MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205 |
Resumo: | Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido. |
id |
PUC_SP-4_aefa0658ce206f3f7c216582b9fd9265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28205 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADAdebate regradoensino-aprendizagem do portuguêsgêneroEste estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 1 (2009)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205/19810Santos, Sandoval Nonato Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-16T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28205Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-08-16T14:37:08DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
title |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
spellingShingle |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA Santos, Sandoval Nonato Gomes debate regrado ensino-aprendizagem do português gênero |
title_short |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
title_full |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
title_fullStr |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
title_full_unstemmed |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
title_sort |
MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA |
author |
Santos, Sandoval Nonato Gomes |
author_facet |
Santos, Sandoval Nonato Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandoval Nonato Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
debate regrado ensino-aprendizagem do português gênero |
topic |
debate regrado ensino-aprendizagem do português gênero |
description |
Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205/19810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 1 (2009) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129301154529280 |