Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879 |
Resumo: | There was at the beginning of studies on games and narrative that both could not coexist together, it was thought that the more restricted structure of the narrative compared to the interactivity of the game would interfere with each other. However, nowadays we see that the vast majority of games have stories as elaborated as other more traditional media, and that games have appropriated the language of cinema to convey their narrative. However, despite the success of these games there are problems that occur because of conflicts between what the game's story tells and what the player does, or can do, in a game. Thus, we see that there is another form of narrative, which uses the unique feature of games, interactivity, to create a story in a dynamic and unique way for each player, the emergent narrative. In this research we first define the elements of both games and narratives, how they work together to give the player an enjoyable gaming experience, and how the interaction between game systems creates the emergent narrative. Finally, let's look at two stories taken from the Crusader King 2 Game community, to see how the game community creates its narratives through the events that occur within the game |
id |
PUC_SP-1_fc5e0851a8ced74516d530c485010964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24879 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Alexandre Santaellahttp://lattes.cnpq.br/2620123422980018http://lattes.cnpq.br/2916887444490712Moraes, Marcel Thiago Malheiros2022-02-22T18:13:04Z2022-02-22T18:13:04Z2021-12-14Moraes, Marcel Thiago Malheiros. Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879There was at the beginning of studies on games and narrative that both could not coexist together, it was thought that the more restricted structure of the narrative compared to the interactivity of the game would interfere with each other. However, nowadays we see that the vast majority of games have stories as elaborated as other more traditional media, and that games have appropriated the language of cinema to convey their narrative. However, despite the success of these games there are problems that occur because of conflicts between what the game's story tells and what the player does, or can do, in a game. Thus, we see that there is another form of narrative, which uses the unique feature of games, interactivity, to create a story in a dynamic and unique way for each player, the emergent narrative. In this research we first define the elements of both games and narratives, how they work together to give the player an enjoyable gaming experience, and how the interaction between game systems creates the emergent narrative. Finally, let's look at two stories taken from the Crusader King 2 Game community, to see how the game community creates its narratives through the events that occur within the gameHouve, no começo dos estudos sobre jogos e narrativa, a ideia de que ambos não podiam coexistir juntos. Pensava-se que a estrutura mais restrita da narrativa, em comparação com a interatividade do jogo, causava interferências – uma na outra. Porém, hoje em dia, vemos que a grande maioria dos jogos apresenta histórias tão elaboradas quanto as outras mídias mais tradicionais, e que os games se apropriaram da linguagem do cinema para transmitir a sua narrativa. Entretanto, apesar do sucesso desses jogos, há problemas que ocorrem por causa de conflitos entre o que a história do jogo conta e o que o jogador faz, ou pode fazer, em um jogo. Assim, vemos que há uma outra forma de narrativa, que utiliza-se de uma característica única dos jogos, a interatividade, para criar uma história de forma dinâmica e única para cada jogador, a narrativa emergente. Nesta pesquisa, primeiro definimos os elementos dos jogos e das narrativas, e como eles trabalham juntos para dar ao jogador uma experiência agradável ao jogar, e como a interação entre os sistemas do jogo criam a narrativa emergente. Por fim, vamos analisar duas histórias retiradas da comunidade do Jogo Crusader King II, para vermos como a comunidade do game cria suas narrativas através dos eventos ocorridos dentro do jogoporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos DigitaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASNarrativa emergenteNarrativa nos jogosJogos digitaisEmerging narrativeNarrative in gamesDigital gamesJogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMarcel Thiago Malheiros Moraes.pdfapplication/pdf10579249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/1/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf94683a8d08d8a943e9f7cc44bf272f72MD51TEXTMarcel Thiago Malheiros Moraes.pdf.txtMarcel Thiago Malheiros Moraes.pdf.txtExtracted texttext/plain547355https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/2/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf.txt839621a6ad9afdf7b0942a0df3184407MD52THUMBNAILMarcel Thiago Malheiros Moraes.pdf.jpgMarcel Thiago Malheiros Moraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/3/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf.jpg9482e50960d1094826a021dd1d5c06cbMD53handle/248792022-02-23 10:59:12.013oai:repositorio.pucsp.br:handle/24879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T13:59:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
title |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
spellingShingle |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema Moraes, Marcel Thiago Malheiros CNPQ::ENGENHARIAS Narrativa emergente Narrativa nos jogos Jogos digitais Emerging narrative Narrative in games Digital games |
title_short |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
title_full |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
title_fullStr |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
title_sort |
Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
author |
Moraes, Marcel Thiago Malheiros |
author_facet |
Moraes, Marcel Thiago Malheiros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braga, Alexandre Santaella |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2620123422980018 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2916887444490712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Marcel Thiago Malheiros |
contributor_str_mv |
Braga, Alexandre Santaella |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Narrativa emergente Narrativa nos jogos Jogos digitais Emerging narrative Narrative in games Digital games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa emergente Narrativa nos jogos Jogos digitais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emerging narrative Narrative in games Digital games |
description |
There was at the beginning of studies on games and narrative that both could not coexist together, it was thought that the more restricted structure of the narrative compared to the interactivity of the game would interfere with each other. However, nowadays we see that the vast majority of games have stories as elaborated as other more traditional media, and that games have appropriated the language of cinema to convey their narrative. However, despite the success of these games there are problems that occur because of conflicts between what the game's story tells and what the player does, or can do, in a game. Thus, we see that there is another form of narrative, which uses the unique feature of games, interactivity, to create a story in a dynamic and unique way for each player, the emergent narrative. In this research we first define the elements of both games and narratives, how they work together to give the player an enjoyable gaming experience, and how the interaction between game systems creates the emergent narrative. Finally, let's look at two stories taken from the Crusader King 2 Game community, to see how the game community creates its narratives through the events that occur within the game |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-22T18:13:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-22T18:13:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Moraes, Marcel Thiago Malheiros. Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879 |
identifier_str_mv |
Moraes, Marcel Thiago Malheiros. Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/1/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/2/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24879/3/Marcel%20Thiago%20Malheiros%20Moraes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94683a8d08d8a943e9f7cc44bf272f72 839621a6ad9afdf7b0942a0df3184407 9482e50960d1094826a021dd1d5c06cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277835027677184 |