Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Ricardo Sergio Braga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11497
Resumo: Nowadays it has become habitual to cite Statistics during daily conversations. It´s is possible to perceive how much this sector has gained space and recognition of the people, so, it´s necessary since early to increase the knowledge in this area. It´s very usual professionals of many sectors to come across with statistical problems and can´t solve them, neither because they don´t have the practice, nor because they´ve never seen something about that; it makes us think the problem is behind, in the knowledge acquired at School times. The proposal of this work is analyzing if students of High School of Public Schools are prepared to salve questions with notions of Statistics, as well as the level of knowledge of this students. And it´s exactly what we pretend to verify and to point in this research. The analysis of the questions were made with the software C.H.I.C. (Implicative and Coesitive Hierarchical Classification), that made possible to evidence the Inter-relations found in the answers. We will try to catch the main found difficulties, the imperfections in the learning extracted through the activities proposals as situation-problem, and the capacity of the pupils to decide and to interpret these questions. And then we will trace a parallel to find the diagnosis of these joined problems
id PUC_SP-1_fb029a32f51f28e0c7b101e403ff394d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11497
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaVasques, Ricardo Sergio Braga2016-04-27T17:12:59Z2016-08-25T17:25:38Z2007-07-262007-05-21Vasques, Ricardo Sergio Braga. Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11497Nowadays it has become habitual to cite Statistics during daily conversations. It´s is possible to perceive how much this sector has gained space and recognition of the people, so, it´s necessary since early to increase the knowledge in this area. It´s very usual professionals of many sectors to come across with statistical problems and can´t solve them, neither because they don´t have the practice, nor because they´ve never seen something about that; it makes us think the problem is behind, in the knowledge acquired at School times. The proposal of this work is analyzing if students of High School of Public Schools are prepared to salve questions with notions of Statistics, as well as the level of knowledge of this students. And it´s exactly what we pretend to verify and to point in this research. The analysis of the questions were made with the software C.H.I.C. (Implicative and Coesitive Hierarchical Classification), that made possible to evidence the Inter-relations found in the answers. We will try to catch the main found difficulties, the imperfections in the learning extracted through the activities proposals as situation-problem, and the capacity of the pupils to decide and to interpret these questions. And then we will trace a parallel to find the diagnosis of these joined problemsNos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto esse setor ganhou espaço e e reconhecimento das pessoas, sendo assim, é preciso que desde cedo se amplie o conhecimento nessa área. É bastante comum profissionais de diversos setores se depararem com problemas estatísticos e não conseguirem resolver, seja porque não têm prática, seja porque nunca viram nada a esse respeito; isso nos faz pensar que o problema está lá trás, nos estudos adquiridos nos tempos de colégio. A proposta deste trabalho é analisar se os alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas estão preparados a resolverem questões que levem noções de Estatística, bem como o nível de conhecimento por parte desses alunos. E é exatamente o que pretendemos verificar e apontar nessa pesquisa. Assim, foi aplicado um questionário dividido em quatro partes. A analise das respostas foi feita com o apoio do software Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (C.H.I.C) que possibilitou evidenciar as inter-relações encontradas nas respostas. Tentaremos captar as principais dificuldades encontradas, as falhas na aprendizagem extraídas através das atividades propostas como situaçõesproblema, e a capacidade dos alunos de resolver e interpretar essas questões. E então traçaremos um paralelo para encontrar o diagnóstico desses problemas encontradosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24158/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEstatísticaEnsino médioVariabilidadeEnsino e aprendizagemEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoEstatistica -- Estudo e ensinoStatisticsHigh schoolVariabilityEducation and learningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRicardo Sergio Braga Vasques.pdf.txtRicardo Sergio Braga Vasques.pdf.txtExtracted texttext/plain149063https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/3/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf.txtff0e8359901d1ab83e5c78dbc22e5a94MD53THUMBNAILRicardo Sergio Braga Vasques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3820https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/1/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf.jpga4c7a868cab4af8901b369481ec9d17cMD51ORIGINALRicardo Sergio Braga Vasques.pdfapplication/pdf445681https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/2/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf848a4b3bbd424f5e777f8b8ea64ccb5bMD52handle/114972022-04-28 14:26:55.265oai:repositorio.pucsp.br:handle/11497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
title Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
spellingShingle Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
Vasques, Ricardo Sergio Braga
Estatística
Ensino médio
Variabilidade
Ensino e aprendizagem
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Estatistica -- Estudo e ensino
Statistics
High school
Variability
Education and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
title_full Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
title_fullStr Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
title_sort Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio
author Vasques, Ricardo Sergio Braga
author_facet Vasques, Ricardo Sergio Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Ricardo Sergio Braga
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Ensino médio
Variabilidade
Ensino e aprendizagem
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Estatistica -- Estudo e ensino
topic Estatística
Ensino médio
Variabilidade
Ensino e aprendizagem
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Estatistica -- Estudo e ensino
Statistics
High school
Variability
Education and learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
High school
Variability
Education and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Nowadays it has become habitual to cite Statistics during daily conversations. It´s is possible to perceive how much this sector has gained space and recognition of the people, so, it´s necessary since early to increase the knowledge in this area. It´s very usual professionals of many sectors to come across with statistical problems and can´t solve them, neither because they don´t have the practice, nor because they´ve never seen something about that; it makes us think the problem is behind, in the knowledge acquired at School times. The proposal of this work is analyzing if students of High School of Public Schools are prepared to salve questions with notions of Statistics, as well as the level of knowledge of this students. And it´s exactly what we pretend to verify and to point in this research. The analysis of the questions were made with the software C.H.I.C. (Implicative and Coesitive Hierarchical Classification), that made possible to evidence the Inter-relations found in the answers. We will try to catch the main found difficulties, the imperfections in the learning extracted through the activities proposals as situation-problem, and the capacity of the pupils to decide and to interpret these questions. And then we will trace a parallel to find the diagnosis of these joined problems
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:12:59Z
2016-08-25T17:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vasques, Ricardo Sergio Braga. Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11497
identifier_str_mv Vasques, Ricardo Sergio Braga. Mobilização dos conceitos estatísticos: um estudo diagnóstico desses conceitos, envolvendo variabilidade, com alunos do ensino médio. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/3/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/1/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11497/2/Ricardo%20Sergio%20Braga%20Vasques.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff0e8359901d1ab83e5c78dbc22e5a94
a4c7a868cab4af8901b369481ec9d17c
848a4b3bbd424f5e777f8b8ea64ccb5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278020138041344