Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suga, Luciane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795
Resumo: Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturais
id PUC_SP-1_f8426243efc0140bae591b5e1d23dd8d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34795
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daSuga, Luciane2023-07-05T19:35:45Z2023-07-05T19:35:45Z2012-12-14Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros inteirosCaderno de apoio e aprendizagemOrganização praxeológicaUm estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCIANE SUGA.pdfapplication/pdf895108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/1/LUCIANE%20SUGA.pdf0886b62bc4631c3557d042c721b78c51MD51TEXTLUCIANE SUGA.pdf.txtLUCIANE SUGA.pdf.txtExtracted texttext/plain74202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/2/LUCIANE%20SUGA.pdf.txt036b9278b864f73cbe08f3487cba17b5MD52THUMBNAILLUCIANE SUGA.pdf.jpgLUCIANE SUGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/3/LUCIANE%20SUGA.pdf.jpgab7d8c0c67aba54ccbbdb16b1d9f66bdMD53handle/347952023-07-06 01:26:01.396oai:repositorio.pucsp.br:handle/34795Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:26:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
title Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
spellingShingle Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
Suga, Luciane
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números inteiros
Caderno de apoio e aprendizagem
Organização praxeológica
title_short Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
title_full Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
title_fullStr Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
title_full_unstemmed Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
title_sort Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
author Suga, Luciane
author_facet Suga, Luciane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Suga, Luciane
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números inteiros
Caderno de apoio e aprendizagem
Organização praxeológica
dc.subject.por.fl_str_mv Números inteiros
Caderno de apoio e aprendizagem
Organização praxeológica
description Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturais
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795
identifier_str_mv Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/1/LUCIANE%20SUGA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/2/LUCIANE%20SUGA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/3/LUCIANE%20SUGA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0886b62bc4631c3557d042c721b78c51
036b9278b864f73cbe08f3487cba17b5
ab7d8c0c67aba54ccbbdb16b1d9f66bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277985454292992