"Afetividade" e inconsciente na didática de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez, Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459
Resumo: Este artigo se preocupa principalmente com o tema da afetividade, conforme discutido atualmente na Linguística Aplicada. Argumenta-se que o próprio fenômeno é sintomático de uma estratégia de exclusão quando se trata de questões teóricas como o sujeito do discurso. No entanto, graças à recente onda de interesse no ensino de idiomas, esse movimento não é mais considerado justificável - já que o próprio processo de aprendizado é o que está centralmente em questão. Ao transformar a arte, os pesquisadores de Linguística Aplicada tendem a favorecer a concepção cognitivista de sujeito que a acompanha. Um estudo de caso no qual é oferecida experiência real em sala de aula com o objetivo de destacar algumas das principais características dessa concepção alternativa.
id PUC_SP-4_02d44300a57b051ced58b5e17e31f3d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45459
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling "Afetividade" e inconsciente na didática de línguasEste artigo se preocupa principalmente com o tema da afetividade, conforme discutido atualmente na Linguística Aplicada. Argumenta-se que o próprio fenômeno é sintomático de uma estratégia de exclusão quando se trata de questões teóricas como o sujeito do discurso. No entanto, graças à recente onda de interesse no ensino de idiomas, esse movimento não é mais considerado justificável - já que o próprio processo de aprendizado é o que está centralmente em questão. Ao transformar a arte, os pesquisadores de Linguística Aplicada tendem a favorecer a concepção cognitivista de sujeito que a acompanha. Um estudo de caso no qual é oferecida experiência real em sala de aula com o objetivo de destacar algumas das principais características dessa concepção alternativa.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 10 n. 1 (1994)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459/30037Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Carolina2019-10-16T12:24:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45459Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-10-16T12:24:22DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
title "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
spellingShingle "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
Rodríguez, Carolina
title_short "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
title_full "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
title_fullStr "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
title_full_unstemmed "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
title_sort "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas
author Rodríguez, Carolina
author_facet Rodríguez, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez, Carolina
description Este artigo se preocupa principalmente com o tema da afetividade, conforme discutido atualmente na Linguística Aplicada. Argumenta-se que o próprio fenômeno é sintomático de uma estratégia de exclusão quando se trata de questões teóricas como o sujeito do discurso. No entanto, graças à recente onda de interesse no ensino de idiomas, esse movimento não é mais considerado justificável - já que o próprio processo de aprendizado é o que está centralmente em questão. Ao transformar a arte, os pesquisadores de Linguística Aplicada tendem a favorecer a concepção cognitivista de sujeito que a acompanha. Um estudo de caso no qual é oferecida experiência real em sala de aula com o objetivo de destacar algumas das principais características dessa concepção alternativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459/30037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 10 n. 1 (1994)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304289771520