O gesto autoral e o testemunho em Memórias do cárcere

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Gomes Ignácio da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14764
Resumo: Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, publicada em 1953, mais de 15 anos após a reclusão do autor em diferentes endereços prisionais do Estado Novo, oferece ao pesquisador uma ampla fortuna crítica, que, no entanto, não é capaz de esgotar outras perspectivas interpretativas de uma obra que ainda não terminou de dizer o que tinha para dizer , na oportuna observação de Calvino ao se referir à concepção de clássico. Esta dissertação tem por objetivo a investigação sobre a singularidade da narrativa de Memórias do cárcere a partir de seu caráter híbrido, entre o literário-memorialista e o testemunhal em suas acepções de testis, superstes e auctor. Nesse território em movimento, que não permite a afirmação de um gênero puro, pergunta-se qual é a voz que ocupa o lugar literário do sujeito e como a narrativa presentifica o passado por meio das lacunas da memória e de uma escrita esgarçada entre o desejo de testemunhar o acontecimento traumático e a impossibilidade de fazê-lo. A hipótese apresentada é a de que a narrativa é marcada por uma crise de representação, que só pode ser materializada numa escritura híbrida, em que, nos estatutos testemunhais de testis e supertes, intervém o auctor, o sujeito determinado a elaborar esteticamente a experiência por meio da linguagem. A relevância teórica da proposta está em refletir sobre as aporias da representação estética da violência, tendo como foco os deslocamentos do sujeito entre a subjetivação e a dessubjetivação, além de pressupostos éticos e do aporte de elementos ficcionais para criar um novo lugar narrativo. Tem-se, como principais referências teóricas, os conceitos de testemunho e teor testemunhal (Agamben; Seligmann-Silva; Nichanian), memória-esquecimento e restos (Benjamin; Seligmann-Silva), relato e narração (Blanchot), gesto autoral e função-autor (Agamben; Foucault). O esforço interpretativo para a análise dessa operação narrativa, que ultrapassa o modelo de ficção realista para inscrever o testemunho na língua, vale-se da seleção e do exame de fragmentos da obra em sua correlação com os conceitos destacados. A conclusão é que a prevalência do gesto autoral, inexpresso em vazios tornados performance no discurso, permite à obra alcançar outro espaço literário por meio do ato narrativo tornado acontecimento
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Esta dissertação tem por objetivo a investigação sobre a singularidade da narrativa de Memórias do cárcere a partir de seu caráter híbrido, entre o literário-memorialista e o testemunhal em suas acepções de testis, superstes e auctor. Nesse território em movimento, que não permite a afirmação de um gênero puro, pergunta-se qual é a voz que ocupa o lugar literário do sujeito e como a narrativa presentifica o passado por meio das lacunas da memória e de uma escrita esgarçada entre o desejo de testemunhar o acontecimento traumático e a impossibilidade de fazê-lo. A hipótese apresentada é a de que a narrativa é marcada por uma crise de representação, que só pode ser materializada numa escritura híbrida, em que, nos estatutos testemunhais de testis e supertes, intervém o auctor, o sujeito determinado a elaborar esteticamente a experiência por meio da linguagem. A relevância teórica da proposta está em refletir sobre as aporias da representação estética da violência, tendo como foco os deslocamentos do sujeito entre a subjetivação e a dessubjetivação, além de pressupostos éticos e do aporte de elementos ficcionais para criar um novo lugar narrativo. Tem-se, como principais referências teóricas, os conceitos de testemunho e teor testemunhal (Agamben; Seligmann-Silva; Nichanian), memória-esquecimento e restos (Benjamin; Seligmann-Silva), relato e narração (Blanchot), gesto autoral e função-autor (Agamben; Foucault). O esforço interpretativo para a análise dessa operação narrativa, que ultrapassa o modelo de ficção realista para inscrever o testemunho na língua, vale-se da seleção e do exame de fragmentos da obra em sua correlação com os conceitos destacados. A conclusão é que a prevalência do gesto autoral, inexpresso em vazios tornados performance no discurso, permite à obra alcançar outro espaço literário por meio do ato narrativo tornado acontecimentoMemórias do cárcere, de Graciliano Ramos, publicada em 1953, mais de 15 anos após a reclusão do autor em diferentes endereços prisionais do Estado Novo, oferece ao pesquisador uma ampla fortuna crítica, que, no entanto, não é capaz de esgotar outras perspectivas interpretativas de uma obra que ainda não terminou de dizer o que tinha para dizer , na oportuna observação de Calvino ao se referir à concepção de clássico. Esta dissertação tem por objetivo a investigação sobre a singularidade da narrativa de Memórias do cárcere a partir de seu caráter híbrido, entre o literário-memorialista e o testemunhal em suas acepções de testis, superstes e auctor. Nesse território em movimento, que não permite a afirmação de um gênero puro, pergunta-se qual é a voz que ocupa o lugar literário do sujeito e como a narrativa presentifica o passado por meio das lacunas da memória e de uma escrita esgarçada entre o desejo de testemunhar o acontecimento traumático e a impossibilidade de fazê-lo. A hipótese apresentada é a de que a narrativa é marcada por uma crise de representação, que só pode ser materializada numa escritura híbrida, em que, nos estatutos testemunhais de testis e supertes, intervém o auctor, o sujeito determinado a elaborar esteticamente a experiência por meio da linguagem. A relevância teórica da proposta está em refletir sobre as aporias da representação estética da violência, tendo como foco os deslocamentos do sujeito entre a subjetivação e a dessubjetivação, além de pressupostos éticos e do aporte de elementos ficcionais para criar um novo lugar narrativo. Tem-se, como principais referências teóricas, os conceitos de testemunho e teor testemunhal (Agamben; Seligmann-Silva; Nichanian), memória-esquecimento e restos (Benjamin; Seligmann-Silva), relato e narração (Blanchot), gesto autoral e função-autor (Agamben; Foucault). O esforço interpretativo para a análise dessa operação narrativa, que ultrapassa o modelo de ficção realista para inscrever o testemunho na língua, vale-se da seleção e do exame de fragmentos da obra em sua correlação com os conceitos destacados. A conclusão é que a prevalência do gesto autoral, inexpresso em vazios tornados performance no discurso, permite à obra alcançar outro espaço literário por meio do ato narrativo tornado acontecimentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31013/Valeria%20Gomes%20Ignacio%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBRLiteraturaMemórias do cárcereMemóriaTestemunhoGesto autoralDessubjetivaçãoMemórias do cárcereMemóriaTestemunhoGesto autoralDessubjetivaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAO gesto autoral e o testemunho em Memórias do cárcereThe authorial gesture and the testemony in Memórias do cárcereinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTValeria Gomes Ignacio da Silva.pdf.txtValeria Gomes Ignacio da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain243717https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14764/3/Valeria%20Gomes%20Ignacio%20da%20Silva.pdf.txtc279962ae9ab24bda800d4eb15ebc658MD53ORIGINALValeria Gomes Ignacio da Silva.pdfapplication/pdf794134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14764/1/Valeria%20Gomes%20Ignacio%20da%20Silva.pdfe73473acd6c20a1cf634d34454867c6aMD51THUMBNAILValeria Gomes Ignacio da Silva.pdf.jpgValeria Gomes Ignacio da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14764/2/Valeria%20Gomes%20Ignacio%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/147642022-04-19 16:00:25.637oai:repositorio.pucsp.br:handle/14764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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