Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42380 |
Resumo: | This research aims to identify projects in adult education in Brazil in two different contexts: the first is the rise of different popular education movements, between 1959 and 1964; the second is the beginning of the 1970s, after the institutionalization of the Brazilian Literacy Movement, MOBRAL. To this end, the pedagogical differences that reflect the political project for education in each of these contexts will be presented |
id |
PUC_SP-1_fa5e90a7d87b013b4879815cb5616995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/42380 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Yone dehttp://lattes.cnpq.br/4736505652913211http://lattes.cnpq.br/6550374773639500Marcos, Mariana de Souza2024-08-02T18:40:17Z2024-08-02T18:40:17Z2020-12-01Marcos, Mariana de Souza. Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42380This research aims to identify projects in adult education in Brazil in two different contexts: the first is the rise of different popular education movements, between 1959 and 1964; the second is the beginning of the 1970s, after the institutionalization of the Brazilian Literacy Movement, MOBRAL. To this end, the pedagogical differences that reflect the political project for education in each of these contexts will be presentedEsta pesquisa busca identificar projetos para a educação de adultos no Brasil em dois diferentes contextos: o primeiro é a ascensão de diversos movimentos de educação popular, entre 1959 e 1964; o segundo é o começo da década de 1970, após a institucionalização do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o MOBRAL. Para tanto, serão apresentadas as diferenças pedagógicas que refletem o projeto político para a educação em cada um desses contextosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em HistóriaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEducação popularMOBRALAlfabetização de adultosPopular educationMOBRALAdult literacyDa educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC Mariana Marcos.pdfapplication/pdf373042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/1/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf6df9ce4cdf43a773faaa6ee8266d73aaMD51TEXTTCC Mariana Marcos.pdf.txtTCC Mariana Marcos.pdf.txtExtracted texttext/plain39688https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/2/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf.txtda73d9fd08cff1fbe061823828fb5681MD52THUMBNAILTCC Mariana Marcos.pdf.jpgTCC Mariana Marcos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/3/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf.jpge4ad93e81954deb15db890b4da07ba99MD53handle/423802024-08-03 01:02:37.847oai:repositorio.pucsp.br:handle/42380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-08-03T04:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
title |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
spellingShingle |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada Marcos, Mariana de Souza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Educação popular MOBRAL Alfabetização de adultos Popular education MOBRAL Adult literacy |
title_short |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
title_full |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
title_fullStr |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
title_full_unstemmed |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
title_sort |
Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada |
author |
Marcos, Mariana de Souza |
author_facet |
Marcos, Mariana de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Yone de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4736505652913211 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6550374773639500 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos, Mariana de Souza |
contributor_str_mv |
Carvalho, Yone de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Educação popular MOBRAL Alfabetização de adultos Popular education MOBRAL Adult literacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular MOBRAL Alfabetização de adultos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular education MOBRAL Adult literacy |
description |
This research aims to identify projects in adult education in Brazil in two different contexts: the first is the rise of different popular education movements, between 1959 and 1964; the second is the beginning of the 1970s, after the institutionalization of the Brazilian Literacy Movement, MOBRAL. To this end, the pedagogical differences that reflect the political project for education in each of these contexts will be presented |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-02T18:40:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-08-02T18:40:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marcos, Mariana de Souza. Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42380 |
identifier_str_mv |
Marcos, Mariana de Souza. Da educação popular à alfabetização funcional: um panorama do ensino de adultos no Brasil entre a cidadania e a espada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/1/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/2/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/42380/3/TCC%20Mariana%20Marcos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6df9ce4cdf43a773faaa6ee8266d73aa da73d9fd08cff1fbe061823828fb5681 e4ad93e81954deb15db890b4da07ba99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277994430103552 |