Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Adair Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238
Resumo: Nesta pesquisa, focalizamos a utilização do instrumento sequência didática do gênero discursivo carta de reclamação como objeto unificador para o ensino de língua portuguesa. A partir do gênero da atividade “aula” e do agir docente, compreendido como instrumento mediador da atividade de ensino-aprendizagem, detivemo-nos na análise de um módulo da SD a partir de três pontos de vista: i) o da construção de um esquema de mediação formativa da SD; ii) o das atividades, tarefas e dispositivos didáticos; e, por fim, iii) o ponto de vista da mobilização da memória, regulação e institucionalização.
id PUC_SP-4_0c0992c6e8481237548dbefe0ddc9c75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35238
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensinoGêneros da atividadeGestos didáticosMediações formativasNesta pesquisa, focalizamos a utilização do instrumento sequência didática do gênero discursivo carta de reclamação como objeto unificador para o ensino de língua portuguesa. A partir do gênero da atividade “aula” e do agir docente, compreendido como instrumento mediador da atividade de ensino-aprendizagem, detivemo-nos na análise de um módulo da SD a partir de três pontos de vista: i) o da construção de um esquema de mediação formativa da SD; ii) o das atividades, tarefas e dispositivos didáticos; e, por fim, iii) o ponto de vista da mobilização da memória, regulação e institucionalização.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238/24093Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Eliana Merlin Deganutti deGonçalves, Adair Vieira2018-07-10T17:55:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35238Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-07-10T17:55:04DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
title Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
spellingShingle Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Gêneros da atividade
Gestos didáticos
Mediações formativas
title_short Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
title_full Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
title_fullStr Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
title_full_unstemmed Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
title_sort Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
author Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_facet Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Gonçalves, Adair Vieira
author_role author
author2 Gonçalves, Adair Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Gonçalves, Adair Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros da atividade
Gestos didáticos
Mediações formativas
topic Gêneros da atividade
Gestos didáticos
Mediações formativas
description Nesta pesquisa, focalizamos a utilização do instrumento sequência didática do gênero discursivo carta de reclamação como objeto unificador para o ensino de língua portuguesa. A partir do gênero da atividade “aula” e do agir docente, compreendido como instrumento mediador da atividade de ensino-aprendizagem, detivemo-nos na análise de um módulo da SD a partir de três pontos de vista: i) o da construção de um esquema de mediação formativa da SD; ii) o das atividades, tarefas e dispositivos didáticos; e, por fim, iii) o ponto de vista da mobilização da memória, regulação e institucionalização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238/24093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129302029041664