MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandoval Nonato Gomes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205
Resumo: Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.
id PUC_SP-4_aefa0658ce206f3f7c216582b9fd9265
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28205
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADAdebate regradoensino-aprendizagem do portuguêsgêneroEste estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 1 (2009)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205/19810Santos, Sandoval Nonato Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-16T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28205Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-08-16T14:37:08DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
title MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
spellingShingle MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
Santos, Sandoval Nonato Gomes
debate regrado
ensino-aprendizagem do português
gênero
title_short MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
title_full MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
title_fullStr MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
title_full_unstemmed MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
title_sort MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA
author Santos, Sandoval Nonato Gomes
author_facet Santos, Sandoval Nonato Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandoval Nonato Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv debate regrado
ensino-aprendizagem do português
gênero
topic debate regrado
ensino-aprendizagem do português
gênero
description Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205/19810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 1 (2009)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129301154529280