A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Renata de Lourdes Costa de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Regina Celi Mendes, Basílio, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126
Resumo: Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por Bronckart (1999, 2006, 2008) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de Popper (2007 [1934]) e Bourdieu (1983, 2002, 2004). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.
id PUC_SP-4_09673167669d9cebc316d6487f9a84f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23126
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVOepistemologia científicaconstruçãoconhecimentoISD.Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por Bronckart (1999, 2006, 2008) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de Popper (2007 [1934]) e Bourdieu (1983, 2002, 2004). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 32 n. 2 (2016)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126/22215Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Renata de Lourdes Costa dePereira, Regina Celi MendesBasílio, Raquel2017-03-15T14:26:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23126Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2017-03-15T14:26:43DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
title A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
spellingShingle A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
Menezes, Renata de Lourdes Costa de
epistemologia científica
construção
conhecimento
ISD.
title_short A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
title_full A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
title_fullStr A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
title_full_unstemmed A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
title_sort A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
author Menezes, Renata de Lourdes Costa de
author_facet Menezes, Renata de Lourdes Costa de
Pereira, Regina Celi Mendes
Basílio, Raquel
author_role author
author2 Pereira, Regina Celi Mendes
Basílio, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Renata de Lourdes Costa de
Pereira, Regina Celi Mendes
Basílio, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia científica
construção
conhecimento
ISD.
topic epistemologia científica
construção
conhecimento
ISD.
description Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por Bronckart (1999, 2006, 2008) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de Popper (2007 [1934]) e Bourdieu (1983, 2002, 2004). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126/22215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. ISSN 1678-460X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 32 n. 2 (2016)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129300799062016