Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema  de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. 
id PUC_SP-4_a22b34c67117ac9523640e2c20db5831
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38992
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividadecomentáriosblogssistema de avaliatividadegramática sistêmico-funcional.Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema  de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 1 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992/26452Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira2018-08-30T04:23:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38992Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-08-30T04:23:36DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
spellingShingle Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional.
title_short Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_full Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_fullStr Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_full_unstemmed Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_sort Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
author Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
author_facet Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional.
topic comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema  de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992/26452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 1 (2018)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129302850076672