A questão fiscal municipal na Constituição de 88

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luis Gustavo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Metrópole (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327
Resumo: O objetivo central deste artigo é, justamente, avaliar os impactos dessas mudanças constitucionais na vida dos municípios brasileiros, sob o ponto de vista fiscal. Entretanto, estéril seria uma análise que desse conta somente de um dos aspectos da questão fiscal, o campo das receitas, negligenciando a esfera dos dispêndios. Segundo nossa visão, é possível que, olhadas em seu conjunto, as reformas descentralizadoras possam encobrir um processo de descentralização perverso, marcado pelo recuo das políticas sociais nas esferas estadual e federal. Mais que isto, existe a possibilidade de que tais reformas não tenham sido capazes de enfrentar as disparidades no acesso aos recursos públicos e, até mesmo, tenham contribuído para a reprodução ou ampliação do quadro de desigualdades intra-urbanas pré-existentes, beneficiando os municípios mais ricos. Desta forma, além de evidenciarmos as mudanças ocorridas em termos da competência tributária e do sistema de transferências, trataremos ainda da questão da autonomia local na gestão dos recursos e da redistribuição de encargos entre os entes federados.
id PUC_SP-5_d8edfa33875e6d04e19fd3aee11e5567
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9327
network_acronym_str PUC_SP-5
network_name_str Cadernos Metrópole (Online)
repository_id_str
spelling A questão fiscal municipal na Constituição de 88O objetivo central deste artigo é, justamente, avaliar os impactos dessas mudanças constitucionais na vida dos municípios brasileiros, sob o ponto de vista fiscal. Entretanto, estéril seria uma análise que desse conta somente de um dos aspectos da questão fiscal, o campo das receitas, negligenciando a esfera dos dispêndios. Segundo nossa visão, é possível que, olhadas em seu conjunto, as reformas descentralizadoras possam encobrir um processo de descentralização perverso, marcado pelo recuo das políticas sociais nas esferas estadual e federal. Mais que isto, existe a possibilidade de que tais reformas não tenham sido capazes de enfrentar as disparidades no acesso aos recursos públicos e, até mesmo, tenham contribuído para a reprodução ou ampliação do quadro de desigualdades intra-urbanas pré-existentes, beneficiando os municípios mais ricos. Desta forma, além de evidenciarmos as mudanças ocorridas em termos da competência tributária e do sistema de transferências, trataremos ainda da questão da autonomia local na gestão dos recursos e da redistribuição de encargos entre os entes federados.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327Cadernos Metrópole; No. 03 (2000); 33-64Cadernos Metrópole; Núm. 03 (2000); 33-64Cadernos Metrópole; No. 03 (2000); 33-64Cadernos Metrópole; n. 03 (2000); 33-642236-99961517-2422reponame:Cadernos Metrópole (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327/6922Martins, Luis Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T13:58:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9327Revistahttps://revistas.pucsp.br/metropolePRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com2236-99961517-2422opendoar:2024-05-15T13:58:45Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão fiscal municipal na Constituição de 88
title A questão fiscal municipal na Constituição de 88
spellingShingle A questão fiscal municipal na Constituição de 88
Martins, Luis Gustavo
title_short A questão fiscal municipal na Constituição de 88
title_full A questão fiscal municipal na Constituição de 88
title_fullStr A questão fiscal municipal na Constituição de 88
title_full_unstemmed A questão fiscal municipal na Constituição de 88
title_sort A questão fiscal municipal na Constituição de 88
author Martins, Luis Gustavo
author_facet Martins, Luis Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luis Gustavo
description O objetivo central deste artigo é, justamente, avaliar os impactos dessas mudanças constitucionais na vida dos municípios brasileiros, sob o ponto de vista fiscal. Entretanto, estéril seria uma análise que desse conta somente de um dos aspectos da questão fiscal, o campo das receitas, negligenciando a esfera dos dispêndios. Segundo nossa visão, é possível que, olhadas em seu conjunto, as reformas descentralizadoras possam encobrir um processo de descentralização perverso, marcado pelo recuo das políticas sociais nas esferas estadual e federal. Mais que isto, existe a possibilidade de que tais reformas não tenham sido capazes de enfrentar as disparidades no acesso aos recursos públicos e, até mesmo, tenham contribuído para a reprodução ou ampliação do quadro de desigualdades intra-urbanas pré-existentes, beneficiando os municípios mais ricos. Desta forma, além de evidenciarmos as mudanças ocorridas em termos da competência tributária e do sistema de transferências, trataremos ainda da questão da autonomia local na gestão dos recursos e da redistribuição de encargos entre os entes federados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327
url https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9327/6922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Metrópole; No. 03 (2000); 33-64
Cadernos Metrópole; Núm. 03 (2000); 33-64
Cadernos Metrópole; No. 03 (2000); 33-64
Cadernos Metrópole; n. 03 (2000); 33-64
2236-9996
1517-2422
reponame:Cadernos Metrópole (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cadernos Metrópole (Online)
collection Cadernos Metrópole (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com
_version_ 1799138661339496448