INTERFERÊNCIA DA LÍNGUA FALADA NA ESCRITA DE CRIANÇAS: PROCESSOS DE APAGAMENTO DA OCLUSIVA DENTAL /D/ E DA VIBRANTE FINAL /R/

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28244
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da língua falada na escrita de crianças em relação aos fenômenos do cancelamento da dental /d/ e da vibrante final /r/. Elaboramos e aplicamos um instrumento de pesquisa em alunos do Ensino Fundamental em escolas de Fortaleza. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos o software SPSS. Os resultados nos revelaram que o sexo masculino e as palavras polissílabas são fatores que influenciam, de forma parcial, a realização da variável dependente /no/ e que os verbos e o nível de escolaridade são elementos condicionadores para o cancelamento da vibrante final /r/.
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