Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alex Garcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caixeta, Luís Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/36471
Resumo: Neste estudo de abordagem qualitativa, investigamos como um processo de formação continuada por meio de coaching instrucional (Knight, 2007, 2009; Cunha, 2014) pode desencadear experiências terapêuticas ao professor de língua estrangeira em razão do vínculo humano estabelecido. Experiências terapêuticas foram aqui definidas como vivências em que o sujeito sofre afecção, aprendendo novos modos saudáveis de ser, estar e agir no mundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio durante 15 sessões de coaching instrucional realizadas com uma professora da educação básica pública no ano letivo de 2012. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seus alunos. A análise dos dados mostrou que o processo de coaching instrucional, por meio da interação entre coach e professora, desencadeou efeitos terapêuticos na vida da professora em seu ser e fazer profissionais.
id PUC_SP-4_81d6146164842b11f42f90f36a9a4043
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36471
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticascoachingexperiência terapêuticaprofessorlíngua estrangeiraeducação básicaNeste estudo de abordagem qualitativa, investigamos como um processo de formação continuada por meio de coaching instrucional (Knight, 2007, 2009; Cunha, 2014) pode desencadear experiências terapêuticas ao professor de língua estrangeira em razão do vínculo humano estabelecido. Experiências terapêuticas foram aqui definidas como vivências em que o sujeito sofre afecção, aprendendo novos modos saudáveis de ser, estar e agir no mundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio durante 15 sessões de coaching instrucional realizadas com uma professora da educação básica pública no ano letivo de 2012. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seus alunos. A análise dos dados mostrou que o processo de coaching instrucional, por meio da interação entre coach e professora, desencadeou efeitos terapêuticos na vida da professora em seu ser e fazer profissionais.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/3647110.1590/0102-445056543209244595DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 4 (2017)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/36471/24943Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Alex GarciaCaixeta, Luís Vicente2018-07-13T18:36:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36471Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-07-13T18:36:34DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
title Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
spellingShingle Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
Cunha, Alex Garcia
coaching
experiência terapêutica
professor
língua estrangeira
educação básica
title_short Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
title_full Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
title_fullStr Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
title_full_unstemmed Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
title_sort Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas
author Cunha, Alex Garcia
author_facet Cunha, Alex Garcia
Caixeta, Luís Vicente
author_role author
author2 Caixeta, Luís Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Alex Garcia
Caixeta, Luís Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv coaching
experiência terapêutica
professor
língua estrangeira
educação básica
topic coaching
experiência terapêutica
professor
língua estrangeira
educação básica
description Neste estudo de abordagem qualitativa, investigamos como um processo de formação continuada por meio de coaching instrucional (Knight, 2007, 2009; Cunha, 2014) pode desencadear experiências terapêuticas ao professor de língua estrangeira em razão do vínculo humano estabelecido. Experiências terapêuticas foram aqui definidas como vivências em que o sujeito sofre afecção, aprendendo novos modos saudáveis de ser, estar e agir no mundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio durante 15 sessões de coaching instrucional realizadas com uma professora da educação básica pública no ano letivo de 2012. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seus alunos. A análise dos dados mostrou que o processo de coaching instrucional, por meio da interação entre coach e professora, desencadeou efeitos terapêuticos na vida da professora em seu ser e fazer profissionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/36471
10.1590/0102-445056543209244595
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/36471
identifier_str_mv 10.1590/0102-445056543209244595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/36471/24943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 4 (2017)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129302035333120