Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. |
id |
PUC_SP-4_a22b34c67117ac9523640e2c20db5831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38992 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividadecomentáriosblogssistema de avaliatividadegramática sistêmico-funcional.Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 1 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992/26452Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira2018-08-30T04:23:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38992Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-08-30T04:23:36DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
title |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
spellingShingle |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira comentários blogs sistema de avaliatividade gramática sistêmico-funcional. |
title_short |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
title_full |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
title_fullStr |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
title_full_unstemmed |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
title_sort |
Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade |
author |
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira |
author_facet |
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comentários blogs sistema de avaliatividade gramática sistêmico-funcional. |
topic |
comentários blogs sistema de avaliatividade gramática sistêmico-funcional. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992/26452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 1 (2018) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129302850076672 |