
Functional Systemic Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Persuasion
Textual world
Critical linguistics
Functional Systemic Linguistics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The creative potential of advertising as a type of genre that calls forth imaginary situations intended to persuade has been dealt with by many authors (CARTER; NASH, 1990, COOK, 1992, 1994, SEMINO, 1997, apud DOWNING, 2003). This is partly due to the fact that current advertising is less interested in listing objective properties of objects than linking the product to another entity, effect or person, making a fusion that ends up involving a featureless product in desirable properties . By the way, Downing (2003) talks about making a textual world in advertising, world in which the choices of the linguistic system give different interpretations of reality, that is, they present different views of the world. The objective of my research is, thus, examining persuasion in advertising, through checking the resources used to make the textual world. Therefore, I resort to Fowler´s Critical Linguistics (Fowler 1991) and to Fairclough´s Critical Discourse Analysis (Fairclough 1992), which indicate that Functional Systemic Linguistics is the adequate methodology for this type of analysis
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-21
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Omaki, Marisa de Mitri Ruiz. Persuasion in advertisement and the creation of textual world under the perspective of systemic functional linguistics. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13487
identifier_str_mv Omaki, Marisa de Mitri Ruiz. Persuasion in advertisement and the creation of textual world under the perspective of systemic functional linguistics. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/3/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/1/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13487/2/Marisa%20de%20Mitri%20Ruiz%20Omaki.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dd4938b2d1eae349b7a344d2d3007ee
d667f247920e221a4a1cdfed0698e9f3
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277981402595328