Crônicas e rimas: jovens cantando a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maíra Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10322
Resumo: Este artigo pretende discorrer sobre as raízes históricas do rap afro-jamaicano americano e, discutir, as possibilidades sociais e subjetivas potencializadas por um rap afro-indígena brasileiro cuja expressão corpórea e cujo canto marcado pela espontaneidade do improviso, apesar de difundidos pela indústria cultural, foi apropriado pelos jovens da (periferia da) cidade e misturado com seus campos culturais de tradição popular e ancestralidade afro-indígena. Apresentaremos exemplos de hibridismos musicais que buscam na retomada da prática de roda, em uma forma de expressão comunitária – nos torneios, batalhas e desafios de dança, rima e grafite –, elaborar uma arte de viver conectada à ancestralidade supracitada e em direção ao enfrentamento do preconceito e da discriminação social.
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