Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato, Sandoval
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553
Resumo: Este texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o . Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística – especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto – e, por outro lado, uma teoria didática – especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.
id PUC_SP-4_fabc653a2a6ecc502498af7953ef73db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52553
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinarInteração. Perspectiva interdisciplinar. Teoria do ensino. Teoria do textoEste texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o . Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística – especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto – e, por outro lado, uma teoria didática – especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553/34555Copyright (c) 2021 Sandoval Nonatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNonato, Sandoval2021-02-08T23:11:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52553Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2021-02-08T23:11:03DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
title Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
spellingShingle Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
Nonato, Sandoval
Interação. Perspectiva interdisciplinar. Teoria do ensino. Teoria do texto
title_short Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
title_full Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
title_fullStr Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
title_full_unstemmed Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
title_sort Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar
author Nonato, Sandoval
author_facet Nonato, Sandoval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato, Sandoval
dc.subject.por.fl_str_mv Interação. Perspectiva interdisciplinar. Teoria do ensino. Teoria do texto
topic Interação. Perspectiva interdisciplinar. Teoria do ensino. Teoria do texto
description Este texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o . Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística – especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto – e, por outro lado, uma teoria didática – especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553/34555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 36 n. 2 (2020)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304632655872