Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795 |
Resumo: | Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturais |
id |
PUC_SP-1_f8426243efc0140bae591b5e1d23dd8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34795 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daSuga, Luciane2023-07-05T19:35:45Z2023-07-05T19:35:45Z2012-12-14Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros inteirosCaderno de apoio e aprendizagemOrganização praxeológicaUm estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCIANE SUGA.pdfapplication/pdf895108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/1/LUCIANE%20SUGA.pdf0886b62bc4631c3557d042c721b78c51MD51TEXTLUCIANE SUGA.pdf.txtLUCIANE SUGA.pdf.txtExtracted texttext/plain74202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/2/LUCIANE%20SUGA.pdf.txt036b9278b864f73cbe08f3487cba17b5MD52THUMBNAILLUCIANE SUGA.pdf.jpgLUCIANE SUGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/3/LUCIANE%20SUGA.pdf.jpgab7d8c0c67aba54ccbbdb16b1d9f66bdMD53handle/347952023-07-06 01:26:01.396oai:repositorio.pucsp.br:handle/34795Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:26:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
title |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
spellingShingle |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo Suga, Luciane CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Números inteiros Caderno de apoio e aprendizagem Organização praxeológica |
title_short |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
title_full |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
title_fullStr |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
title_sort |
Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo |
author |
Suga, Luciane |
author_facet |
Suga, Luciane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suga, Luciane |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Números inteiros Caderno de apoio e aprendizagem Organização praxeológica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números inteiros Caderno de apoio e aprendizagem Organização praxeológica |
description |
Apresentamos uma análise do Caderno de Apoio e Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade e para visar o alcance das expectativas de aprendizagem das Orientações Curriculares. O objetivo dessa análise é identificar a Organização Matemática desse Caderno de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard, determinando as tarefas e técnicas no bloco prático e teóricotecnológico. Foi possível verificar que o Caderno de Apoio e Aprendizagem, na introdução dos números inteiros, apresenta tarefas e técnicas diversificadas e que os blocos tecnológicoteóricos baseiam-se em conceitos já utilizados com os números naturais |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:35:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:35:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795 |
identifier_str_mv |
Suga, Luciane. Um estudo da abordagem de números inteiros no caderno de apoio e aprendizagem da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/1/LUCIANE%20SUGA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/2/LUCIANE%20SUGA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34795/3/LUCIANE%20SUGA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0886b62bc4631c3557d042c721b78c51 036b9278b864f73cbe08f3487cba17b5 ab7d8c0c67aba54ccbbdb16b1d9f66bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277985454292992 |