Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35230 |
Resumo: | O tema abordado nesse artigo é a representação do professor produzida pela mídia brasileira e o modo como essa representação, através da recontextualização da docência em diversos gêneros, se sedimenta na sociedade, inclusive na escola e no discurso do próprio professor. Como referencial teórico, adotamos a vertente da Análise Crítica do Gênero proposta em Bonini (2013), que toma por base a perspectiva crítica proposta pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1992, 2003), acrescida de uma teoria de gênero. Nessa linha, discutimos como a prática social da docência (e seu agente principal, o professor) é recontextualizada de forma negativa em gêneros da mídia jornalística (notícia e reportagem) e em gêneros de outras mídias (charge, meme, vídeo, postagem de blog, página do Facebook). |
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Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola públicaDiscurso midiáticoRepresentação do professorRecontextualizaçãoescola.O tema abordado nesse artigo é a representação do professor produzida pela mídia brasileira e o modo como essa representação, através da recontextualização da docência em diversos gêneros, se sedimenta na sociedade, inclusive na escola e no discurso do próprio professor. Como referencial teórico, adotamos a vertente da Análise Crítica do Gênero proposta em Bonini (2013), que toma por base a perspectiva crítica proposta pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1992, 2003), acrescida de uma teoria de gênero. Nessa linha, discutimos como a prática social da docência (e seu agente principal, o professor) é recontextualizada de forma negativa em gêneros da mídia jornalística (notícia e reportagem) e em gêneros de outras mídias (charge, meme, vídeo, postagem de blog, página do Facebook).Pontifícia Universidade Católica de São paulo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35230DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35230/24087Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBonini, Adair2018-07-10T17:55:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35230Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-07-10T17:55:04DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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